terça-feira, 8 de março de 2011

Judas Iscariotes – ruivo?

Obviamente, nós nunca saberemos se Judas Iscariotes, o famoso apóstolo da Bíblia que traiu Jesus Cristo por 30 moedas de prata, foi realmente ruivo ou não, mas ele é frequentemente retratado em pinturas medievais como tendo os cabelos e barba vermelhos flamejantes. A expressão "cor de Judas" foi usado para se referir ao cabelo vermelho, e não menos do que um personagem de William Shakespeare fez referência a ele em “As You Like It” ("Seu cabelo é da cor da dissimulação, algo mais marrom do que o de Judas").
Como uma grande ironia do destino, acredita-se que a figura de Judas foi pintada pelos artistas da época como tendo os cabelos vermelhos em função da necessidade de fazer com que o traidor se destacasse dos demais Apóstolos nas pinturas, tendo este fato contribuído para séculos de discriminação e atitudes negativas em relação aos ruivos.

3 comentários:

  1. poxa nada haver !! dessa eu ñ gostei viu !! kkkkkkkk


    ane

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Filipe, muito legal seu blog! Bem direcionado. As vezes se procuram coisas na internet que uma ou duas pessoas abordam. Continue enriquecendo seu material. Depois faça uma pesquisa sobre o faraó Ramsés II, ele também era ruivo.

    www.mortenahistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir