sábado, 21 de agosto de 2010

uma pequena declaração ;)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cabelos ruivos estão associados a mau tempo


Recente pesquisa de uma estudante da Universidade de Edinburgh, na Escócia, apontou que o tempo ruim do país pode ser o motivo para que mais da metade da população escocesa tenha o cabelo ruivo. O estudo descobriu que em áreas onde as temperaturas no verão são mais frias e as noites de inverno são longas – como na nação do Reino Unido – as pessoas com cabelos ruivos eram mais prováveis de sobreviver e evoluir.


O estudo considera que, assim como os seres humanos com pele clara que evoluíram na África eram mais propensos a desenvolver câncer de pele por causa do pouco pigmento, as pessoas com cabelo ruivo (também geneticamente menos vantajosas) conseguiram se adaptar melhor ao clima do norte da Europa. Essa seria a razão para que cerca de 80% dos escoceses e irlandeses tenham o cabelo ruivo, enquanto no restante da Europa os ruivos representam apenas 1 ou 2%.
Entretanto, mesmo quando as condições são favoráveis, a probabilidade de um bebê nascer com o cabelo vermelho é baixa. Um dos principais genes para a cor do cabelo tem 40 variantes, mas apenas seis são causa do cabelo vermelho. Para a cor do cabelo ser ruiva, a pessoa precisa receber um desses genes de cada pai.
A responsável pela pesquisa, Emily Pritchard, estudante de engenharia genética da Universidade de Edinburgh, explica que extrapolou alguns estudos sobre o assunto e que seu estudo não se trata de uma pesquisa cientifica, mas de uma especulação plausível sobre o tema.