sábado, 23 de outubro de 2010

Por que cabelos ruivos e olhos castanhos são tão incomuns?

A resposta à essa pergunta é a "ligação genética”. Tentando explicar: as características genéticas surgem quando dois marcadores genéticos são transmitidos dos pais (um de cada) para a criança. As regras da genética sugerem que as duas ‘marcas’ serão distribuídas independentemente uma da outra, de modo que cada uma tem 50% de chance de ser transmitida à geração seguinte. Assim, quando os genes são transmitidos juntos (mais de 50% - determina a característica do bebê) normalmente significa que eles estão no mesmo cromossomo e, quando eles são transmitidos em conjunto, normalmente significa que eles estão muito próximos uns dos outros no cromossomo. Essa proximidade de loci (local onde está localizado determinado gene) genéticos ligados significa que a recombinação (a criação de novas combinações de alelos em um cromossomo) entre esses dois loci serão raros. Quanto mais próximo um par de loci genéticos menor a chance de recombinação.
A cor dos cabelos e a cor dos olhos são características que dependem da presença ou ausência de genes que produzem os pigmentos de cor. Há diferentes genes responsáveis pela cor dos olhos e cabelo, mas estes são frequentemente encontrados nos cromossomos 15 e 19.
A maioria dos membros de nossa espécie tem cabelos e olhos castanhos, porque a maioria das pessoas tem genes que produzem o pigmento marrom (eumelanina). No entanto, algumas populações humanas (principalmente as populações européias) possuem alto índice de olhos azuis ou verdes, ou cabelos loiros ou ruivos. Essas cores são produzidas por genes produtoras de pigmento amarelo/vermelho (feomelanina).
Ainda, parece provável que traços como cabelos e olhos claros surgiram de forma independente em populações isoladas e, uma vez que os genes para a cor dos olhos e a cor do cabelo tendem a estar ligados, os traços que surgiram nestas populações pequenas tendem a ser transmitidos juntos. Os genes para cabelos ruivos e olhos verdes parecem ter surgido nas populações celtas das Ilhas Britânicas, e a característica dos cabelos loiros e olhos azuis provavelmente surgiu no norte da Europa. Estes traços são transmitidos juntos porque eles estão intimamente ligados em seus respectivos cromossomos. Assim, se o cromossomo 15 possui um gene para cabelos castanhos é mais provável que o gene para a cor dos olhos no mesmo cromossomo produza pigmento marrom, bem como, se outro cromossomo 15 possui um gene para a cor dos olhos verdes é provável que vá produzir também pigmento do cabelo ruivo.
Resumindo, os genes que determinam a cor dos cabelos e cor dos olhos são encontrados em diversos cromossomos, porém eles tendem a estar muito próximos uns dos outros em seus respectivos cromossomos, ou mesmo juntos no mesmo cromossomo. Características como o cabelo vermelho e olhos verdes surgiram em determinada população isolada, assim eles tendem a ser encontrados no mesmo cromossomo. Além disso, características como cabelos e olhos castanhos são dominantes, enquanto que traços como cabelo vermelho e olhos verdes são recessivos. Por este motivo, cabelos vermelhos e olhos castanhos são incomuns, porque há uma pequena chance de que o gene para olhos castanhos se recombine em um cromossomo que possua o gene para o cabelo vermelho.

Nota: Engraçado é que muitos ruivos brasileiros possuem olhos castanhos, mas achei interessante porque é realmente muito difícil de encontrar um ruivo de olhos azuis. ;)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Música - Redhead song

Procurei a letra, mas não achei. Acho que ela fez a musiquinha de improviso mesmo apenas para homenagear os seus amigos ruivos.
Gostei da música :)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Frases sobre ruivos ;)

"Em toda a história, ruivos têm sido reconhecidos como uma raça rara. Loiras podem ter mais diversão, morenas podem ser mais inteligentes, mas quando se trata de matérias-primas energéticas, criatividade e personalidade ... você simplesmente não pode vencer uma ruiva. Bem, você até pode, mas cuidado ... ela provavelmente vai bater em você! " (Redheads Unlimited)

"Pelo menos uma vez na vida todo homem tem o direito de estar loucamente apaixonado por uma linda ruiva" (Lucille Ball)

"Quando eu era criança, meu sonho era ser agricultora e me se casar com o Charlie Brown. Eu queria salvá-lo e torná-lo feliz. Afinal, ele estava sempre cobiçando a garotinha ruiva" (Alicia Witt)

"Você pode dormir com uma loira, você pode dormir com uma morena, mas você nunca conseguirá dormir com uma ruiva!" (Jamie Luner)

"Enquanto o resto das espécies é descendente de macacos, os ruivos são descendentes dos gatos". (Mark Twain)

terça-feira, 19 de outubro de 2010