sábado, 22 de setembro de 2012

Por que os ruivos ainda não estão extintos?



Comparável à incerteza da origem de ruivos é o enigma da continuação do gene recessivo (gene ruivo). O cabelo ruivo e pele pálida parecem ser desvantajosos para a sobrevivência de uma espécie (cabelo vermelho faz com que o indivíduo seja de fácil localização por predadores e a vulnerabilidade de suas peles pálidas diante do sol). Contudo, os ruivos ainda estão aí, vivendo entre nós, lutando contra a extinção.
De acordo com Cort Cass, em seu livro “The Redhead Handbook”, a contínua existência dos ruivos foi uma das questões que "assombraram” Charles Darwin, pois ele não conseguiu enquadrar os ruivos em sua teoria da sobrevivência do mais apto. Sr. Cass propõe uma "Teoria de Seleção Sexual", que, em compensação a uma desvantagem de sobrevivência, possuem os ruivos uma vantagem na procriação. Ele compara os ruivos a pavões, cujas impraticáveis e chamarizes de predadores caudas pesadas parecem lhes fazer um alvo lógico para a extinção. No entanto, é o pavão com a maior, a mais pesada, a mais brilhante cauda que atrai mais as fêmeas e, portanto, tem uma procriação mais bem sucedida.
Susanna Duffy, editora de BellaOnline.com, acrescenta às explicações possíveis de sobrevivência dos ruivos, ponderando que: "Deve ter havido alguma vantagem em ter o cabelo vermelho e pele pálida. Uma razão para isso é que quanto mais clara é a pele, mais facilmente ela pode produzir a vitamina D, representando um bônus em áreas com pouco sol. Ou o gene responsável por esta característica, o receptor melanocortina-1 (MC1R), é devido apenas ao acaso? A natureza seria indiferente a cor do cabelo em lugares de pouco sol?". A suposição da Sra. Duffy pode ser chamada de "Teoria da Diversidade seletiva"
Outro aspecto da possível sobrevivência dos ruivos é proposto por Betty Sue Flowers, uma estudiosa da Universidade do Texas. Ela pondera que, uma pessoa que nunca tinha visto um ruivo e encontrou subitamente com um, provavelmente teria se encantado e incutido as características ruivas, como as de um deus ou uma deusa. Uma evidente vantagem evolutiva de ser percebida pelos potenciais parceiros, proporcionando às ruivas a oportunidade de "manter relações sexuais com centenas de parceiros". Também é possível que essa percepção de acasalamento esteja ligada à sensualidade/promiscuidade, estereótipo muitas vezes aplicado às mulheres ruivas.

domingo, 16 de setembro de 2012

I Encontro Nacional de Ruivos

Matéria sobre o I Encontro Nacional de Ruivos, na Tv Folha. O encontro nesta primeira edição conseguiu reunir 60 ruivos na cidade de São Paulo. 
Vamos ver quantos conseguimos juntar no ano que vem. ;)
Nosso objetivo é ter no Brasil um encontro parecido com o que acontece em Breda, na Holanda, todos os anos, e que reuniu mais de 1.400 ruivos nesta última edição.