terça-feira, 22 de maio de 2012

Ruivos em Portugal


A presença de ruivos em Portugal ocorre ocasionalmente de norte a sul do país. Curiosamente, a povoação chamada “A dos Ruivos” teve o seu nome devido à presença de um grande número de ruivos no local.
De acordo com o antropólogo e médico Eusebio Tamagnini, numa pesquisa realizada sobre pigmentação de cabelo, publicado em 1936 pela Universidade de Coimbra,e em outras pesquisas produzidas por Mendes Correa,Cardoso Fonseca e Lopes Gonçalves,a média de ruivos em Portugal é de 3%.

Quem é de Portugal por aqui? Comentem aí galera :)

24 comentários:

  1. Olá. Sou portuguesa e sou ruiva natural e é verdade que em Portugal não há muitos ruivos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,
      Que bom receber sua visita por aqui, representando os ruivos portugueses :)

      Excluir
  2. Eu faço parte desses 3% :D
    mas só na minha pequena vila tem 4 ruivas, e 2 ruivos :o

    ResponderExcluir
  3. Eu sou portuguesa mas muito infelizmente não sou ruiva... Mas tenho um fascínio enorme por vocês! Por isso hoje que descobri este blog comecei a adora-lo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Meu sobrenome veio de origem Portuguesa e espanhola: Lavareda. Conta-se na tradição familiar que eramos uma família de ruivos, tão ruivos que nos apelidaram de Labareda por causa da cor dos cabelos. Mas por causa da miscigenação, isso se perdeu. Dizem que surgiu no Reino das Asturias( provincia espanhola), migrou para região de Galiza, depois Portugal ao norte( região Rio D'ouro e Rio Minho) depois vieram ao Brasil. Gostaria muito de saber se há Lavaredas Ruivos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Labaredas é um sobrenome de cristão novo, estando relacionado a cor do cabelo.

      Excluir
  5. Sabiam que vai haver um encontro no dia 25/07/2015?

    https://www.facebook.com/events/638368216263047/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou Brasileiro,porem Moreno más me sinto Ruivo acho que até tenho algum ancestral Ruivo pois minha Mãe tem Sardas no rosto

    ResponderExcluir
  7. Sou brasileira morena, quando pego sol meu cabelo fica castanho avermelhado. Tenho dupla cidadania brasileira e portuguesa.Minha mãe é portuguesa e loira. Adoraria conhecer e namorar um brasileiro ruivo ou um português ruivo.

    ResponderExcluir
  8. Sou brasileira morena, quando pego sol meu cabelo fica castanho avermelhado. Tenho dupla cidadania brasileira e portuguesa.Minha mãe é portuguesa e loira. Adoraria conhecer e namorar um brasileiro ruivo ou um português ruivo.

    ResponderExcluir
  9. Opa, sou descendente desse povoado "a-dos-ruivos" e sou brasileiro. Nao sou ruivo, apenas a barba e possuo a pele "celtica"(extremamente branca e com sardas). Nao sou descendente unicamente dessa região e de Portugal, mas creio que parte dos traços mais "vermelhos" tenham vindo dessa minha descendência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome é Ruivo, meus antepassados vieram dessa região, sou brasileiro do Estado do Ceará, porém aqui são pouquissimas pessoas com esse sobrenome. Somos cristãos novos, ou judeus safarditas, também conhecidosna época como marranos, para ser especíco, somos da Tribo de Judá, a linhagem real descrita na Bíblia.

      Excluir
    2. Quem se estabeleceu nessa região e fundaram o povoado foram Cavaleiros Templários, fugindo da perseguição francesa e do Papa.

      Excluir
  10. Olá, eu sou português e sou ruivo, acabo de conhecer o vosso blog, e estou a adorar!
    Em Portugal não têm muitos ruivos, eu sou de Lamego, e em Lamego têm alguns, principalmente nas pequenas aldeias, acho que o numero de ruivos em Portugal desceu, devido ao êxodo rural!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá só do Brasil sou Lopes e ruivo qual o sobrenome de seus avos e bisavôs

      Excluir
  11. Sou brasileira, e morena. Meu pai é português e tem sobrenome Ruivo, eu também me chamo Ruivo. Amo este nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Kelton da Silva Ruivo, do Estado do Ceará. Nossos antepassados são cristãos novos, judeus convertidos ao catolicismo, devido a inquisição. Somos judeus sefardita.

      Excluir
  12. Sou brasileira, e morena. Meu pai é português e tem sobrenome Ruivo, eu também me chamo Ruivo. Amo este nome!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gostei muito do blog.
    Sou brasileiro. Graduado em Informática. Se for da vontade de Deus, Adoraria conhecer, namorar, casar e formar uma linda familia com uma ruiva carinhosa.

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho o sobre nome Lopes e ruivo na família porem me registara so com sobre nome Lopes tenho muita vontade de conhecer meus parentes em Portugal se alguém tiver interesse em conhecer minha história estou disposto a conhecer também a Vcs ok

    ResponderExcluir
  15. Sou Kelton da Silva Ruivo, resido no Estado do Ceará, na cidade de Fortaleza (capital), Brasil. É muito bom entrar em contato com vocês, pois somos familiares, ou mais do que isso, somos irmão de sangue, devido a nossa arvore genealógica que é a mesma. Somos judeus de sangue, pois muitos de nos não seguem o judaismos, mas se obsevarmos nossos avós ou bisavos, veremos muitos habitos jadaicos em suas atitudes, principalmente nas supertições. Espero contribuir com o pouco de conhecimento que tenho sobre o assunto e aprender mais um pouco com o conhecimento que vocês tem a passar para mim. Shabbat Shalom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelton minha familia desembarcou no RJ, meu tios moraram por lá, mas meu pai morou em Pernambuco e la casou com a minha mãe...quem sabe somos parentes!? Meu sobrenome é Ruivo.

      Excluir
  16. Me Chamo Elizabeth Ruivo, meu pai é português. A pessoa do Ceará pode ser meu parente hehehe

    ResponderExcluir
  17. Me Chamo Elizabeth Ruivo, meu pai é português. A pessoa do Ceará pode ser meu parente hehehe

    ResponderExcluir