sábado, 23 de abril de 2011

Por que os cabelos de algumas crianças escurecem com o passar dos anos?

É muito comum quando criança ter cachos loiros ou ruivos e, depois que envelhece, a cor natural do cabelo tornar-se mais escura. Os fios também ficam mais grossos com a idade. Mas a pergunta que não quer calar é: Por que isso acontece?
Porque aumenta a produção de pigmentos na raiz. A cor dos cabelos depende principalmente da melanina produzida por células que estão junto à raiz do cabelo, chamadas melanócitos. Existem dois tipos de melanina. A Eumelanina (responsável pelos cabelos escuros: castanhos, pretos...), que é negra, e a Feomelanina (responsável pelos cabelos claros: ruivos ou loiros), que é amarela. As diferentes tonalidades de cabelo são resultado da combinação desses dois pigmentos, por exemplo, quanto maior a presença de Eumelanina e menor a intensidade de Feomelanina, mais escuros serão os fios e assim vice-e-versa. Algumas crianças têm a cor dos cabelos bem definida desde pequenas. Já outras nascem com poucos melanócitos junto à raiz, e o resultado são cabelos claros, diz o dermatologista José Marcos Pereira, da Santa Casa de São Paulo.
O cabelo com pouco pigmento (tanto amarelo quanto preto) aparece mais claro. Com o tempo dá-se uma maior proliferação de melanócitos, que passam a produzir mais melanina e, assim, os cabelos escurecem. Um fenômeno parecido pode ocorrer com a cor dos olhos, que às vezes são mais claros nos bebês também por falta de pigmentos.
Um estudo de 1975, de autoria de Matheny & Dolan, sugeriu que a data em que o cabelo começa a escurecer pode variar entre as pessoas, dependendo de sua genética.
Ainda, o início do escurecimento dos cabelos pode estar diretamente ligado ao aumento da produção de hormônios durante a puberdade. Entretanto, embora a hipótese de que existe uma forte ligação entre o escurecimento da cor do cabelo e os níveis hormonais exista, ainda não fora encontrada uma resposta explicando exatamente como isso funciona.

*__*

 Obs: Esse post não tem muito sentido não. Só está aqui porque fiquei encantado com a beleza deste bebê *__*

terça-feira, 19 de abril de 2011

Geneticamente falando, como faço pra ter filhos ruivos?



Como abordado em post anterior, para uma criança nascer ruiva, tanto o pai quanto a mãe necessitam ter o “gene ruivo”, não precisando necessariamente que sejam ruivos (por isso que muitos ruivos não sabem bem de onde vieram, pois muitas vezes os pais tem cabelos castanhos ou loiros rs). Quando os pais não são ruivos significa que cada um tem o gene ruivo, mas não são ruivos por serem Heterozigotos = "Aa" (o corpo manifesta o gene predominante, que no caso é o "A", e o recessivo é o "a", responsável pelo rutilismo).

25% de chances
Os ruivos são Homozigotos = "aa" (têm os genes iguais). Então, se um ruivo quiser ter um filho ruivo têm que ter esse filho com uma mulher, no mínimo, "Aa". E nesse caso as chances são de 50% de o bebê nascer com os cabelos de fogo.
 50% de chances
Mas se você ruivo ("aa") não quer dúvidas e pretende ter certeza de que o seu filho vai nascer ruivo, basta ter uma parceira também ruiva (“aa”).
100% de nascer ruivo
Sinto informar aos portadores dos genes "AA" (ex: negros, orientais...) que a chance de ter um filho ruivo é praticamente nula, mesmo apelando e casando com um ruivo, o máximo que vocês podem conseguir é ter filhos Heterozigotos ("Aa"), ou seja, bebês não-ruivos! Mas aí vai pintar uma esperança de quem sabe ser abençoado com um netinho ruivo ;) (tome isso como um investimento para o futuro rs).
Nenhuma chance de nascer ruivo