sábado, 6 de novembro de 2010

Ruivos são descendentes dos Vikings?

Por que ligam os ruivos irlandeses com a invasão Viking quando na verdade vikings eram normalmente loiros ou morenos?
Claramente, obras clássicas da literatura épica documentam que haviam muitos ruivos na Irlanda (e na Europa Celta) muito antes dos viking. Esta teoria do gene ruivo Viking cheira a uma ressaca cultural vinda do século 19, do Pensamento Romântico, onde a noção de superioridade racial fora misturada com os ideais do nacionalismo romântico. (Viking Revivalism)

Embora houvessem realmente Vikings escandinavos ruivos (e de cabelos escuros), a idéia de que o gene ruivo foi introduzido na Irlanda pelos Vikings e, em seguida, estes foram espalhados para os seus descendentes é um mito.
Além disso, a literatura medieval revela que a maioria dos vikings eram loiros (ou de cabelos escuros), mas não ruivos. Se fossem ruivos, eram apontados com apelidos como o Eric, o Vermelho, ou Rurik. Entretanto, o apelido “Vermelho” também podia significar bochechas/pele rosadas, cor do cabelo, ou sangue, pois alguns Vikings se pintavam de vermelho antes de uma batalha (para esconder o sangue? talvez).
Vermelho é a cor do cabelo mais rara do mundo: menos de 4% da população mundial tem o cabelo naturalmente ruivo. Escócia e Irlanda têm uma incidência anormalmente elevada de ruivos em sua população (a Escócia atualmente possui de 11 a 13% de ruivos e na Irlanda existem 10%). Enquanto que o restante da população concentrada ao norte da Europa soma cerca de 2% de ruivos. O resto do mundo: 1%. Em contrapartida, a Suécia (um grande reduto Viking), curiosamente, quase não tem ruivos.
Os cientistas concordam que cabelo vermelho é mais comum entre aqueles com raízes genéticas do noroeste da Europa, especialmente na Irlanda e na Escócia (e, por extensão, a Argentina e a Austrália, através da imigração e colônias penais). Isto significa que o povo escocês e o irlandês tem maior chance de carregarem genes celtas para gerar descendentes ruivos. O povo irlandês carrega a maior proporção de genes ruivos (e suas variações) no mundo. 
Portanto, parece improvável que os vikings foram os responsáveis por disseminar o gene ruivo na Irlanda. Ainda, os irlandeses não se deixaram subjugar pelos Vikings. Na realidade, os Vikings sofreram severas perdas nas mãos dos irlandeses. Na Batalha de Clontarf, por exemplo, cerca de 6.000 a 12.000 morreram, fazendo desta uma das maiores batalha da era medieval, marcando o fim da ocupação Viking na Irlanda.

11 comentários:

  1. ADOREI !!
    COMO SEMPRE MMMUITO BOM !

    ResponderExcluir
  2. Essa fotinho aí eu sei da onde você tirou! De uma animação, (por sinal adorei a animação) não me peça pra lhe dizer o nome porque eu realmente não sei!KKKKKKKKK. Mas, esta resenha só confirma o fato dos ruivos serem "Fogo" , gostaria de fazer uma pergunta.
    Será que o preconceito com pessoas ruivas está relacionado a eles, os vikings? Por que a pouco tempo você colocou uma resenha falando de um garoto que sofre muito preconceito nos EUA E Ingleterra, e uma das maiores queixas dele é sobre o fato de alegarem que ele não possui alma. Será que o fato dos ruivos representarem por história força, vitalidade, contribui para o preconceito, ou será que é inveja mesmo?? Responde aí Filipe!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. rsrs sim Laísa, esse viking ruivo é da animação "Como Treinar seu Dragão?" por sinal, muito legal o filme.
    Há muito preconceito por associação dos ruivos aos vikings sim, mas esse negócio de ruivos sem alma virou meio que "modinha" nos USA e outros países por conta do episódio do South Park chamado "Ginger Kids", onde eles pregam que os ruivos sofrem de uma doença (Gigervit) e não tem alma. Postei o episódio no blog é só procurar na busca que vale muito a pena. Apesar de toda a repercussão negativa e preconceito direto dá pra rir muito com ele rsrs.

    ResponderExcluir
  4. nada a ver, ao contrario para mim esses povos barbaros, ou viking,sei la, lembram muito com loiros, fortes, tipo he man, e outra so acho mulher de cabelo ruivo bonito,mas como sou mulher e gosto de homens, prefiro os morenos e os loiros, sou branca, tenho os cabelos castanhos, mas ja ficaram meio avermelhados,beijos

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis saber se não tinham vikings de cabelo moreno.
    Agora vou poder jogar na cara de um professor ruivo q tem mais chance de eu ser um viking do q ele, haha

    vlw pela ajuda

    ResponderExcluir
  6. Nunca percebi preconceito contra os ruivos aqui no Brasil. Acho essa característica extremamente bela. A sua namorada tem um irmão também ruivo para me apresentar? rsrs. Mirelli

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O ruivo, vem das misturas em que o povo judeu ( ciganos) fizeram por toda parte.

    ResponderExcluir
  9. Olá, na Rússia também a um local com uma taxa de ruivos equivalente a da Escócia, 10%, com isso penso que possa ser uma antiga colônia celta, bem como os Gálatas na Turquia ou uma ramificação do povo indo-europeu antes de chegar ao noroeste da Europa, tendo em vista esses argumentos, o q vc acha sobre isso?

    ResponderExcluir
  10. Sou descendente de português, na minha família em cada geração nasce um ruivo. Eu tinha um tio avô ruivo, meu psi era ruivo, tenho uma prima ruiva e uma sobrinha neta ruiva. Não reconheço o preconceito contra os ruivos.

    ResponderExcluir
  11. Sobre esse assunto realmente não faz muito sentido a Irlanda e Escócia (Reino-Unido) ter a população mais ruiva do mundo por causa das invasões vikings, até porque no Norte da Europa onde habita os descendentes dos Vikings não tem tanto ruivos quanto as ilhas britânicas mas sim muitos loiros e morenos, os ruivos deve ser de ancestrais Celtas.

    ResponderExcluir