quarta-feira, 4 de julho de 2012

Porque que a combinação de cabelos vermelhos e olhos castanhos é tão rara?


Ninguém sabe ao certo o porquê disso. Não há qualquer evidência de que as mudanças no DNA responsáveis pelo cabelo vermelho também afetam a cor dos olhos. Ou vice-versa.
O que se sabe é que os dois não são geneticamente ligados, como alguns outras cores de cabelo e cores dos olhos. Por exemplo, o cabelo loiro e olhos azuis têm ligação entre si. É por esse que o cabelo loiro e olhos castanhos são tão raros.
Mas sabemos que esse não é o caso de cabelos ruivos e olhos claros. Como sabemos isso?
Por razão de as mudanças no DNA, mais especificamente no gene MC1R, responsáveis pelos cabelos vermelhos, estarem no cromossomo 16. E as mudanças no DNA, no gene OCA2, responsável pelos olhos azuis, serem encontrados no cromossomo 15.
Explicando, os genes alocados no mesmo cromossomo tendem a viajar juntos. Traços ligados geneticamente são aqueles que se encontram no mesmo cromossomo. Como o cabelo loiro e olhos azuis que são encontrados ambos no cromossomo 15. Isso é relevante, pois pode ser definitivo e determinar a forma como esses genes serão passados ​​aos nossos filhos.
Cada um de nós tem 23 pares de cromossomas que contêm quase todos os nossos genes. Passamos nossos genes para nossos filhos nestes pedaços de cromossomos.
Portanto, se as mudanças no DNA para os olhos azuis e cabelo loiro estiverem na mesma cópia do cromossomo 15, eles tendem a viajar juntos. Pense nisso como malas no aeroporto.
Imagine que você tem tintura para cabelo loiro e lentes de contato azuis que você está levando com você em uma viagem. Se você tiver duas malas diferentes e coloca cada um deles em uma mala, há uma chance de que uma mala seja mandada para o Oiapoque e a outra para o Xuí :P. Ficando a sua coloração para cabelo loiro em um lugar e suas lentes de contato em outro.
Mas se você tiver apenas uma mala de viagem, tudo o que tem nela (quase) sempre viaja junto. Onde quer que sua mala de viagem for parar, a tintura de cabelo loiro e lentes de contato azul vão chegar ao mesmo lugar.
A mesma coisa acontece com os genes no mesmo cromossomo. As mudanças no DNA que causa o cabelo loiro e olhos azuis estão geralmente localizadas no mesmo cromossomo (na mesma mala). Então, eles normalmente chegam juntos.
Mas esta explicação não funciona para o cabelo vermelho e olhos claros, porque as mudanças no DNA que causa cada um deles estão situadas em cromossomos diferentes. Elas estão em malas diferentes.
O mais provável é que cabelos ruivos e olhos claros tendam a ficar juntos por pura sorte. E as possíveis vantagens para a sobrevivência e a pele clara vem junto no pacote.
Vamos retroceder e voltar a um tempo que não existisse ainda o cabelo vermelho. Imagine que, por algum motivo, os povos do Norte da Europa têm olhos claros. Isso pode ter se dado porque os seus antepassados ​​acharam olhos mais claros mais atraentes (seleção sexual). Ou talvez haja alguma outra vantagem.
Portanto, temos uma população no norte da Europa, com olhos claros. E em todos os demais lugares existem olhos castanhos.
Agora imagine que uma alteração de DNA aconteça na África e na Europa que faz com que surja o cabelo vermelho. Isso não seria surpreendente o nosso DNA muda o tempo todo.
Na maioria das vezes essas alterações do DNA não tem qualquer consequência visível, mas às vezes elas podem originar uma doença. E às vezes uma alteração do DNA pode alterar características físicas das pessoas.
A pele clara é uma vantagem no Norte da Europa, considerando a escassez da luz solar. Então, vamos pensar agora em uma ruiva que viva na África e uma no Norte da Europa. A ruiva européia leva muito mais vantagens no meio em que vive, até mesmo em relação as pessoas que vivem ao seu redor, por razão de seus cabelos vermelhos e pele clara melhor se adaptarem a escassez de luz.
Mas a ruiva africana enfrenta vários tipos de problemas envolvendo adaptação com o local em que nasceu. Eventualmente, o gene do cabelo vermelho desaparece, porque ele não consegue competir com os demais, mais adaptados ao meio.
O resultado final disso tudo é o nascimento de ruivas de olhos claros. Não porque os genes estão necessariamente relacionados. Mas porque o cabelo vermelho tem maiores vantagens, darwinianamente falando, quando ocorre para aquelas populações geralmente de olhos claros, que vivem em locais onde a luz solar é escassa, como o Norte Europeu.
Não temos nenhuma evidência para essa história. Mas é plausível devido a um efeito colateral de cabelo vermelho - a pele clara.
Todos nós necessitamos de uma determinada quantidade de luz solar para produzir a vitamina D. Se a pessoa não conseguir produzir a vitamina D suficiente pode acabar contraindo o raquitismo.
Assim, quanto mais escura é a pele, mais luz solar será necessária para a produção de tal vitamina. Na Europa do Norte a luz solar é tão escassa que pessoas de pele mais clara têm uma vantagem real sobre as demais.
Na África, as pessoas de pele clara e cabelos ruivos estão em desvantagem real em relação às demais. A excessiva exposição à luz solar pode causar defeitos de nascimento, destruindo seu ácido fólico, podendo ocasionar o câncer de pele mais tarde no decorrer da vida, já que, no nosso retorno ao passado de mentirinha, ninguém inventou filtro solar ainda.
Sendo assim, em que a população acha que o cabelo vermelho vai prosperar e se espalhar? Sim, entre os europeus de olhos claros que vivem no norte.
Chegamos então a uma conclusão de que quanto mais acontecem misturas entre as populações mundiais menos os cabelos vermelhos e olhos claros existirão. Mais ainda, se toda essa pequena história tiver algum sentido, é provável que uma porcentagem cada vez maior dos ruivos nasça com os olhos castanhos. Teremos que esperar para ver. ;)