segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como ajudar seus filhos ruivos a lidar com a sua ruivisse na infância

Quando o seu filho ruivo começar a perguntar por que a cor do cabelo dele é diferente da dos coleguinhas de escola, e não tiver idade suficiente pra entender cientificamente o porquê dos seus cabelos serem vermelhos, conte para ele que:
1) Papai do céu usa várias tintas no céu pra colorir a cor dos cabelos de cada um, no dele Ele usou a tinta vermelha.
2) Cada sardinha representa um beijo de um anjo.
3) Mostre outras pessoas ruivas na família, se houver.
Mesmo assim ele não entenderá! Não importa o que você diga, ele ainda vai continuar a se sentir o “diferente” na escola, e, em muitos casos até dentro de casa mesmo. Ele não vai conseguir entender e se aceitar, até perceber que o seu cabelo é bonito justamente por ser diferente. Então, você pode também adotar outras medidas mitigadoras de emergência: :P
1)    Se você não for ruiva natural, nem o seu marido, pinte o seu cabelo de vermelho. Isto ajudará a criança a não se sentir tão diferente assim.
2)    Leia e conte pra ele curiosidades legais sobre os ruivos.
3)    Presenteie também com bonecos (as) ruivos, pra que a criança perceba que há diferentes cabelos mesmo entre os brinquedos e se sinta menos excluído.
4)    Existem inúmeros desenhos animados com personagens ruivos, use-os como exemplos para ressaltar os pontos positivos de ser ruivo.
Principalmente as crianças ruivas sentem-se muito rejeitadas, por serem diferente das demais. Querem ser igual aos outros, pra fugirem dos apelidos e se sentirem mais integradas ao meio. Ajude seu filho a ter orgulho da linda cor dos seus cabelos ruivos. :)
Quem tiver alguma outra sugestão e ideia de como lidar com tal situação, fique à vontade pra comentar.