sexta-feira, 19 de março de 2010

Ruivos na Religião e nas Tradições Mitológicas

1) Vermelho é a cor de tingimento favorita no Islã. Conta-se que o Profeta Muhammad costumava usar Henna para tingir seu cabelo de vermelho. Henna é uma planta que tradicionalmente tem sido usada para tingir o cabelo de vermelho. Al-Bukhari relatou em seu Sahih: “Fomos à Umm Salma e ela trouxe para nós alguns dos cabelos do Mensageiro de Deus, e eis que ela foi tingida com hena e índigo" (Bukhari, Libas, 66) e no Sunan 4, é relatado que ele disse, 'O melhor que você pode usar para mudar a cor dos cabelos brancos são henna e Katam (Katam é uma planta do Iêmen, que produz um corante vermelho-preto)" (Tirmidhi, Libas, 20).

2) Supõe-se que o corpo inteiro de Esaú era coberto por cabelos vermelhos. O rei Davi também é conhecido por ser dotado com cabelos vermelhos, com base na descrição de sua aparência física como "Admoni", o termo hebraico normalmente interpretado no sentido de "corado" e / ou 'ruivo' (1 Samuel 16-17).

3) Em representações artísticas modernas, Maria Madalena é comumente retratada com longos cabelos vermelhos, embora nunca tenha sido mencionada uma descrição sobre a cor dos seus cabelos na Bíblia.
4) Thor, da mitologia nórdica, era geralmente retratado como tendo cabelos vermelhos. Os egípcios antigos associavam tanto os ruivos quanto animais com pelos vermelhos com o Deus SET, considerando-os favorecidos pela divindade poderosa e temperamental.

5) Há uma tradição entre os astrólogos de que o planeta Marte (o "planeta vermelho") provavelmente se ergue mais próximo do horizonte leste (ou perto do Ascendente astrológico, que supostamente influencia na aparência de uma pessoa) no momento do nascimento de um bebê ruivo ao contrário do que acontece com população em geral.

6) Aquiles, o personagem central de Ilíada, de Homero, é descrito como tendo cabelo vermelho, possivelmente contribuindo para os mitos sobre temperamento das pessoas ruivas.

5 comentários:

  1. Vale lembrar que na Idade Média, ruivas eram queimadas ainda muito jovens pois eram consideradas bruxas devido a cor do cabelo... a Igreja e a inquisição mostrando as garras!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso fosse verdade, não haveriam ruivas na Europa (todas assassinadas pela Inquisição)😂🤣

      Excluir
    2. Mesmo se você matasse todos os ruivos hoje, ainda iria nascer ruivos. Se eles tivessem matado todas as ruivas nessa época, não iria impedir de nascer novos ruivos. Rutilismo é mutação genética, pode está presente em qualquer um, e os pais com o gene pode passar para os filhos, mesmo que os pais não sejam ruivos.

      Excluir
  2. é..vale lembrar que no século 16, a gordura de um homem ruivo era um ingrediente essencial para poções. UAHuahUAH adoooro

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu não tinha visto essa resenha!!! Que legal, é realmente Maria Madalena, Caim, dentre outros eram retratados com cabelos ruivos, por simbolizarem pecado!!!

    ResponderExcluir