quinta-feira, 18 de agosto de 2011

EU SOU RUIVA E... (por Mônica Ceola)


…  ADORO!
Eu nasci Ruiva, isso/assim mesmo, com letra maiúscula.
E como me irrita quando me chamam de loura.
Loura quem, cara pálida?
Eu sou Ruiva!
E uma Ruiva de cabelos lisos, normalmente elas são de cabelos cacheados.
E tenho olhos castanhos,  normalmente elas têm olhos azuis ou verdes.
Sou uma Ruiva absolutamente diferente, perfeito pra quem não se sente atraída por quase nada que é lugar comum.
Sei bem que as ruivas geram curiosidade, mas vamos à explicação científica primeiramente:
Rutilismo é a característica genética responsável pela ocorrência de cabelos ruivos, ou seja, pêlos e/ou cabelos de coloração vermelha ou avermelhada (laranja, dourado e tons afins).Em 1997 descobriu-se a bioquímica dos cabelos ruivos, demonstrando-se  que estes se associam ao receptor da melanocortina-1 e componentes de ferro. Acredita-se que o gene recessivo associado teria uma antiguidade. Todos os ruivos apresentam variantes na região MC1R do cromossomo 16. Termos possíveis em português para um indivíduo ruivo são: além de ruivo, rufícomo, russícomo, rubícomo, rubicápilo e o hipocorístico latino rubi capital. Muito mais fácil dizer ruiva(o), certo?
Mais algumas curiosidades:
1ª] Os primeiros ruivos da humanidade surgiram há aproximadamente 50 mil anos atrás na África, tendo chegado depois à Europa; 2ª] Estudos indicam que, provavelmente, alguns neandertais eram ruivos.Os cabelos avermelhados são uma mutação genética; 3ª] Ruivos constituem apenas 4% da população mundial. A maioria mora no Reino Unido, na República da Irlanda ou na Austrália; 4ª] Em meados do século XVII, no final do reino da rainha Elizabeth I, a crença nas fadas chegou ao sudeste da Inglaterra. Desde aqueles tempos, elas são frequentemente imaginadas e representadas como lindas mulheres de cabelos ruivos; 5ª] Um estudo feito em 2002 observou que ruivos são sedados com dificuldade, necessitando de 20% mais anestesia em relação às outras pessoas; 6ª] Adultos possuem aproximadamente 120 mil fios de cabelo no couro cabeludo. Os ruivos são os que possuem menos, os loiros possuem um pouco mais e os morenos têm a maior quantidade de cabelo dentre todos; 7ª] Os palhaços ruivos têm sua origem na Rússia; 8ª] No século XVI, a gordura de um homem ruivo era um ingrediente essencial para poções; 9ª] Lembra do filme Perfume: A história de um assassino?  A essência  do melhor perfume estava nas “vermelhas”; 10ª] Na Catedral de São Paulo, em Londres, gravuras contam a história da queda do paraíso. Eva é representada com longos cabelos vermelhos. O cabelo ruivo de Eva tem relação com o pecado, assim como as antigas letras escarlates que marcavam as adúlteras; 11ª] O filho de Eva, Caim, que matou seu irmão, Abel, é muitas vezes representado como ruivo; 12ª] A crença de que os ruivos são bruxos é parte da cultura germânica; 13ª] Os egípcios consideravam a cor vermelha tão azarenta, que queimavam mulheres ruivas em rituais que tinham como objetivo extinguir os cabelos avermelhados.
E  Hollywood ajuda a “vender” esses mitos:
Qual a cor do cabelo do menino capeta do filme?
Que cor de cabelo tem a mulher  linda, mas vil, má?
BINGO! Resposta pras duas perguntas: RUIVO!
Existe uma aura de curiosidade e de mistério, parece-me.
Todos os homens que conheço e perguntei qual a primeira coisa que vem na cabeça quando vê uma ruiva  eu escutei basicamente a mesma coisa: misteriosa, dominadora, incontrolável, insaciável, inusitada, indomável, independente. Uau, hein?
Mas o mais engraçado que eu escutei foi: eu sempre paro pra me perguntar se ela prefere mesmo homens… Interessante.  Pois é,  é o tal inconsciente coletivo.
Anyway,  o bom é que  há ruivas pra todos os gostos: cabelos mais para os tons de cobre e marrons, outros mel e caramelo, mais sardentas ou menos, mais brancas, mais rosadas, muitas possibilidades!
Agora o que é mais curioso é que cedo ou tarde uma ruiva vai ser surpreendida com uma pergunta feita sempre com meandros e rodeios: além do cabelo, todos os outros pêlos são vermelhos também?
Bem, os felizardos que conheceram uma ruiva de verdade  já tem a resposta, quanto ao restante, continuaremos a  povoar suas imaginações…

Mais textos da Mônica em: http://whathellisthat.wordpress.com/

7 comentários:

  1. Muito legal! Informações que eu desconhecia..vivendo e aprendendo no Ruivos Mania!!!!

    ResponderExcluir
  2. Também adorei.....Amo ser ruiva, apesar de me sentir um pouco narcisista neste aspecto..rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mônica adorei o texo , eu tambem Amo ser Ruiva :p

    Ane ,

    bjão amor
    te amo marido :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, também sou ruiva, de olhos castanhos bem claro. Adoro ser ruiva, diferente...Quando era criança era alvo de apelidos por ser diferente. Depois de adulta as pessoas tem uma reação que ja me irritou e agora me diverte, ficarem encarando onde divido o cabelo para ver se as raizes são de outra cor. Amei o Blog.

    Maria

    ResponderExcluir
  5. Adorei....os homens ficam muitíssimo curiosos,e as mulheres invejadas.Na minha familia somos 3 mulheres ruivas.

    ResponderExcluir
  6. Amo demais ser ruiva e também tenho os olhos castanhos,mas confesso que queria ter os olhos claros e eu tinha chances,meu avô tinha os olhos verdes e minha bisavó olhos azuis :p

    ResponderExcluir