segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como ajudar seus filhos ruivos a lidar com a sua ruivisse na infância

Quando o seu filho ruivo começar a perguntar por que a cor do cabelo dele é diferente da dos coleguinhas de escola, e não tiver idade suficiente pra entender cientificamente o porquê dos seus cabelos serem vermelhos, conte para ele que:
1) Papai do céu usa várias tintas no céu pra colorir a cor dos cabelos de cada um, no dele Ele usou a tinta vermelha.
2) Cada sardinha representa um beijo de um anjo.
3) Mostre outras pessoas ruivas na família, se houver.
Mesmo assim ele não entenderá! Não importa o que você diga, ele ainda vai continuar a se sentir o “diferente” na escola, e, em muitos casos até dentro de casa mesmo. Ele não vai conseguir entender e se aceitar, até perceber que o seu cabelo é bonito justamente por ser diferente. Então, você pode também adotar outras medidas mitigadoras de emergência: :P
1)    Se você não for ruiva natural, nem o seu marido, pinte o seu cabelo de vermelho. Isto ajudará a criança a não se sentir tão diferente assim.
2)    Leia e conte pra ele curiosidades legais sobre os ruivos.
3)    Presenteie também com bonecos (as) ruivos, pra que a criança perceba que há diferentes cabelos mesmo entre os brinquedos e se sinta menos excluído.
4)    Existem inúmeros desenhos animados com personagens ruivos, use-os como exemplos para ressaltar os pontos positivos de ser ruivo.
Principalmente as crianças ruivas sentem-se muito rejeitadas, por serem diferente das demais. Querem ser igual aos outros, pra fugirem dos apelidos e se sentirem mais integradas ao meio. Ajude seu filho a ter orgulho da linda cor dos seus cabelos ruivos. :)
Quem tiver alguma outra sugestão e ideia de como lidar com tal situação, fique à vontade pra comentar.

12 comentários:

  1. é possível existir um ruivo natural de pele parda?

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim Erik.
    o que define os ruivos é a cor dos seus cabelos. Ruivos são aqueles que possuem os cabelos em tons avermelhados e alaranjados (cor da pele, sardas...nada disso importa).
    dá uma olhada nesse post aqui que pode esclarecer algumas coisas:
    http://ruivosmania.blogspot.com/2010/10/ruivos-mesticos-saiba-o-que-e-sarara.html
    abraço
    Filipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimas dicas é assim msm que deve ser feito !!!

      te amo amor ***




      Ane

      Excluir
    2. Tá vendo como eu entendo rs ;)
      bjs
      Te amo
      Filipe

      Excluir
  3. Bom, sempre me colocaram apelidos na escola. Mas eu nunca liguei e eles pararam ^^
    Eu sei que eu sou especial @@
    KKKKKKKKK'

    ResponderExcluir
  4. Eu tmbm anônimo (que nome esquisito..), as pessoas me chamam de foguinho, cenoura, pimentinha ou até mesmo de pingo..dá pra entender esse povo? EU SÓ TENHO 7 ANOS!!! E meu nome é Hugo gente! Isso é bulyngg (é assim que se escreve??)! Felipe dá uma força aí, vai. 8-P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gentee! Tô passando pra dizer que se esses otários por aí chamarem vocês de cabeça de fogo, cenoura e tal, uma tarefa muuito importante: REVIDE!
      Olha, ontem eu estava passando no corredor da faculdade, e um idiota me chamou de cenourinha exótica...
      ...
      ...
      Dei 7 voadoras nele, uma seguida da outra, 2 socos no olho e um chute lá naquele cantinho aonde você está pensando mesmo!
      Depois vieram apartar a "briga", e ainda disseram que eu peguei pesado... Oras, quem mandou insultar.

      E N F U H V



      e
      s
      s
      a

      n
      ã
      o

      f
      o
      i

      u
      m
      a

      h
      i
      s
      t
      ó
      r
      i
      a

      v
      e
      r
      í
      d
      i
      c
      a
      !

      Excluir
  5. oi gente,
    ó se vcs tiverem facebook adicionem esse grupo aqui ó
    http://www.facebook.com/groups/158631284206904/
    lá vcs vão achar outros milhares de ruivos e vão ver que tds já passaram por isso :)
    o pessoal de escola é meio bobão msm, mas depois isso passa.
    abraços

    Filipe

    ResponderExcluir
  6. Oi Lipe, o que vc vai fazer hoje à noite hein? (o) __

    ResponderExcluir
  7. Nossa!Como eu sofri na infância viu!!Não tive orientação nenhuma.....sofria o tal do bullyng.....

    ResponderExcluir