quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ruivos mestiços? Saiba o que é "Sarará" ;)

Na matéria anterior vimos ruivos adotando características negras (rasta), agora vamos ver negros/ mestiços que “adotaram” características brancas (cabelos ruivos), ou simplesmente chamados de Sararás.
Sarará é como, no Brasil, são chamados os mestiços brancos e negros, cuja principal característica é a presença de cabelos loiros ou ruivos, bem como aos filhos de negros que sofressem de albinismo.
Para Luís da Câmara Cascudo, o termo sarará designa apenas o "mulato alvacento, de cabelos vermelhos", abstraindo o loiro, sendo o termo uma analogia com a formiga de mesmo nome, por sua cor avermelhada.
O cantor baiano Gilberto Gil, em sua canção "Sarará Miolo", diz: "Sara, sara, sara cura / Dessa doença de branco / De querer cabelo liso / Já tendo cabelo louro / Cabelo duro é preciso".A letra refere-se ao mestiço arruivado que, em Salvador seria assim chamado.
Nesta letra, Gil estaria ainda fazendo uma referência à ave saracura, espécie de frango d'água que tem por hábito ficar sobre uma perna - tal como os mestiços, que buscariam apoiar-se em somente uma de suas origens raciais - a branca. Cura, neste caso, seria referência à "doença de querer ser branco", ressaltando que no mestiço há presença marcante dos traços negros, como a cor da pele e o cabelo duro, apesar do cabelo claro.
E aí? Tem algum sarará leitor do blog por aqui? Comente. ;)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010