quarta-feira, 10 de julho de 2013

A distribuição de ruivos na Europa




O mapa mostra a distribuição de ruivos na Europa. Como se pode ver, trata-se de uma distribuição irregular, com elevada presença de ruivos na Irlanda, Escócia e País de Gales, bem como na Rússia, que contam com uma população ruiva que representa mais de 10% da população total. Mas, por outro lado, a maioria das regiões possuem baixíssimo índice de ruivos, sendo a incidência quase nula.
Ainda, é difícil responder a algumas perguntas sobre estes dados genéticos – como o questionamento de que se, no passado, os ruivos já estiveram mais bem distribuídos em toda a Europa ou se sempre estiveram distribuídos dessa maneira como se encontram hoje mostrados no mapa, nunca tendo realmente se espalhado pelo continente europeu.
Importante lembrar que a manifestação fenotípica dos cabelos vermelhos ocorre quando um indivíduo tem dois alelos recessivos para o receptor da melanocortina 1 (MC1R). Este é um tipo de proteína de GPCR (um tipo de proteína que é normalmente encontrado incorporado na membrana de uma célula, e que muitas vezes medeia a transferência de informação a partir do exterior para dentro da célula, ou vice-versa ). O gene para esta proteína encontra-se no cromossoma 16. Em qualquer caso, se você tem os alelos recessivos, você produzirá feomelanina (o pigmento responsável pelos cabelos vermelhos e loiros e tom da pele) e não a Eumelanina (o pigmento marrom/preto). Assim, se o indivíduo tiver um alelo recessivo e um alelo dominante, então, ele não terá o cabelo vermelho (ruivo), muito menos terá se possuir ambos os alelos dominantes.

domingo, 7 de julho de 2013

Arte – Gustav Klimt, o pintor de ruivas



O austríaco Gustav Klimt nasceu em Viena, no dia 14 de Julho de 1862, e faleceu em 6 de Fevereiro de 1918, na mesma cidade.
A obra de Klimt é marcada por lindas mulheres ruivas que simbolizavam a mulher fatal, cheias de mistérios e muita sedução e eram retratadas como uma sensualidade marcante e declarada, com expressões de prazer e volúpia. Em suas obras as mulheres surgem despidas, numa atitude sem pudor, contrária ao pensamento dominante da sociedade de então, como uma provocação.
Tais ruivas eram pintadas com seus longos cabelos ondulantes que viriam a influenciar a Arte Nova e conceder às ruivas o status que tem hoje. ;)