sábado, 22 de janeiro de 2011

Investigação criminal: Amostra de DNA já permite definir a cor do cabelo

O que antes parecia mera ficção de seriados policiais já é realidade: pode-se descobrir a cor do cabelo de alguém com base em uma pequena amostra de seu DNA.
A técnica, desenvolvida por cientistas europeus, tem alto índice de precisão. Para cabelos pretos ou ruivos, o índice de acerto ultrapassa 90%. No caso de loiros e castanhos, é de mais de 80%. Ou seja, se um bandido se atrapalhar na cena do crime e deixar para trás um pouco de saliva ou uma gota de sangue, os polícias já terão algum vestígio de sua aparência para investigar.
Isso é útil, sobretudo, em casos sem testemunhas ou em um grupo de suspeitos muito amplo.
MÉTODO
Para identificar os "ingredientes" do DNA que determinam a cor dos fios, os pesquisadores analisaram 45 SNPs (pronuncia-se "snips") - alterações de uma só letra química - de 12 genes.
Foram estudadas quase 400 amostras de voluntários, todos poloneses.
Embora a influência desses genes na cor dos cabelos não seja exatamente uma novidade para os cientistas, essa foi a primeira vez que eles realizaram uma pesquisa tão ampla sobre o assunto. Eles descobriram que certas alterações são praticamente exclusivas, ou pelo menos bem mais comuns, em cada cor.
As mudanças que provocam o cabelo vermelho são consideradas mais "nítidas" do que as outras e há tempos já estão documentadas na literatura científica. Mas, mesmo que isso já fosse um grande avanço, não ajudava tanto assim na hora de resolver um crime, segundo especialistas na área. "O teste anterior [que conseguia identificar apenas se o indivíduo era ruivo] não era muito útil porque os ruivos são normalmente muito raros", afirma Manfred Kayser, um dos autores do trabalho, publicado na revista "Human Genetics".
"Por isso, nós procuramos investigar se o DNA poderia ser usado para avaliar com precisão também as outras cores", completou o pesquisador, que é chefe do Departamento de Biologia Molecular Forense do Centro Médico Erasmus, na Holanda.
Resumindo, se antes o crime não compensava só para os ruivos, a partir de agora não vai compensar pra todos os demais também :D~

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Red Power Forever

Anteriormente postei uma matéria só com rastafaris ruivos, agora aqui só os 'Black' Red Powers rsrs
Ruivos atacando com penteados negros :)