terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"I collect gingers" - Eu coleciono ruivos


Anthea Pokroy é uma artista de cabelos de fogo, residente em Joanesburgo, África do Sul, que teve uma ideia bem legal: ela coleciona ruivos. 
O Projeto da Anthea, “Eu coleciono ruivos” (I collect gingers) começou em 2010, quando ela decidiu reunir em uma verdadeira coleção mais de 500 ruivos, com belezas de todo o mundo, e imortalizá-los através da arte da fotografia. 
A partir daí, o seu objetivo era o de explorar o "outro lado" da ruivisse e celebrar a sua beleza, a experiência dividida entre ruivos quando se encontram, incluindo a sua capacidade de falar por horas a fio sobre como é a vida de um ruivo. 
Em um contexto histórico de opressão e discriminação, “Eu coleciono ruivos” olha os ruivos como uma auto-identificada "raça", e explora a história por trás da discriminação contra aqueles que têm o cabelo naturalmente vermelho. 
Anthea fotografou parte de sua "coleção" em toda a África do Sul, mas também fotografou na Holanda durante o Redheadday 2012, onde Anthea hospedou-se numa tenda de fotografia para tirar fotografias de ruivos em grande quantidade para adicioná-los à sua coleção. 
E, dois anos e meio mais tarde do início de tudo, o trabalho de Anthea será apresentado em sua exposição de estréia solo, no Circa Gallery, em Joanesburgo, de 17 de janeiro até 2 de março de 2013. 

Todas as fotos podem ser vistas no site: www.icollectgingers.com.

Abaixo um vídeo da artista explicando o porquê coleciona ruivos. (áudio em inglês)