segunda-feira, 3 de maio de 2010

Curiosidades ruivas ;)

Existem diferentes tipos de cabelos vermelhos. Algumas pessoas parecem ter os cabelos alaranjados, vermelhos brilhantes e outras acaju. Tanto quanto sabemos, a genética destes tons de ruivo é bastante semelhante, sendo que as alterações no gene parecem ser de suma importância para todos os tipos de cabelos vermelhos. No entanto, deduz-se que se a pessoa tem o cabelo de tom vermelho ela possui uma probabilidade maior de carregar duas cópias diferentes do gene ruivo do que se ela tem os cabelos de tons alaranjados. Contudo, esta afirmativa não é completamente comprovada.
Outro enigma sobre os cabelos vermelhos é o de que alguns homens podem ter barba vermelha, mas o cabelo de cor escura. Isto não é totalmente surpreendente, pois muitos mamíferos possuem uma parte do corpo de uma cor diferente da outra. Este fato é claramente compreendido em alguns animais, uma vez que estes animais produzem uma proteína diferente, que parece ter o efeito oposto ao gene do cabelo vermelho. Entretanto, nos humanos não se acredita ocorrer o mesmo, mas observa-se que as pessoas que têm barba vermelha são mais propensas a realizar pelo menos uma cópia diferente do gene ruivo.
Outro fato curioso está nas mudanças da tonalidade do cabelo durante a vida. A maioria das pessoas tende a nascer com os cabelos mais claros e estes tornarem-se mais escuros, especialmente durante a adolescência e a puberdade. Pode-se observar que as células que produzem melanina se tornam mais ativas neste período, mas não se entende o porquê disso. Da mesma forma, não se entende o tom grisalho e a mitigação dos cabelos na velhice. Pessoas com cabelos vermelhos, geralmente, possuem diversas tonalidades de cores de ruivo em diferentes momentos de sua vida.
Uma curiosidade médica do cabelo vermelho é que os indivíduos com cabelos vermelhos são, em média, mais propensos a se queimar no sol e incorrem num risco maior de contrair o câncer de pele.
Não se sabe com certeza quando o primeiro ruivo caminhou sobre a Terra, mas, com base em pesquisas, supõe-se que há cerca de vinte mil anos atrás. Em termos evolutivos, isso é relativamente recente, e embora não haja certeza quanto ao fato. Uma teoria preceitua de que pode ter havido alguma vantagem de ter cabelo ruivo e pele pálida em climas de menor incidência de luz solar. Uma razão para isso é a produção da vitamina D depende do tom da pele, e, portanto, pessoas de pele clara necessitariam de menor quantidade de luz solar para a produção da vitamina e combate do raquitismo; uma verdadeira seleção natural de Darwin.

5 comentários:

  1. Em relação a mudança do tom de cabelo, quando eu nasci falaram para a minha mãe que o meu cabelo mudaria com o tempo. Hoje estou com 25 anos e continuo com o mesmo tom laranja de quando nasci. Sou a única ruiva que conheço que continuou com o mesmo tom, os outros (primos) hoje estão loiros ou com o ruivo quase castanho.

    ResponderExcluir
  2. meu nome é alan Castelo, sou ruivo 29 anos e não tenho nenhum amigo(a) ruivo..., meu orkut e msn é alancastelo81@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Thiago Grigorio,tenho 19 e sou ruivo,tambem me falaram q a cor do meu cabelo ia mudar,mas até hj ta a mesma coisa.Tenho uma prima ruiva,mas é distante,meus pais não são,meus irmãos não são,meus tios não são.Será q a maioria dos ruivos tem sardas?eu não tenho.Vcs já sofreram preconceito por serem ruivos?um amigo meu me disse q os ruivos são o unico povo q não sofre preconceito,mas já sofri e não foi pouco,hj q os apelidos se restringiram a foguinho.Descobri q é no reino unido onde tem a maioria ruiva,foi bom achar meu povo..kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. fale Thiago,
    realmente ainda há muito preconceito, principalmente na escola né.
    mas ó, acredito que você ainda não conhece a comunidade do orkut
    procure no orkut por um dos perfis denominados
    "RUIVOS NATURAIS"
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Larissa Valentim , tenho 14 anos , tenhos os cabelos ruivos .. , em minha familia não tem nenhum ruivo eeu sou a unica da familia com cabelos diferentes \o/ , tenho poucas manchinhas no rosto , quando eu era pequena eu tinha um monte mais com o tempo fooi saindo fikei com algumas em volta do naris e uma grandinha na buchecha , uma curiosidade importante do meu cabelo é que em dias de sool ele fika maais claro mesmo não estando ao sol ,no inverno ele fica um ruivo mais claro , o tom do meu cabelo é um ruivo clarinho uma cor diferente ! , caso alguem queira veer como sou meu face é larissaa078@hotmail.com , abraços ;D

    ResponderExcluir