quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ruivos são comuns na Escócia devido ao clima.


Entre 1% e 2% da população do planeta é formada por ruivos. Contudo, na Escócia, essa cor de cabelo é mais comum - chega a 13% da população, ou 650 mil pessoas. O motivo para os ruivos serem mais comuns em terras escocesas é discutida por cientistas. Agora, Alastair Moffat, diretor projeto ScotlandsDNA, afirma que o motivo é o clima. As informações são do Daily Mail.
O estudo genético tenta fazer um "mapa dos ruivos" nas ilhas britânicas, para tentar descobrir quantas pessoas carregam o gene que dá a cor característica ao cabelo. Moffat, contudo, já disse na quarta-feira sua própria teoria: "Eu acho que tem a ver com a luz do sol. Todos nós precisamos de vitamina D do sol, mas a Escócia é muito nublada."
Segundo o pesquisador, a pele mais clara dos ruivos ajudaria a absorver mais luz do sol e, portanto, produzir mais vitamina D. Os ruivos têm um gene recessivo no cromossomo 16. O cientista diz que, apesar de alertas de que a população de ruivos pode diminuir até o ponto de desaparecer, isso deve levar muitas gerações para ocorrer.