quarta-feira, 2 de março de 2011

Será mesmo que os cabeças vermelhas um dia vão desaparecer? acho que não ;)


Segundo a revista National Geographic menos de 2% da população mundial é ruiva natural, devido a uma mutação no norte da Europa milhares de anos atrás. A genética do cabelo ruivo é complexa já que um dos principais genes que determinam a cor do cabelo tem 40 variantes, mas só 6 dão lugar ao vermelho.
Por isso se os ruivos quiserem salvar a sua "espécie", deverão mudar-se para Escócia já que é estimado que 40% dos escoceses são portadores do gene "vermelho" e que 13% são ruivos naturais.
Segundo os estudiosos, os ruivos poderiam desaparecer da terra antes de 2060, ainda que outros afirmam que o gene pode permanecer inativo durante gerações para depois voltar a manifestar-se. 
Por culpa da globalização e principalmente da miscigenação este gene é cada vez mais raro, ainda que só necessite que um dos progenitores seja ruivo para poder transmitir esta característica, esta possibilidade aumenta exponencialmente quando ambos sejam ruivos. 
A matéria da revista ainda afirma que em princípio o gene "vermelho" tinha como efeito benéfico aumentar a capacidade do corpo humano de sintetizar a vitamina D mediante a luz solar. No entanto atualmente os ruivos são mais propensos ao câncer de pele e têm uma menor tolerância à dor.
(especulações...)

3 comentários:

  1. muito interessante , adorei.
    bjs

    ane

    ResponderExcluir
  2. ainda acho q os ruivos deveriam se unir e procriar o + rapido possivel!
    shuashaushasu
    \o/

    ResponderExcluir
  3. lá vem a mente poluída kkkk
    arranja o teu ruivo logo lili e salvem a espécie

    ResponderExcluir