sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cabelos vermelhos são herança genética


Merida e os irmãos Harris, Hubert e Hamish (personagens do filme Valente da Disney) têm os cabelos vermelhos como o pai, o rei Fergus. No mundo, os ruivos são minoria, correspondem a cerca de 2% da população mundial. Só que na Escócia - cenário de Valente - e na Irlanda o número é bem maior; aproximadamente 10% dos habitantes possuem madeixas cor de fogo.
Todo ruivinho tem parente com fios avermelhados, mesmo que seja bem distante e não o conheça. A coloração é herança genética. Significa que é transmitida dos pais para os filhos por meio dos genes (códigos que compõem o DNA, o qual carrega todas as informações de como cada pessoa será).
Mas nem sempre o pai e a mãe são ruivos. É que os genes deles precisam ter determinada quantidade da característica para que se manifeste no bebê. Então, a cada geração que passa, ela se acumula até atingir a porção certa - o que pode demorar para acontecer. Somente assim, alguém nasce com os cabelos vermelhos.
Cientistas descobriram que pelo menos parte dos Neandertais (parentes do homem moderno, que viveram na Europa e Ásia entre 230 mil e 30 mil anos atrás) eram ruivos.

8 comentários:

  1. Oi Filipe vc foi assistir Valente, gostou do filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erassss, ainda não fui assistir, mas tô doido pra ir.
      talvez assista só em dvd mesmo rs :/

      Filipe

      Excluir
  2. Olá Filipe.
    Gostaria de saber se isso é normal:
    Eu sou filha de uma ruiva, cm um israelita:
    Tenho o tom de pele 12 na Escala cromática von Luschan
    Tenho olhos cor de mel
    Cabelos e sobrancelhas ruivos alaranjados
    E os cilios e pelos do corpo são castanhos escuros...
    Pq isso acontece??
    Se possível faça um post explicando, o pq de algms pessoas serem ruivas e terem pelos escuros!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Filipe.
    Eu sou a ruiva mais estranha que eu já ví:
    Sou filha de um hebreu (traços tipicos de hebreus: cabelos pretos, olhos preto, pele q bronzeia...), e uma ruiva.Nasci com cabelos escuros, foi assim até os meus 08 anos, a partir daí, meu cabelo caiu quase tdo, nasceu ruivo alaranjado, eu tenho tom 12 na Escala cromática von Luschan,olhos cor de mel e fiquei ruiva, pq será q isso aconteceu?
    Outra coisa curiosa é o fato de só o meu cabelo e minha sobrancelha serem ruivas, TODOS os outros pelos sao escuros...Pq será q isso aconteceu??
    Abraços e pfv responda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      Já pesquisei bastante tentando achar uma explicação plausível pra isso, mas nunca achei nada a respeito que explicasse definitivamente isso.
      Quando conseguir vou tratar num post sim.
      Achei algo sobre os que possuem apenas a barba ruiva. Existe um post sobre isso aqui no blog.
      Mas o seu caso é diferente, mas nao o mais estranho que já vi, Pq teve uma outro dia que me disse que ela era loira, ficou morena com o tempo e depois ruiva, aí hj em dia ela tem fios das três cores no cabelo :O essa sim é a mais estranha e difente rs :)
      Mas fico devendo essa resposta :/
      Bjs
      Filipe

      Excluir
    2. Acredito tb que parte da sua resposta pode ser dada pelo post "Pq o cabelo de algumas crianças escurecem com o passar dos anos?", mas no seu caso seria o contrario. Ou então pode ser algum caso de "cabelos vermelhos de origem patológica".
      Procure esses posts aí na busca do blog

      Excluir
    3. Obrigado Filipe :D
      Perguntei a meu médico, ele disse q pode ter sido um aumento da Eumelanina (nao sei se se escreve assim rsrs)/confusão nos meus genes, q podem ter "puxado" algo de meus antepassados, já q tenho parentes distantes da supremacia ruiva (uma familia só de ruivos q só permitem terem filhos ruivos e q se casem cm ruivos), e só dois caso de ruivos na familia por parte materna...
      Mas realmente nao sei o q aconteceu...Hoje aos meus 15 (quase 16 anos rsrs faço 08 de Março!) anos sempre pinto meus cabelos de escuro, desde os 08 anos...Pq sofria mt bullyng sem flr q td mundo ficava me chamando de "laranja/cenoura de farmácia" pq eu nao tenho sardas, tenho pelos escuros e tenho tom 12 na Escala Cromática von Luschan (é um tom de pele branco, mas nao tao branco assim cm a da maioria dos ruivos...), mas ontem tomei a decisao de q nao vou mais pintar meus cabelos, vou deixá-los da cor natural...Eu queria me inscrever para o 500 ruivas para se ver antes de morrer, só q nas fotos de qnd eu era bebe eu tenho cabelos escuros, a única foto q tenho cm meus cabelos ruivos é de qnd eu tinha 12 anos, mas tenho os cilios escuros...Posso mandar msm assim??
      Há propósito: sua namorada é mt linda :)
      Parabéns pelo bom gosto!

      Excluir
  4. Oii, eu nasci ruivinho. Minha mãe é celta de cabelo preto mas minhas tias tem cabelo ruivo encaracolado e minha vó tinha cabelo preto também. Sardas sempre tiveram no meu DNA. Então, meu cabelo sempre teve um ar arruivado, castanho-acobreado, principalmente no sol... Mas ele é castanho escuro, ele tem escurecido... E agora tá ficando loiro natural nas pontas de baixo e em cima tem tipo uma mecha ruiva gigante auhauhauah.(Tudo isso natural)... Eu queria saber se eu sou celta, eu tenho umas sardas bem clarinhas, testa grande, nariz fino (pareçido com o da Lindsay Lohan) queixo igual ao celta, sombrancelhas arqueadas (Naturalmente, tudo isso...) Eu se ficar 30 minutos sem protetor solar no sol forte não bronzeio, minha pele é muitooo branca mesmo, mas meu rosto eu tive que tentar bronzear, mas continua bem claro, na verdade, me chamam de branquelo na escola e poucas pessoas viram que eu tenho sardas. Eu acho que sou o unico celta dessa geração da minha família, porque esse gene pareçe ter passado só pra mim, meus primos pareçem alemães porque meu vô veio de uma mistura de celtas com arianos. Mas assim, minha bisavó era ruiva do olho azul, e dos filhos dela, dois eram recessivos: Minha vó e a irmã dela, que tinham olho castanho-alaranjado e cabelo preto com fios ruivos...Assim, minha mãe se casou com um homem de pele clara, minha irmã se bronzeia constantemente, a testa dela é tão alta quanto a da Lindsay Lohan, mas ela não é tãão pálida quanto eu, que nem se bronzeia direito... Ela pega sol fácil, já eu não... Sou celta?

    ResponderExcluir