
Porque aumenta a produção de pigmentos na raiz. A cor dos cabelos depende principalmente da melanina produzida por células que estão junto à raiz do cabelo, chamadas melanócitos. Existem dois tipos de melanina. A Eumelanina (responsável pelos cabelos escuros: castanhos, pretos...), que é negra, e a Feomelanina (responsável pelos cabelos claros: ruivos ou loiros), que é amarela. As diferentes tonalidades de cabelo são resultado da combinação desses dois pigmentos, por exemplo, quanto maior a presença de Eumelanina e menor a intensidade de Feomelanina, mais escuros serão os fios e assim vice-e-versa. Algumas crianças têm a cor dos cabelos bem definida desde pequenas. Já outras nascem com poucos melanócitos junto à raiz, e o resultado são cabelos claros, diz o dermatologista José Marcos Pereira, da Santa Casa de São Paulo.

Um estudo de 1975, de autoria de Matheny & Dolan, sugeriu que a data em que o cabelo começa a escurecer pode variar entre as pessoas, dependendo de sua genética.
Ainda, o início do escurecimento dos cabelos pode estar diretamente ligado ao aumento da produção de hormônios durante a puberdade. Entretanto, embora a hipótese de que existe uma forte ligação entre o escurecimento da cor do cabelo e os níveis hormonais exista, ainda não fora encontrada uma resposta explicando exatamente como isso funciona.