sábado, 16 de janeiro de 2010

Apelidos :P


Quem nunca apelidou um amigo ruivo que atire a primeira pedra. Existe uma infinidade de apelidos utilizados para sacanear com os ruivinhos. Se você é um deles deve conhecer alguns desses apelidos listados abaixo:



Água de Salsicha - Albino - Alemão - Arroto de Fanta - Beterraba - Bob Esponja - Bolinho de Terra - Brasa - Cabeção(Malhação) - Cabelo de Fogo - Caipóra - Caqui - Catchup - Cavalo de Fogo - Cenoura - Chuck (briquedo assassino) - Coloral - Curupira - Dálmata - Dênis(O Pimentinha)- Edifício Joelma - Feriado(Pq no calendário é vermelho) - Ferrugem - filho de maçarico - Fofão - Fogueira - Foguinho - Fósforo - Grampola - Guioday - Homem Fogo - Laranja - Leão - Lion (Thundercats) - Mad - Manga Rosa- - Mestre Splinter - Mico-leao dourado - Moranguinho - Motoqueiro Fantasma - Palito de Fósforo - Pão com Molho - Pentelhos Flamejantes - Pica Pau - Pimenta - Pimenta - Polaco - Pomarola - Russo - Salsicha(Scooby Doo) - Tijolo - Tocha - Tocha Humana - Tocha Olímpica - Tomate - Vermelhaço - Vermelho - Visconde de Sabugosa - Zezinho (Presença de Anita).

Ruivos - Propaganda

Piada - Como nascem os ruivos?


Depois do bebê nascer, o pai, aflito, foi falar com o obstetra:
- Senhor doutor, estou muito preocupado porque a minha filha nasceu com cabelos ruivos. Não pode ser minha!
- Que disparate! - disse o médico
- Mesmo se tu e sua mulher, tiverem cabelo preto, podem ter cabelos ruivos nos genes da vossa família.
- Não é possível! - insistiu o pai
- Ambas as nossas famílias têm tido cabelos pretos há muitas gerações.
- Bem, - disse o médico - tenho de perguntar... Com que frequência vocês praticam sexo?O homem, envergonhado, respondeu:
- Este ano tenho andado cansado de trabalhar muito. Só fizemos amor uma ou duas vezes nos últimos meses.
- Então aí está! - disse o médico confiante
- É Ferrugem!

7 de setembro - O dia dos ruivos \o/

Existem pessoas que sabem se divertir,né pessoal? esses são os holandeses!!!Logo após legalizarem o uso da maconha e relações sexuais em praças públicas e parques,agora eles criaram um dia em que eu particulamente torço para que tenha no Brasil mesmo sabendo que isso será impossível!A cidade de Breda, na Holanda, declarou o dia 7 de Setembro como o "Dia dos Ruivos". Ano passado, o pintor e fotógrafo Bart Rouwenhorst conseguiu reunir cerca de 2500 ruivos em uma praça da cidade para fotografá-los.

Quem tem fascínio pelos "ruivinhos", teve a oportunidade de conferir em uma exposição na "Grote Kerk", os quadros e fotografias feitas por Rouwenhorst, que costuma pintar e fotografar ruivos há vários anos. "Eles são raros e especiais. O tom de pele é complemente diferente e por isso é extremamente difícil de pintá-los realisticamente", explicou.

Afinal, quem acha que os ruivinhos merecem um dia próprio levante a mão! \o/




A força dos fios vermelhos (matéria)

Cabelo de fogo, grampola, tomate, pomarola, enferrujado... Esses são alguns dos apelidos que os ruivos escutam todo o tempo. Para entender melhor o mundo dessas pessoas de biotipo tão específico, o Zoeira foi em busca dos ruivos naturais de Fortaleza. E revela: todos eles têm orgulho da cor de seus cabelos

A publicitária Flávia Castro, 27 anos, não tem nenhum trauma por ser ruiva. Pelo contrário, ela demonstra adorar a cor de seus cabelos e suas sardinhas. Mesmo na época de colégio, quando nem sempre é fácil ser diferente dos amiguinhos, Flávia admite que adorava ser a única ruiva da turma. ´Sempre fui conhecida na escola como ´Flávia ruivinha´. Todas as professoras sabiam quem eu era. Será que por isso sempre fui chamada para as peças da escola?´, indaga.

Dessa época, ela só não gostava do excesso de cuidados ao ir à praia. ´Era um sofrimento. Tinha que passar protetor de hora em hora e usar uma blusa de manga comprida para ficar brincando no parque, além de uma outra para ficar na sombra quando saísse da água. Sem esquecer do boné! Essa falta de liberdade me incomodava bastante´, ressalta.

Hoje, a publicitária continua com alguns cuidados com a pele (já que o sol de Fortaleza não costuma dar trégua), mas sem tantos exageros. ´Atualmente eu costumo ir à praia na hora que me dá vontade, mas procuro ficar na sombra e passo protetor no corpo todo antes de sair de casa, para não correr o risco de faltar um lugarzinho sequer sem proteção´.

Curiosos

O tom de pele e de cabelo diferentes já fizeram Flávia passar por algumas situações, no mínimo, interessantes. Mesmo sendo cearense, ela é constantemente confundida com ´gringa´. ´Quando morei um tempo nos Estados Unidos passava fácil por norte-americana. Aqui, quando vou em algum lugar turístico, sempre falam comigo em inglês e me cobram mais caro por alguma coisa´, diverte-se.

Além disso, quando vai ao salão de beleza, costuma ouvir muitos comentários. ´Sempre duvidam que meu cabelo seja natural´. Flávia contou que, aos quatro anos, uma mulher a viu no salão e quis copiar a cor de seu cabelo. Com a cliente insatisfeita ao conferir o resultado, a cabeleireira explicou que os fios de Flávia eram naturais. A moça não concordou e esbravejou: ´é claro que não é natural, ninguém tem um cabelo dessa cor!´. Tem sim.

Na hora da produção, a ruiva disse costumar prestar atenção nas cores das roupas para valorizar o tom de pele e cabelos. ´Gosto muito de preto pois realça bem. Já o laranja não uso de jeito nenhum!´.

Quando o assunto é maquiagem, ela confessa não usar muitos produtos no dia-a-dia. ´Só quando vou sair à noite é que não pode faltar rímel preto, porque os cílios ruivos não possuem nenhum destaque´, explica.

Apelidos

Apesar de adorar ser chamada de ruiva e ruivita, Flávia não escapou dos outros apelidos. E esses são os que mais a irritam, tanto que ela até contou quais eram, mas enfatizou que não queria que os mesmos saíssem na matéria. ´Se eu deixar que esses nomes sejam divulgados, vai voltar toda essa tortura, né?!´ Então, é melhor deixar pra lá´, enfatiza.

Apelido, porém, não é problema para Dyego Brigido. Conhecido como ´Ferrugem´, foi até difícil descobrir entre os amigos qual era o nome verdadeiro dele. ´Desde os 16 anos o apelido se tornou mais conhecido do que meu nome real´, destaca. Hoje, com 21 anos, Ferrugem diz não saber ao certo quem primeiro o chamou assim, mas até o agradece, pois, diante dos apelidos dos amigos da época, o dele era ´tranqüilo´.

O ruivo, que sempre adorou ser diferente, disse que até se divertia com os outros nomes que ganhava no colégio. ´Os colegas tiravam sarro como podiam, claro´. O apelido mais estranho que ele disse ter recebido foi ´picolé de castanha´. ´Esse foi o mais infeliz´, enfatiza.
Elogios é o que Ferrugem mais costuma ouvir na rua. Mas, por conta da timidez, diz que essas situações costumam ser constrangedoras. ´Sempre acontece de alguma senhora dizer ´olha como ele é lindo´´, comenta, com graça.

Fora isso, muitas pessoas dizem a ele que sonhavam em ser ruivos de verdade. Apesar disso, Ferrugem afirma que o fato dele usar muitos piercings e ter várias tatuagens faz com que, atualmente, o seu cabelo não seja o que chama realmente mais atenção.

Provavelmente a maior vantagem em ser ruivo seja no sucesso com as garotas. O vermelho dos cabelos e as sardas espalhadas pelo corpo ajudam bastante na hora da conquista. ´Influi notavelmente. Posso dizer que praticamente metade das vezes em que me relacionei com alguma garota, ser ruivo teve alguma influência´, comenta Ferrugem.

Sucesso

Atualmente, o auxiliar de processamento de dados Geraldo Magela Maia Junior, 30 anos, mais conhecido entre os amigos como Junior, está de namoro firme, mas também destaca que os ruivos fazem sucesso com as mulheres.

Ele confessa que já recebeu muitas cantadas por conta da cor dos seus cabelos, uma, inclusive, tão insinuante, que ele não teve coragem de revelar. ´Prefiro me manter calado. O que ouvi foi extremamente insinuante´, revela.

É até engraçado a maneira como abordamos Junior para esta matéria. Sabíamos que, em um cartório localizado no bairro Aldeota, trabalhava um ruivo, mas não sabíamos nem o nome dele!

Como precisávamos de mais um personagem para o time de ruivos, ligamos para o estabelecimento, explicamos que precisávamos falar com o ruivo de lá e chegamos até ele. No começo um pouco tímido e até receoso de que fosse um trote, em seguida Junior se mostrou solícito a colaborar conosco. Afinal, o rapaz não tem problemas nenhum em ser ruivo. Pelo contrário! Possui muito orgulho.

Durante a entrevista, foi logo ressaltando que, desde criança, os apelidos são inevitáveis. Dentre eles, destaca ´cabelo de fogo´ e ´cavalo de fogo´, todos encarados com muito bom-humor.

Na época de escola, era o único ruivo da sala de aula e confessa que chamava bastante atenção. ´Sempre me destacava. Os professores acabavam olhando para mim mais do que para os outros e me pedindo para falar durante as aulas´, lembra.

Dentre as inúmeras situações curiosas, Junior destaca que, um dia, estava em um restaurante com sua família e o garçom começou a falar em inglês, pois pensou que todos eram estrangeiros.

Além de Junior, seu pai, Geraldo Magela e seus irmãos, Gelfábio da Silva Maia e Ana Raquel, também são ruivos de nascença. ´A minha irmã pintou o cabelo de loiro, mas não porque não gostasse do ruivo. Foi só mesmo por conta de vaidade. Sabe como é mulher, sempre querendo inovar´, frisa Junior.

O auxiliar de processamento de dados também confessa que imagina que , no futuro, pode vir a ter filhos ruivos. Para ele, isso será motivo de grande felicidade.

(Fonte: Zoeira - Diário do Nordeste de 15.06.2009)

Extinção? que nada! intriga da oposição :D


Em agosto de 2007, vários veículos de comunicação anunciaram que os ruivos eventualmente entrariam em extinção. Outros canais de notícias e blogs levaram a notícia para o próximo nível, citando a "Oxford Hair Foundation" (Fundação de Oxford para o Cabelo) ou "geneticistas" que alegavam que os ruivos teriam acabado já em 2060 [fonte: The Courier Mail]. Acontece, porém, que todas essas pessoas erraram: os ruivos chegaram para ficar e vão estar por aí muito depois de 2060.
A história de extinção dos ruivos já esteve na Internet antes, mais recentemente em 2005, com notícias novamente citando a Oxford Hair Foundation como fonte. Esses artigos trabalham com a prerrogativa errada de que os genes recessivos, como os que causam os cabelos vermelhos, podem "sumir". A verdade é que os genes recessivos podem se tornar raros, mas não desaparecer completamente, a menos que todos os portadores do gene morram ou não consigam se reproduzir. Então, cabelos vermelhos podem continuar sendo raros, mas há pessoas suficientes portadoras desse gene para que, exceto por uma catástrofe de proporções globais, os ruivos continuem a aparecer por um bom tempo ainda.
Alguns dos artigos que falavam sobre a extinção dos ruivos mencionavam a Oxford Hair Foundation como um instituto ou fundação de pesquisas independente, mas uma busca no Google mostra que a instituição é financiada pela Proctor & Gamble, fabricantes de inúmeros produtos de beleza, incluindo tinta para cabelos vermelha.
Já na mais recente onda de alertas da extinção dos ruivos, alguns órgãos de notícias erroneamente citaram a edição de setembro de 2007 da National Geographic como fonte das alegações. Outros, corretamente, citaram essa edição da revista em razão das estatísticas apresentadas em um pequeno artigo sobre ruivos. Na verdade, a história da National Geographic forneceu alguns dados sobre os cabelos vermelhos na população mundial, mas dizia apenas que "notícias" haviam alegado que os ruivos iriam entrar em extinção. O artigo em si, porém, não confirmava a afirmativa. Em vez disso, o artigo afirmou que, "embora possa diminuir o número de ruivos, o potencial dos cabelos vermelhos não vai sumir". Infelizmente, contudo, o estrago já foi feito e a idéia errada sobre a desaparição dos ruivos agora está muito difundida.
Especialistas entrevistados concordam que a alegada extinção dos ruivos é falsa. David Pearce, do University of Rochester Medical Center (Centro Médico da Universidade de Rochester), disse ao Rochester Democrat and Chronicle em 2005, após a última leva de notícias sobre a extinção dos ruivos, que os cientistas que afirmaram isso pela primeira vez precisam "conferir sua calculadora" [fonte: Seattle Times]. Rick Sturm, pesquisador da genética do cabelo e da pele na University of Queensland, disse à Australian Broadcasting Company que "não há uma falta de ruivos" e que a Oxford Hair Foundation não forneceu evidências científicas suficientes para provar suas descobertas [fonte: ABC Canberra].
Os cabelos vermelhos são causados por uma mutação no gene MC1R. Também é um traço recessivo, que precisa que ambos os pais passem a versão mutante do gene MC1R para produzir uma criança ruiva. Por ser recessiva, não é raro essa característica pular uma geração, aparecendo após ter pulado uma ou mais gerações se ambos os pais, independentemente de sua cor de cabelo, foram portadores do gene dos cabelos vermelhos.
E...não são só os ruivos que estão na corda bamba para extinção...Vocês sabiam que também existem teorias prevendo a extinção dos loiros daqui a aproximadamente 200 anos? Pois é, tá todo mundo lascado mesmo se formos depender desses estudos sem fundamento científico nenhum. ;)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

cartoon - Fim dos Ruivos

Os ruivos na História


As mulheres ruivas, com suas peles claras e olhos azuis, são capazes de despertar toda a luxúria e lascívia masculina, saibam que nem sempre foi assim!

Na mitologia grega, pensava-se que as pessoas de cabelo vermelho se transformavam em vampiros depois de mortos.

Os antigos egípcios indicriminadamente prestavam homenagem a seu deus, enterrando homens com cabelos vermelhos, enquanto eles ainda estavam vivos. Os ruivos no antigo egito eram associados ao deus Seth (deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes). Somente Ramses II, faraó ruivo, foi exceção. Ainda no egito acredita-se que Cleópatra utilizava henna para avermelhar as suas tranças.

Os romanos eram grande admiradores dos cabelos vermelhos do povo celta e confeccionavam perucas ruivas, feitas com cabelos de mulheres de tribos germânicas.
Na cultura medieval, as mulheres ruivas não eram vistas com bons olhos. Acreditava-se que os cabelos afogueados eram típicos de um comportamento intempestivo e perigoso, pouco desejável numa mulher. É provável que essa concepção derive do fato de que Caim seja representado, muitas vezes, com os cabelos ruivos. Entre os povos germânicos, havia a crença de que os ruivos estavam ligados ao diabo e à bruxaria, atividade que era muito mal-vista e violentamente combatida entre esses povos, a despeito do que apregoam os manuais neo-pagãos…

Ainda na idade média muitas vezes se crussificavam ruivos, pois um grande número de pessoas pensava se tratar de lobisomens.

Na Romenia, berço do mito do vampirismo, os vampiros eram muitas vezes representados como possuidores de cabelos ruivos.

É no fim do reinado da Rainha Elizabeth que se generaliza a crença nas fadas como lindas mulheres dotadas de vastas cabeleiras ruivas…Por outro lado, em algumas representações Eva aparece como uma mulher ruiva, sendo este cabelo um signo do pecado.

Durante a era vitoriana, perpetuava-se a repúdia aos cabelos ruivos, que, no entanto, eram muito apreciados e largamente retratados por diversos artistas pré-rafaelitas e pelos seus “herdeiros”, os estetas. Nesse período se torna clássica a representação da mulher ruiva de pele clara e olhos verdes os azuis.

:)

Como os ruivos são conhecidos (em inglês) ;)

Abaixo listo alguns termos e palavras utilizadas pelos falantes da lígua inglesa para denominar os ruivos. Assim todos podem ter mais êxito em suas buscas pela internet sobre o tema. Espero que façam bom proveito :
  • Ranga
  • Redwood
  • Ginger
  • Gimp
  • Ging
  • FireCrotch
  • Goldy Locks
  • Trusty Rusty
  • Carrot Top
  • Ginny Baby
  • Copper Head
  • Pumpkin Pal
  • Annie
  • Pom
  • Bushfire
  • Garfeild
  • Reddy

Só para mulheres - Tenha cabelos ruivos!


Se você sempre quis ter cabelos avermelhados e lindos, iguais aos da Nicole Kidman, Julianne Moore, Tori Amos ou Lindsay Lohan, aqui vai um guia rápido para louras e morenas que ajuda a escolher o tom certo dos cabelos. Existem inúmeros colorantes no mercado, permanentes e não permanentes, desde o louro morango a tons de vinho. Até pessoas com tom escuro de pele ou mulheres latinas podem ficar bem de cabelos avermelhados. Tudo depende da tonalidade! E se você tiver já tem cabelos ruivos, leia mais abaixo informações sobre como manter a cor dos seus cabelos vibrante, saudável e com brilho.
Virando Ruiva
Se você for loura e de pele branca/clara
Você iria combinar com um tom de morango ou um vermelho acobreado claro. Se seu cabelo é bem claro, tome cuidado com a maioria das tintas feitas em “fundo de quintal” e com o uso de Henna pois você pode ficar com cabelos parecidos com uma cenoura! Cabelos mais claros sempre vão absorver as cores mais intensamente do que os cabelos escuros, pois têm pigmentação diferente. Se estiver em dúvida, experimente uma tintura não-permanente primeiro, na cor que você queira, e vá experimentando até achar a cor perfeita para você.
Se você tiver cabelos louros escuros ou castanhos e tom de pele clara a médio
Você pode usar quase todas as tonalidades de vermelho, dependendo das nuances de cor da sua pele. Se você fôr uma pessoa que curte o verão ou o mesmo o inverno (tons de pele mais frios, nos quais você pode usar cores tais como azul marinho, rosa, azul céu, vermelho brilhante e preto), você provavelmente combinará com tons de cereja, vinho, vermelho intenso ou até berinjela. Se você é uma pessoa “ de outono” ou “de primavera” (sobre tons mais quentes de pele e você pode usar cores como verde-musgo, oliva, bege e marrons), você deverá escolher tons mais quentes como marrom-avermelhado escuro ou um marrom-avermelhado e cobre. A regra geral é que, quanto mais claro fôr o seu cabelo, mais clara e brilhante será a cor de vermelho que combinará com você.
Se você tiver cabelos castanhos a castanhos escuros e tons de pele oliva
Vermelho intenso ou cores de ameixa podem ficar ótimos em você, assim como as cores vermelho-cereja escuro e tons de mogno. Os vermelhos mais claros ficam melhores com os tons de pele mais claros. Se você quiser chamar a atenção, umas luzes em tom vermelho vivo podem produzir resultados interessantes em você!
Se você tiver cabelos pretos e/ou pele escura
Se você quiser virar ruiva de verdade, eu recomendo muito que procure um especialista pois quse certamente seu cabelo precisará ser descolorado, antes do tingimento, para que se possa ver o efeito. Luzes avermelhadas, mais espessas ou finas, conforme descrito acima, podem ser uma alternativa ao processo bastante danoso de descoloramento e tingimento de todo o seu cabelo. O crescimento do cabelo também se torna menos visível e você não terá que retornar ao cabeleireiro a cada quatro semanas para retocar as raízes. Entretanto, uma cor escura de cereja ou vinho tinto pode ser usada sem o uso da descoloração, dando aos seus cabelos uma sutil tonalidade avermelhada e um brilho fantásticos.
Se você tiver cabelos grisalhos
Se você quiser cobrir suas mechas brancas e virar ruiva, é muito importante que você tinja seus cabelos todos numa cor parecida com a sua cor natural, antes de aplicar a tonalidade avermelhada. Isto é muito importante se os seus cabelos forem, naturalmente, bem escuros. Cabelos grisalhos não têm virtualmente cor alguma e são então mais afetados pelo processo químico do tratamento. Se, de início, você tiver uma cor uniforme de cabelo, você não ficará com cabelos e raízes laranja.
Manutenção da cor
Cabelos ruivos desbotam rapidamente, então escolha um shampoo e condicionador que protejam a cor como o L´Oréal Vive ou Pantene ProV Color Revival, ou quaisquer outros produtos para cabelos tratados ou com permanente. Muitas empresas como a Pantene ou John Frieda agora oferecem produtos específicos para cabelos ruivos, que mantem e realçam a cor, incluindo máscaras nutritivas e mousse para pentear.
Outra forma de renovar a cor dos seus cabelos ou de mudar, de forma discreta as suas tonalidades é usar tinturas não permanentes que durem entre entre 3 a 10 lavagens. Escolha uma tintura sem sem amoníaco ou peróxido, e quando for usar o guia de cor situado na parte lateral da caixa, use a cor dos seus cabelos atuais e não a cor natural.
Algumas dicas sobre henna: Este corante feito das folhas da planta henna vem com uma variedade de tonalidades de avermelhados e marrons que cobre, ao invés de penetrar, o caule do cabelo, como o fazem os corantes químicos. Ainda que não cause tantos danos ao cabelo, ele deve ser usado com cautela, pois os cabelos louros ou acinzentados podem ficar, de repente, muito avermelhados. Quando usado em casa também pode arruinar o chão do seu banheiro! No entanto, seus cabelos ficarão brilahntes e saudáveis com o uso de henna. Não se recomenda misturar henna e corantes químicos, pois as reações químicas podem deixar você com um lindo penteado verde! A henna incolor é também muito usada em produtos para cabelos danificados.

Dose pra derrubar ruivos :P

Já era suficiente a má notícia que os ruivos possam um dia se extinguir. Agora, descobrimos que, além disso, as pessoas de cabelos vermelhos precisam de mais anestesia que os demais pacientes. Um estudo conduzido em 2002 pela Universidade de Louisville, no Kentucky (em inglês), provou uma tese que os anestesistas - médicos que supervisionam a administração de anestesias - já defendiam há algum tempo: é mais difícil desacordar os ruivos.
Pesquisadores da Universidade de Louisville selecionaram 20 pacientes para o teste - todas mulheres, com idades entre 19 e 40 anos. Havia 10 participantes ruivas e 10 morenas, que serviriam como grupo de controle.
Os pesquisadores selecionaram apenas mulheres para eliminar completamente qualquer possibilidade de que o sexo influenciasse os resultados. Também escolheram mulheres cujos ciclos menstruais estavam sincronizados, já que uma elevação no nível de hormônios também pode desempenhar um papel em termos de suscetibilidade à anestesia.
Todas as 20 mulheres receberam aplicações de desflurane, um gás anestésico de uso comum. Depois que a anestesia começou a fazer efeito, os pesquisadores passaram a aplicar choques elétricos às voluntárias, usando uma voltagem que uma pessoa consciente teria considerado "intolerável" [fonte: Medscape]. Caso a participante conseguisse sentir dor, os pesquisadores aumentavam a dosagem do gás anestésico, e continuavam a aplicar choques até que as pacientes deixassem de reagir.
As constatações dos pesquisadores provaram que o truísmo defendido pelos anestesistas procedia: as ruivas precisam de mais anestesia. De fato, precisam de, em média, 20% mais.
O trabalho dos anestesistas é perigoso, e é preciso muita habilidade para desacordar um paciente de maneira apropriada. Anestesia de menos e o paciente pode acordar de dor no meio de uma cirurgia. Os pacientes também podem se lembrar da cirurgia, quando despertos. Por outro lado, anestesia demais pode resultar em overdose, coma ou até morte.
Assim, embora a experiência pareça cruel, forneceu aos anestesistas informações úteis sobre como tratar pacientes ruivos. A dor que as ruivas suportaram na experiência da Universidade de Louisville pode resultar em menos dor para milhões de pacientes ruivos que venham a sofrer cirurgias. No entanto, a característica não se limita às mulheres ruivas. Um estudo conduzido em 2004 demonstrou que mulheres e homens ruivos igualmente requerem mais anestesia do que pessoas com cabelos de outras cores [fonte: Consumer Reports].
Os ruivos são osso duro de roer. ôoo bichinhos resistentes :P

Origem dos Ruivinhos :)



Apesar da lenda de que as ruivas são o resultado do cruzamento de loiros e morenos, a cor do cabelo é determinada por fatores mais sutis, genéticos.

Assim como a cor da pele, a cor do cabelo vem do pigmento melanina e, em particular, de dois tipos de melanina: eumelanina (a forma mais comum), que pode ser marrom ou preta, e feomelanina, que pode ser vermelha ou amarela.

A cor da pele e do cabelo é o resultado da mistura dos dois tipos de melanina. Pessoas brancas produzem menos melanina que pessoas morenas. O cabelo preto é composto quase que unicamente de eumelanina, enquanto o cabelo ruivo possui quaswe 100% de feomelanina.

A melanina atua como um filtro solar, prevenindo os danos causados pelos raios ultravioletas. É pouco provável que esse pigmento tenha surgido como proteção ao câncer de pele, mas pode ter sido decisivo na evolução como agente retaliador de queimaduras, infecções e perda de fluidos.

O gene responsável pela produção da melanina é o receptor melanocortina 1 (MC1R), descoberto por uma equipe de dermatologistas da Universidade de Edimburgo (Escócia) liderada pelo Prof. Jonathan Rees.

Se alguém possui uma das cinco variedades que esse gene apresenta, e herda essa variedade de ambos pai e mãe, essa pessoa será ruiva. Se herda apenas do pai ou da mãe, ela tem uma chance de ser ruiva. O que surpreendeu os cientistas foi o tempo que levou para que surgiseem as primeiras pessoas ruivas.

Segundo o Prof. Rees, não se sabe ao certo quando os ruivos surgiram, mas provavelmente foi entre 20000 e 40000 anos antes de Cristo.

O gene do cabelo vermelho é muito raro nas pessoas de ascendência africana, portanto para que os ruivos surgissem foi necessário que os primeiros homens (que surgiram na África) tivessem migrado para a Europa, o que aconteceu há cerca de 100 mil anos atrás.

A explicação mais provável é de que possuir cabelo vermelho e pele branca era uma vantagem na época, pois assim as pessoas produziriam vitamina D na pele e teriam menos chance de ficarem doentes no inverno.

Entretanto, a equipe do Prof. Rees encontrou poucas evidências de que a pele branca e o cabelo ruivo fossem realmente uma vantagem na evolução genética humana fora da África.

A pista disso veio da análise de condons - seqüências de DNA e RNA que fornecem a “receita” dos 20 tipos de aminoácidos que compõe as proteínas. As seqüências consistem em três pares de DNA - as letras do código genético. Duas dessas letras são cruciais para a construção dos aminoácidos. Mas mudanças no terceiro par não fazem muita diferença no resultado final.

Estudando as mudanças provocadas pelo terceiro par, comparadas às mudanças provocadas pelos dois primeiros pares, a equipe do Prof. Rees descobriu quais características genéticas são resultado da seleção natural e quais são meros frutos do acaso. Foi o que aconteceu com o gene do cabelo ruivo. Não há evidência de seleção natural.

Curiosamente, o cabelo ruivo não é encontrado apenas em pessoas de pele branca. Na Jamaica, existem famílias com pele bem morena e cabelo vermelho brilhante. O gene do cabelo ruivo foi trazido da Europa pelos marinheiros que aportaram na ilha na época do descobrimento da América e que tiveram filhos com os nativos.

A conclusão dos pesquisadores de Edimburgo derrubou a teoria prévia sobre a origem dos ruivos. Acreditava-se que o gene dos ruivos tinham surgido há cerca de 100 mil anos atrás, com origem no Homem de Neanderthal. Segundo essa teoria, os ruivos teriam surgido antes que o homem tivesse migrado para a Europa.

Um ínicio

Bom, primeiramente um grande salve a todos os interessados no assunto desse blog: OS RUIVOS. Uma "raça" tão fascinante, linda e rara.
Decidi criar o blog quando ao tentar conhecer mais essas pessoas de cabelos de cores vulcânicas e pele branquinha, encontrei apenas um material escrito em português escasso e "espalhado" na internet. Então, este blog, busca não esgotar o assunto, mas sim trazer para um único espaço o maior número de informações, curiosidades, músicas, poesias e tudo mais o que se relacione aos ruivos, tentando proporcionar aos próprios ruivos e os demais interessados conteúdo para um maior conhecimento do tema. :D Espero que gostem

Dedico este blog a você Ane ;) A minha ruiva