quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cartoon - A ovelha ruiva

Charge Original: Fernando Gonsales (adaptada)

domingo, 12 de dezembro de 2010

38 Curiosidades sobre os ruivos


1. Os antigos gregos acreditavam que os ruivos se transformariam em vampiros depois de mortos.
2. Cerca de 1-2% das pessoas, ou cerca de 2 em cada 100 pessoas no mundo, tem o cabelo vermelho.
3. Os cabelos escuros podem ficar vermelhos ou loiros, nos casos de deficiência grave de proteínas por inanição grave.
4. O cabelo de cor mais rara em seres humanos é o vermelho.
5. Durante a Idade Média, uma criança com cabelo vermelho era tida como concebida durante um "sexo impuro" ou durante a menstruação. Atualmente na Inglaterra, crianças ruivas têm sido chamadas de "red knobs" ou "tampon tops"
6. Os cabelos vermelhos não ficam cinza como as outras cores de cabelo. Eles tendem a tornar-se aloirados e, depois, brancos.
7. De acordo com pesquisa realizada pelo Dr. Werner Habermehl, sexólogo de Hamburgo, mulheres com cabelo vermelho fazem mais sexo do que mulheres com outras cores de cabelo. Ele também constatou que as mulheres que encontram-se em um relacionamento e que tingem seu cabelo de vermelho pode ser sinal de que estão descontentes e procurando algo melhor.
8. Por razão de o cabelo ruivo natural manter seu pigmento mais do que as outras cores, é mais difícil tingir.
9. Durante a caça às bruxas nos séculos XVI e XVII na Europa, muitas mulheres foram queimadas na fogueira como bruxas simplesmente porque tinham os cabelos vermelhos.
10. Lilith, a suposta primeira esposa de Adão, tinha o cabelo vermelho. Ela acabou expulsa do Jardim do Éden por ter se recusado a ficar subordinada ao Adão.
11. As ruivas sofrem contusões mais facilmente do que mulheres com outras cores de cabelos.
12. Pessoas com cabelos ruivos têm duas vezes mais chance de desenvolver a Doença de Parkinson.
13. Os ruivos têm um cabelo mais grosso do que pessoas com outras cores de cabelo, por isso eles possuem menos fios. Por exemplo, enquanto os loiros têm em média 140 mil fios de cabelos, ruivos têm cerca de 90.000.
14. Mark Twain disse certa vez que "Enquanto o resto das espécies é descendente de macacos, os ruivos são descendentes dos gatos".
15. Hitler teria proibido o casamento de ruivos, a fim de evitar uma "descendência impura".
16. Segundo uma peça de George Chapman, Bussy d'Amboise, o veneno ideal deve incluir a gordura de um homem de cabelos vermelhos.
17. Segundo a lenda, o primeiro ruivo foi o Prince Idon de Mu, que, assim que descobriu Atlântida, ficou maravilhado com o lugar e desejou que seus descendentes pudessem contemplar o que ele via. Assim seus cabelos tornaram-se vermelhos como o deslumbrante pôr do sol da ilha vermelha e seu corpo ficou coberto por sardas como as folhas do lugar, sendo essas características repassadas para as gerações futuras.
18. O cabelo vermelho é uma característica recessiva, o que significa que uma criança para ser ruiva deve herdar um gene responsável pelos cabelos vermelhos de cada um dos pais. Características recessivas muitas vezes vêm em pares, dessa forma ruivos que sejam também canhotos são mais comuns do que em outras cores de cabelo.
19. Alguns estudiosos especulam que Adão era da "terra vermelha", sendo que a palavra hebraica para "vermelho" é Adom. Então, Adão teria sido ruivo?
20. De acordo com a revista Playboy, "Ruivas são como as outras mulheres, só que com algo a mais"
21. Estudiosos afirmam que os ruivos teriam influenciado a história de forma desproporcional se considerado seu baixo número perante o restante da população mundial. Ruivos famosos incluem o imperador romano Nero, Helena de Tróia, Cleópatra, o antigo deus do amor Afrodite, a Rainha Elizabeth I, Napoleão Bonaparte, Oliver Cromwell, Emily Dickinson, Antônio Vivaldi, Thomas Jefferson, Vincent Van Gogh, Mark Twain, James Joyce, Winston Churchill, Malcolm X, Galileu, Rei Davi, entre muitos outros.
22. No século XVI o artista Titian (Tiziano Vecelli) pintou muitos ruivos, ao passo que seu nome ficou associado com um tom de vermelho (os cabelos vermelhos também são conhecidos nos EUA como ‘Titian’ ou ‘ginger hair’).
23. Na Roma antiga, escravos ruivos eram bem mais caros do que os demais com outras cores de cabelo.
24. Satanás é frequentemente retratado como ruivo. Muito provavelmente porque o vermelho era visto como a cor do desejo sexual e da degradação moral.
25. Em 1995, o professor Jonathan Reese descobriu que as mutações do gene MC1R do cromossomo 16 são responsáveis pelo cabelo vermelho (conhecido como "ginger gene"). A mutação do gene responsável pelo cabelo ruivo nos seres humanos provavelmente surgiu há milhares de anos atrás.
26. De acordo com um levantamento Clairol Color Attitude, 71% dos ruivos acham que a palavra "bold" (arrojado, corajoso, confiante, seguro de si) descreve-os muito bem
27. Enquanto 49% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela Clairol Color Attitude acham que loiros são ingênuos, apenas 15% dos entrevistados pensavam o mesmo dos ruivos.
28. Alguns estudiosos afirmam que a mesma mutação genética responsável pelos cabelos vermelhos também afeta a maneira como os ruivos respondem à dor e anestésicos.
29. No Egito antigo, ruivas foram enterradas vivas como forma de sacrifícios ao deus Osíris.
30. Atualmente, cientistas relatam que os Neandertais possuíam uma variante do gene responsável pelos cabelos vermelhos, mas que não é a mesma variante presente nos seres humanos modernos, sugerindo que elas não se relacionam entre si.
31. Há uma especulação corrente de que os ruivos seriam extintos em 100 anos. No entanto, um artigo da National Geographic afirma que, o número de ruivos pode até reduzir, mas, salvo uma catástrofe, o gene do cabelo vermelho não irá se extinguir.
32. Embora a Escócia tenha a maior proporção de ruivos (13%), seguido da Irlanda com 10%, os Estados Unidos têm a maior população de ruivos no mundo, com 6 a 18 milhões de ruivos, ou 2-6% de sua população .
33. O gene responsável pelo cabelo vermelho inicialmente representava um benefício aumentando a capacidade do corpo para produzir a vitamina D, o que foi importante para as pessoas que vivem mais longe do equador. No entanto, os ruivos de hoje são mais propensos para desenvolver câncer de pele e rugas prematuras.
34. O cabelo vermelho é uma mutação do gene MC1R do cromossomo 16. A mutação bloqueia a produção de eumelanina (pigmento marrom/preto), o que provoca um acúmulo da feomelanina (pigmentos loiro/vermelhos). Alguns cientistas acreditam que altos níveis de feomelanina pode produzir mais mutações e efeitos perigosos quando expostos à radiação UV.
35. Em A tentação de Michelangelo e na Catedral de São Paulo. Eva é representada como tendo cabelos castanhos e loiros, respectivamente. Mas, em ambas as interpretações artísticas, depois que ela come a maçã e ela e Adão são expulsos do Jardim do Éden, Eva é pintada como uma ruiva.
36. “Ruadh gu Brath” é como se fala, em gaélico, "Ruivos para sempre!"
37. "Gingerphobia" é como se designa o medo de pessoas ruivas. Enquanto "Gingerism" é como é designado o bullying ou preconceito contra ruivos.

38. Alguns sobrenomes comuns nas ilhas britânicas refletem a frequência do cabelo vermelho por aquelas bandas, como exemplo podemos citar: Flanary ("sobrancelha vermelha"), Reid ("ruivo, aparência ruiva"), e Flynn ("vermelho").