sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A garotinha ruiva do Charlie Brown *_*

A garotinha ruiva é o amor de Charlie Brown e uma das personagens mais marcantes de toda a série Peanuts. Apesar disso, teve uma única aparição, no especial de TV "It's Your First Kiss, Charlie Brown", de 1977 - ainda por cima, contra a vontade de Schulz. Nesse especial, ela ganha um nome – Heather - e uma personificação. Contudo, na tira de jornal, a garotinha ruiva nunca apareceu. É apenas mencionada, vista e admirada de longe por Charlie Brown, que fica atrás de uma mureta e comenta com Linus: “Não tem nome: é a garotinha ruiva”.

As conseqüências de um amor distante, idílico e enigmático podem ser decifradas pelo leitor sem esforço. É o medo de "chegar", mais uma frustração da vasta coleção que Charlie Brown montou a partir de sentimentos ocidentais. Os sofrimentos do jovem Charlie são muito próximos dos de um certo Werther.

Para os puristas, essa aparição é apócrifa e completamente oposta ao espírito original da personagem. Afinal de contas, como nomear ou dar face ao Mistério? Porque a garotinha ruiva nada mais é do que a metáfora daquele amor idílico que perseguimos na juventude: aquele amor que jamais terá rugas ou saldo negativo no banco, que nunca pendurará calcinhas no chuveiro ou esquecerá de levantar a tampa do vaso sanitário, e que permanecerá para sempre imaculado e perfeito em nossos sonhos platônicos.




Cabelos Vermelhos de origem patológica

Na maioria dos casos os cabelos vermelhos são provocados pelo gene MC1R, o que não é considerado patológia. No entanto, em casos raros, o cabelo vermelho pode ser associado com doenças ou distúrbio genético, como:

1] Em casos de grave desnutrição, normalmente os cabelo escuros podem tornar-se vermelhos ou loiros. Esta condição parte de uma síndrome conhecida como kwashiorkor, sendo um sinal de fome crítica causada principalmente por deficiência de proteína, e é comum durante os períodos de fome.


2] Uma variedade de albinismo (OCA3), algumas vezes pode ser vista em africanos, em habitantes da Nova Guiné, ou em outras regiões, resultando em cabelos ruivos e pele avermelhada.


3] Os cabelos vermelhos são encontrados em pessoas sem proopiomelanocortina.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Superstições sobre ruivos :O

Existem diversas superstições envolvendo os ruivos, a maioria dela pejorativas, mas muitas positivas. A conclusão que cheguei mesclando as duas: os ruivos dão um azar do caramba, mas você ganhará na loteria e ficará muito rico estando ao lado de um deles. \o/


- NEGATIVAS:
· Não se deve cumprimentar nenhum ruivo a menos de 10m de distancia, ainda sim, sem estar carregando 3 pedras na mão, caso precise se defender.
· Um cabelo vermelho quase sempre demonstra desonestidade.
· Nunca se aloje na casa de pessoas ruivas, porque estas pessoas são temidas.
· Durante a idade média acreditavam que mulheres ruivas eram bruxas e estas eram queimadas.
· O cabelo vermelho é sinal de que a mulher é uma megera.
· Mulheres ruivas são violentas ou falsas, e, geralmente, as duas coisas.
· Uma senhora com longos cabelos ruivos costuma ter lábia, ser faladora e fútil.
· Cabelos vermelhos significam que a pessoa é apaixonada e impetuosa, muito desconfiada e extremamente ciumenta. Assim, muita mágoa arrebatará essa pessoa e quem a acompanha.
· Há rumores de que os ruivos se transformam em vampiros depois que morrem.
· Não permita que o olhar de um ruivo alcance você, isso lhe trará azar.
· Não deixa que a sombra de um ruivo alcance você. Isso lhe trará má sorte.
· Na Espanha existe um grande preconceito contra os ruivos, originado da crença de que o cabelo do traidor Judas Iscariotes ser vermelho. Também acredita-se que Caim era ruivo.
· Senhoras de cabelos vermelho geralmente são grande faladoras.
· No antigo Egito, acreditava-se que os ruivos traziam má sorte e, anualmente, realizavam cerimônias, onde queimavam viva um ruiva, buscando assim extinguir os ruivos do Egito.
· Em Donegal (Pensilvânia), se uma menina nasce com cabelos vermelhos é sinal de que tinha um porco debaixo da cama.
· Os cabelos vermelhos eram um sinal de sexo impuro (durante a mestruação) e provavelmente, a prole nasceria degenerada.
· Um homem com longos cabelos vermelhos é astuto e enganador.
· Se você cruzar com um ruivo na rua, você deve cuspir e virar a cara.

- POSITIVAS:
· Se você cruzar com três ruivos na rua, você ganhará na loterial estatual.
· Dá sorte ver um ruivo negro.
· Dá muita sorte passar a mão nos cabelos de um ruivo.
· Se você caminhar entre 2 ruivas, em breve você será muito rico.
· Na Dinamarca é uma honra ter um filho ruivo.
· Cabelos vermelhos indicam uma pessoa de inteligência afiada, facilmente agitado e implacável, mas, uma vez amigo, mostra-se um verdadeiro amigo.
· Na Irlanda acredita-se que os cabelos vermelhos trazem boa sorte.
· Na Nova Zelândia os cabelos vermelhos são considerados sagrados, acreditando que quem os possua terão um caminho limpo e claro para o céu.
· Acreditava-se que os cabelos vermelhos dos ruivos eram “a marca de Gilgamesh” (rei sumério que governou após o dilúvio, possuindo uma história similar a do Hércules, sendo extremamente forte, o mais poderoso da terra, lutando durante toda a sua vida pela imortalidade que lhe foi negada ao nascer).
· Se uma pessoa tem cabelos vermelhos na parte de cima da cabeça ou na parte de trás do pescoço, ela será muito rica.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Prova de fogo ;P

Visando testar o seu nível de preconceito (idiotice) elaborei esse teste rápido com a ajudinha dessa ruivinha aí do lado. Bem, vamos lá, a pergunta é bem simples: Caso você cruzasse na rua com essa ruiva maravilhosa o que você faria?

a) Nem notaria;


b) Chamaria ela de cabelo de fogo e ficaria rindo sozinho;


c) Cuspiria no chão e viraria a cara


d) Pediria o telefone dos cachorrinhos :P rsrs

Como eu falo "ruivo" em...?

Bom, tentei traduzir com a máxima fidelidade o termo "ruivo" em diversas línguas, porém eu não sou linguista. Logo, algumas das traduções abaixo podem estar equivocadas. No mais, aproveitem! e se quiserem sugerir algum outro idioma, será bem-vindo :D
- Árabe: ذو شعر أحمر
- Chinês: 红发人ou红发人
- Tcheco: zrzek
- Dinamarquês (Dansk): rødhåret person
- Holandês (Nederlands): Roodharigen, haar rood
- Estônia: Punapea
- Finlandês: punapää
- Francês: roux (rousse); rouquin;
- Alemão (Deutsch): Rothaariger, der Rotschopf, Rotkopf
- Grego: Ελληνική κοκκινομάλλα / ης; κοκκινομάλλης
- Hebraico: עברית אדום - שיער, י ג 'ינג'
- Húngaro: vörös (hajú)
- Islandês: maður rauðhærður
- Indonésio: berambut merah
- Irlandês Gaélico: 'Rua gruaig' significa apenas cabelo vermelho, um menino de cabelos vermelhos é "Rua buachail '; uma mulher de cabelos vermelhos é' beanrua ', muitas vezes 'rua' é adicionado para o homem, mulher ou o nome da pessoa como "Maire Rua".
- Italiano: rossa, donna dai capelli rossi, dai persona CA; elli Rossi ruiva (ruivo); Dalla Testa Rossa (ruivo); Testa Rossa.
- Japonês:赤毛の人
- Coreano: 빨강 머리 의 사람
- Latim: (para Auburn) rutilus
- Letão: sarkanmatis
- Lituano: rusvaplaukis, rudis
- Norueguês: rødhåret person
- Polonês: Rudy mezczyzna
- Português: ruivo (-a)
- Romeno: roşcovan
- Russo: Русский рыжий; рыжеволосый человек
- Eslovaco: ryšavec,-ka
- Esloveno: rdečelasec
- Espanhol: pelirrojo
- Sueco (Svenska): rödhårig, rödtopp
- Turco: kızıl saçlı
- Inglês: 'redhead' 'red head' (usado nos E.U.A. e outros locais); 'ginger' (usado principalmente na Irlanda, Reino Unido / Europa).

Ruivos no esporte

Este time de basquete trazia como estrelas atletas ruivas e jogaram entre 1936 e 1986, competindo contra times masculinos e seguindo as regras do basquetebol masculino (aparentemente chegando a ganhar alguns jogos). Elas entretiam o público com arremessos fantásticos e malabarismo com a bola, lembrando os Harlem Globetrotters (estrelas do "basquete espetáculo"). Em 1948 existiam 2 times: o "The Famous Red Heads" e o "All-american redheads". As integrantes dos times não eram ruivas naturais, tingindo o seus cabelos com henna. Elas formaram um dos primeiros times de basquetebol feminino da história. Confira no vídeo abaixo o talento e habilidade destas "ruivinhas" ;)

Um carro ruivo :)

Um carro azul abarrotado de cartoons sobre os "cabeças vermelhas" pode ser visto rodando pela cidade de New Orleans, Estados Unidos, com dizeres como os estampados no capô: "Permita-me ser seu guia através das páginas da história dos ruivos. Nós somos um povo incontável e mal interpretado, mergulhados em tradição, misteriosamente notados", ou como os dizeres do para-choque: "...O ruivos (nome do carro) foi criado para fazer deste mundo ligeiramente estranho, um lugar mais interessante".
Ainda, na lateral do carro podemos conhecer algumas curiosidades sobre os ruivos como: "Foi um ruivo o primeiro a inventar os cadarços de sapato...pense sobre isso da próxima vez que fo calçar o seu 'pisante'" ou "o picolé de banana foi uma invenção ruiva" ou mesmo "e foi um sábio ancião ruivo quem primeiro ensinou um papagaio a falar" e "foi uma ruiva fashion quem inventou as meias listradas", entre outras curiosidades divertidas e esclarecedoras rsrs \o/ Very Nice o carrinho

Mais sobre o DIA DOS RUIVOS :D

"Redheadday" (dia dos ruivos) é o nome de um festival de verão holandês que ocorre a cada primeiro fim de semana de setembro, na cidade de Breda, na Holanda. Os dois dias de festival é um encontro de pessoas com cabelo vermelho natural, mas também está focada na arte relacionada com a cor vermelha. Atividades durante o festival são palestras, workshops e demonstrações que são destinadas especificamente às pessoas ruivas. O festival atrai a participação de 20 países e é livre, devido ao patrocínio do governo local.
FESTIVAL 2005 - O festival começou em 2005 como uma idéia do pintor holandês Bart Rouwenhorst na pequena cidade holandesa Asten. Neste primeiro ano, o foco foi sobre as mulheres de cabelos vermelhos, onde todos se ofereceram para posar para pinturas. Nos eventos em anos posteriores, o objetivo para os participantes foi ampliado para uma audiência geral de pessoas com cabelos vermelhos. A primeira reunião atraiu 150 ruivas naturais. A maioria das pessoas usavam roupas verdes à pedido. Ao mesmo tempo, o evento completo foi publicado nos jornais locais de Asten como um concurso local de abóboras. No entanto, a imprensa nacional holandesa fez a manchete do evento. O prefeito de Asten comentou mais tarde que o evento levou à primeira-página a cidade de Asten na imprensa nacional.
FESTIVAL 2007 - O segundo evento foi organizado em 2007, em Breda, Holanda, em torno da igreja matriz de Breda. Em 2 de setembro de 2007, 800 ruivos foiram para a cidade. O código do vestido era BRANCO. O festival foi aberto pelo prefeito de Breda, revelando um quadro de 50 ruivos. O cartaz do festival continha uma foto de uma modelo ruiva (Milanne) em um vestido de noiva.
FESTIVAL 2008 - Em 7 de Setembro de 2008, cerca de 1.500 a 2.000 ruivas de 15 países foram a Breda para comemorar o terceiro "redheadday". A programação consistiu em 42 atividades, incluindo exposições de 40 artistas. O código do vestido era PRETO. Pela primeira vez a programação foi multi-lingual e contou com a cobertura da imprensa mundial. Artigos foram publicados em jornais da Noruega à Hong Kong e Chile. Em 2008, alguns calendários holandeses começaram a observar o primeiro domingo de setembro como o "redheadday" oficial, um dia em homenagem ruivos. É um complemento do Dia das Mães e Dia dos Pais, as celebrações homenageando os pais.
FESTIVAL 2009 - o evento de 2009 acoonteceu no dia 5, sábado, e domingo, 6 de setembro. O local foi novamente a cidade de Breda. No sábado, o foco era sobre os visitantes do exterior. No domingo, aconteceu o evento principal, com a tradicional foto do grupo no principal parque da cidade de Breda. Haviam cerca de 100 atividades, que vão desde grandes sessões de fotos artísticas de artistas à realização de workshops com crianças, e palestras sobre os diferentes aspectos do cabelo vermelho.
FESTIVAL 2010 E SEGUINTES - Próximos eventos estão previstos para ocorrer em Breda, sempre no primeiro final de semana de setembro. As datas são: 4 e 5 de Setembro de 2010, 3 e 4 de Setembro de 2011, 1 e 2 de Setembro de 2012. O número esperado de visitantes, não foram definidos pela organização. Contudo, até agora, o número de visitantes aumenta mais que o dobro a cada evento, mesmo durante a edição 2008, quando ocorria o período das chuvas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

OS RUIVOS

Conheça o grupo teatral que apresenta a peça OS RUIVOS, onde abordam de forma engraçada e esclarecedora a vida dos ruivinhos, retratando as suas particularidades e a exclusão sofrida pelos cabeças vermelhas. Eles estão organizando um Movimento Vermelho, onde pretendem contar com a participação do maior número de ruivos possível para, talvez, dominar o mundo rsrs. brincadeira :P
Esses caras são feras! Confiram

Eles são sóis! (por Filipe Paiva)

Os ruivos são como sóis, iluminando a cada lugar que passam com seu gênio forte e alegria. Eles sabem viver! Eles são quentes! Tem a alma forte e pura, capaz de lutar contra qualquer adversidade que se apresente em seus caminhos. São pessoas belas e diferentes, capazes de passar calor e verdade a qualquer hora do seu dia. Tudo o que é bom é raro, e assim são os ruivos, pessoas muito raras em todos os sentidos. Você nem se surpreende ao cruzar com um moreno, negro ou loiro na rua, mas passando por um ruivo não tem como não notar as belas e chamativas cores de seus cabelos vermelhos, que nos hipnotizam e nos chamam a atenção. Eles são sóis! Por isso é tão difícil achar mais de um a cada lugar que você vá. A sua tez branquinha como o leite, os diferencia dos demais, enquanto as mulheres com seus belos cabelos vermelhos passam um ar de sensualidade e provocação, ao mesmo tempo que traduzem um ar de pureza e castidade. Eles são como sóis, extremamente lindos e necessários aos nossos dias. :D

4° Dia dos Ruivos

Este vídeo foi feito em 2009, durante o quarto ano de comemoração do DIA DOS RUIVOS na cidade de Breda, Holanda. Vocês provavelmente nunca pensaram em ver tanto ruivinho reunido, não é? \o/


Casal de ruivos

Ninguém fica tão eufórico quanto ao ver um casal de ruivos. Um casal de morenos caminhando pelas ruas de mãos dadas não é tão excitante. Para um casal de ruivos, coisas boas vem quando estão em par. Ruivos combinam por muitas razões. Eles dividem experiências de vida comuns e dividem até o final os mesmos interesses (como o seu interesse pela luz solar rs). A melhor coisa em namorar outro ruivo? A garantia de manter a tradição e seus filhos continuarem sendo ruivos. A pior coisa de namorar outro ruivo? Todo mundo vai confundir os dois pensando ser irmão e irmã.:)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desabafo de um ruivo

Dizem que somos uma mutação genética surgida na África há 50 mil anos atrás e, que migramos (imediatamente?) para o norte da Europa (como vim parar aqui?). No século XVI acreditava-se que a gordura de um dos nossos era essencial para a elaboração de poções. A Igreja Católica ou os artistas contratados por ela (o que importa?), representava a igualitária Eva e o criminoso Caim, como um de nós. A cultura germânica nos considera bruxos, e os egípcios achavam que dávamos azar e queimavam as mulheres do nosso grupo. Abelhas preferem nos ferroar do que picar as outras pessoas. Na Córsega, cospe-se no chão e vira-se para o outro lado ao passar por uma mulher do nosso grupo. Já na mitologia grega, nós nos transformamos em vampiros depois de mortos.
Aqui no Brasil, chamam de rutilismo este fenômeno que nos cobre (literal e integralmente). Somos menos de 4% em todo o mundo. A maioria está na Escócia (13%), mas na Irlanda somos 10%. E no Brasil? Talvez menos de 1% e, acredite, sofremos muito com isso. Se você ainda não percebeu, estou falando dos ruivos. Mas há pontos de vista contrários a esse turbilhão preconceituoso. Alguns de vocês, morenas e morenos, são atraídos para a cor vermelha, como um touro espanhol é atraído fixa e implacavelmente.
A atriz Lucille Ball profetizou (ou praguejou?): “Uma vez em sua vida, cada homem tem direito a ficar loucamente apaixonado por uma ruiva linda.” É claro que as mulheres em geral também têm esse direito com ruivos. Foi comprovado cientificamente que a cor vermelha melhora o metabolismo e aumenta a freqüência cardíaca e respiratória de quem a olha. Paralelo à ciência, fala-se que estar com um(a) ruivo(a) fisicamente, multiplica-se as características citadas anteriormente. Pergunte a quem já experimentou. Os romanos vendiam os escravos ruivos e peludos por um preço bem acima da média do mercado (espertos os caras). Para onde e para quem vendiam os ursões dourados?

[Nelson Corrêa - Pô, meu! (http://pomeu.com/)]

Brincadeiras inocentes ou preconceito? :(

A maioria dos ruivos uma vez foi alvo de piadas por sua cor do cabelo. Mas isso ésãobrincadeiras inocentes ou atos de discriminação? Na Argentina, em geral, isto é simplesmente suportado durante a infância ou adolescência, na Inglaterra, pelo contrário, parece ir mais longe. Lá há muitas pessoas, adultos inclusive, que alegam ser vítimas de abuso por esta condição. O debate sobre Gingerism (palavra usada em Inglês para nomear este tipo de exclusão) foi desencadeada por uma queixa de uma família de Newcastle, que disse que tiveram que se mudar três vezes devido aos abusos sofridos por conta do seu tipo de cabelo. O pai, Kevin Chapman, disse à imprensa que o filho de 11 anos tentou o suicídio por esta razão e seu testemunho chocou o público, enquanto um outro caso de discriminação, muito mais grave, havia acontecido em 2003, quando um rapaz ruivo de 20 anos foi esfaqueado nas costas, segundo a BBC.

Aparentemente, suportar este tipo de comportamento (que nem sempre são sem malícia) faz parte do quotidiano dos ruivos na Inglaterra. Foi assim que o jornalista e fotógrafo Charlotte Rushton, motivada por suas próprias experiências, decidiu escrever o livro "Ginger Snaps". Das 300 pessoas que contactaram-na para fazê-lo, apenas dois disseram que tinham sido sofrido preconceito. "Especialmente aqui nos tratam muito mal, há pessoas que te desprezam. Não quero ficar na defensiva, quero curtir. Quero que se deem conta de como ele é fenomenal, mágico, natural, como uma flor. Quero que na Grã-Bretanha pense em nós como um tesouro, e não como uma tragédia ". Foi ela também teve de passar por várias situações desconfortáveis. "Quando eu fui à escola seis caras me agarraram e tentaram abaixar minha calcinha para ver se era uma "verdadeira ruiva". Consegui vencê-los e sai, mas foi humilhante ", conta. No entanto, ela é orgulhosa da sua cor de cabelo, disse que em outros lugares se sentiu lisonjeada por esta característica. Então, por que em seu país de origem existem esses preconceitos? Para ela, a resposta é simples: "O Inglês tem o hábito de depreciar tudo que é incomum.

Na Argentina, a situação parece ser diferente: embora os ruivos sejam alvos fáceis de piadas, não há registro de casos graves de discriminação. O Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e Racismo (INADI), de acordo com dados fornecidos pela mesma entidade, nunca recebeu reclamações por este motivo. No entanto, são vários os que, em algum momento de suas vidas, sofreram por ter cabelo vermelho, principalmente na infância.

Lucas tem 24 anos e assegura que as piadas ao longo do tempo foram diminuindo, ainda se lembra de como ele viveu sua passagem no primário: "Eu me senti discriminado, só. Então você aprende a viver com isso e ri. Agora eu gosto de ser diferente , mas antes era pior: chegavam a não passar a bola por ser assim. Como ele, muitos acumulam diversas histórias por conta de serem ruivos. "Quando você tem 10 ou 12 anos, enquanto que para toda a sua família você é lindo, quando você está com seus companheiros de equipe é muito fácil você ser alvo de apelidos. Existe uma hora que você ri, mas depois fica complicado. Eu tinha um amigo que me perseguia e dizia 'ketchup' o tempo todo. Às vezes, você sofre, porque você vai se defendendo e se defende até onde você pode, mas você é um garoto e isso te dói ", diz a socióloga Maria Galliano.

Outros, no entanto, apesar de ter sido alvos das piadas de costume, garantem não haver maldade. "Depende de como você encara. Eu ligo, mas eu também rio. Se me diziam 'macarrão com molho de tomate", eu dizia:'Cala-te, macarrão longo'. " Toda vez tem-se algo para retrucar. Eu não vivi isso como discriminação. Se você permanece calado, vai perder qualquer batalha. deve-se contestar, porque ninguém é perfeito, há sempre um nariz grande ou um que é muito magro", disse Maximiliano Pieri, um dentista de 30 anos.

Para a maioria, as encarnações acabam com o passar dos anos, especialmente para as mulheres. Para elas, esta a cor do cabelo não é mais um aspecto engraçado, passando a se tornar um elemento de sedução. "É verdade que os homens continuam a noa perseguir apenas por termos cabelos vermelhos. Chama muita atenção, gera fantasias. Então você tem que defender-se na realidade", diz Maria.

Além disso, as piadas são, em certa medida, devido aos mitos que são gerados em torno deste cor do cabelo. Uma delas tem a ver com a crença de que eles causam a má sorte. Em Yahoo! Respostas, por exemplo, quando perguntado "Que coisas trazem sorte má?" Pode-se ler: gato preto, passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho, sal derrame, o número 13, abrindo um guarda-chuva sob um telhado ou cruzar com um ruivo! Às vezes te apelidam de ketchup e isso machuca. Quem não magoaria?" se pergunta Lucas. Maximiliano, por sua vez, aconselhou: "Alguém uma vez me disse que tinha ouvido falar que insultar um ruivo trazia boa sorte, e eu respondi que era o oposto. Aí, na dúvida, não vai dizer nada."

Macarrão com molho de tomate, fosforito, ketchup... Se eles são brincadeiras inocentes ou atos de discriminação, varia em cada caso. A verdade é que, pelo menos na Argentina, uma coisa é certa: a maioria dos ruivos está destinado a perder o seu nome. "Você está tão acostumado ao apelido, que algumas vezes não responde se te chamam por outro nome", disse Maximiliano. "No meu caso, acontece que algumas pessoas nem sequer sabem o meu nome e me reconhecem apenas pelo apelido". A sua identidade acaba sendo ser ruiva", resume Maria.

As histórias que o povo inventa

Ainda falando sobre as famosas sardinhas dos ruivos, tem gente que "viaja na maionese" ao tentar explicar a origem do termo "sardento", inventando um monte de abobrinhas que de tão absurdas, chegam a ser engraçadas, parece que o ruivinho aí do lado não acreditou muito nessa lenga-lenga inventada aí embaixo. :D

O termo "sardento" originou-se como uma referência às pessoas nascidas em Sardenha, na Itália. A região tem na pesca sua principal atividade econômica - e, dentre tudo o que lá se retira do mar, destaca-se a sardinha, por isto a cidade assim foi batizada, lá pelos idos de 1322. Na região da Sardenha é comum o nascimento de italianoszinhos sardentos. Por muito tempo acreditou-se que o consumo excessivo de sardinhas na gestação pudesse estar relacionado ao fato. Entretanto, uma pesquisa científica empreendida em 1987 por Jenny Wicks submeteu 40 gestantes ao consumo exclusivo de sardinha até o parto, e o resultado foi o nascimento de apenas 2 crianças sardentas - e muita gente fedendo a peixe por meses.

O Porquê das sardas

As pessoas ruivas possuem uma mutação genética nos cromossomos que formam o par 16. Essa mutação altera a produção de dois pigmentos: a feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada, e a eumelanina, de tonalidade acastanhada ou preta . Esses pigmentos são os responsáveis pela coloração de nossos cabelos e pêlos, tornando-os mais avermelhados.
O resultado dessa mutação é o surgimento de sardas, que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. Mas mesmo quem não carrega essa herança genética pode ter sardas. Nesse caso, as pintinhas são uma resposta da pele à agressão do sol. A pele se torna pigmentada com a esperança de bloquear a penetração dos raios solares.
A bioquímica dos cabelos ruivos, anomalia conhecida como rutilismo, só foi desvendada no final do século passado, sendo que os cabelos vermelhos, não são exclusividade da espécie humana. Cabras, esquilos e orangotangos também podem ter pelos ruivos.

Egito Ruivo


Bom, voltaremos ao antigo Egito para falar de um Deus ruivo. Sim! foi isso mesmo o que vocês leram. Um deus Ruivo nesta cultura que tinha verdadeiro repúdio pelas pessoas de cabelos vermelhos, considerando como uma cor de azar, chegavam a queimar mulheres ruivas em rituais que tinham o objetivo de extinguir os cabelos avermelhados. :/

O Deus ruivo chamava-se SETH, vejam abaixo uma pequena biografia deste Deus que não costumava levar desaforo pra casa e que acabou sendo transformado em vilão por pura politicagem de guerra.

Seth é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o deus que trouxe a civilização para o Egito. Seth era também o deus da tempestade no Alto Egito. Era marido e irmão de Néftis. É descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com as próprias garras para nascer. Ele originalmente auxiliava Rá em sua eterna luta contra a serpente Apep na barca lunar, e nesse sentido Seth era originalmente visto como um deus bom.

A história do longo conflito entre Seth e Hórus é vista por alguns como uma representação de uma grande batalha entre cultos no Egito cujo culto vencedor pode ter transformado o deus do culto inimigo em deus do mal. Seth é, na verdade, a representação do supremo sacrifício em prol da justiça.

Na guerra contra Hórus foi ora derrotado, ora vitorioso, até o julgamento dos Deuses, convocado por Isis, que implorou uma trégua. Diz-se em certas lendas que deles recebeu o vale do Nilo, se tornado patrono do sul, e que Hórus recebeu o Delta do Nilo, e que os Faraós eram a união desses deuses (inclusive através da coroa Branca do Baixo Egito e da vermelha do Alto Egito, já que branco era a cor de Hórus, e vermelho a de Seth.). era representado como um homem de cabelos ruivos, ou como um homem com cabeça de um animal desconhecido.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Ruivos - Propaganda

Protesto dos Ruivinhos \o_


Já imaginou 50 ruivinhos reunidos em um metrô todos passando protetor solar para sair ao sol? O que passaria pela sua cabeça vendo a cena? é, no mímimo, curioso, não é? rsrs
Pois é, foi isso que aconteceu quando 50 ruivos se uniram para protestar contra a mascote da logomarca da empresa de alimentos Wendy's, por considerá-la racista, pois rotula os ruivos como "fora de moda".



Temperamento Ruivo :O

Uma crença comum sobre ruivos é que eles tem temperamento impetuoso e línguas afiadas. Em "Anne of Green Gables", um dos personagens fala sobre Anne Shirley , a heroina ruiva, que "seu comportamento combina com os seus cabelos", enquanto que em "The Catcher in the Rye", Holden Caulfield observa que "pessoas de cabelos vermelhos supostamente ficam zangados com mais facilidade, mas Allie [seu irmão morto] nunca ficou, e ele tinha o cabelo muito vermelho".
Durante recentes estágios da medicina moderna, os cabelos vermelhos foram pensados como sendo um sinal de um temperamento sanguineo. Na prática medicinal indiana da Ayurveda (medicina tradicional indiana), ruivos são vistos como tendo um temperamento mais próximo de Pitta (Psicologicamente, as pessoas pitta têm um bom poder de compreensão, pois eles são muito inteligentes e afiados e tendem a ser bons oradores. Eles tem tendências emocionais para o ódio, raiva e inveja).
Outra crença é que os ruivos são altamente sexuados, por exemplo, Jonathan Swift satiriza o estereótipo ruivo na parte quatro de "Viagens de Gulliver", "Uma Viagem ao País do Houyhnhnms", quando ele escreve que: "Observa-se que os ruivos de ambos os sexos são mais libidinoso e pernicioso do que o resto, os quais se excedem muito em força e atividade." Swift continua a escrever que: "... não foi o cabelo desta bruta [a Yahoo] de cor vermelha (que pode ter sido uma desculpa para um apetite um pouco irregular), mas negro como um abrunho .(fruto semelhante a uma pequena ameixa).." No romance e no filme "Red-Headed Woman", a protagonista é uma destruídora de lares que freqüentemente tem acessos de raiva violentos.

Eles estão por todos os lugares só você não vê 8)



Os ruivos estão por todos os lugares, mas algumas vezes passam despercebidos...por exemplo, quem já reparou que a linda moça que aparece segurando uma tocha nos filmes da Columbia Pictures é ruiva? ;)

Obs: A Columbia Pictures é um dos estúdios mais tradicionais de Holywood e uma das empresas de maior atuação no mercado cinematográfico. Atualmente pertencente a Sony Corporation, a Columbia se posiciona como líder na produção e distribuição de filmes, entretenimento e tecnologia.

Você sabia? O.o


  • A proporção de ruivos canhotos é maior do que em todas as outras cores de cabelo.
  • O nome da Rússia significa "Terra dos ruivos", em homenagem ao viking ruivo chamado Rurik, que dizem foi o fundador da Rússia.
  • As cores mais comuns de cores dos olhos dos ruivos são: azuis (45%), verdes (24%), castanhos (18%) e hazel (mel) (12%).
  • Se as sobrancelhas ou cílios são ruivos, provavelmente os seus cabelos também serão.
  • Os ruivos apesar de possuirem a menor quantidade de cabelos na cabeça se comparado as outras cores, possuem os fios mais grossos.
  • 20% dos presidentes americanos eram ruivos, incluindo George Washington (1 º presidente americano); Thomas Jefferson (3 º); Andrew Jackson (7 º); Ulysses S. Grant (18 º); Calvin Coolidge (30 º), entre outros.