sábado, 16 de janeiro de 2010

A força dos fios vermelhos (matéria)

Cabelo de fogo, grampola, tomate, pomarola, enferrujado... Esses são alguns dos apelidos que os ruivos escutam todo o tempo. Para entender melhor o mundo dessas pessoas de biotipo tão específico, o Zoeira foi em busca dos ruivos naturais de Fortaleza. E revela: todos eles têm orgulho da cor de seus cabelos

A publicitária Flávia Castro, 27 anos, não tem nenhum trauma por ser ruiva. Pelo contrário, ela demonstra adorar a cor de seus cabelos e suas sardinhas. Mesmo na época de colégio, quando nem sempre é fácil ser diferente dos amiguinhos, Flávia admite que adorava ser a única ruiva da turma. ´Sempre fui conhecida na escola como ´Flávia ruivinha´. Todas as professoras sabiam quem eu era. Será que por isso sempre fui chamada para as peças da escola?´, indaga.

Dessa época, ela só não gostava do excesso de cuidados ao ir à praia. ´Era um sofrimento. Tinha que passar protetor de hora em hora e usar uma blusa de manga comprida para ficar brincando no parque, além de uma outra para ficar na sombra quando saísse da água. Sem esquecer do boné! Essa falta de liberdade me incomodava bastante´, ressalta.

Hoje, a publicitária continua com alguns cuidados com a pele (já que o sol de Fortaleza não costuma dar trégua), mas sem tantos exageros. ´Atualmente eu costumo ir à praia na hora que me dá vontade, mas procuro ficar na sombra e passo protetor no corpo todo antes de sair de casa, para não correr o risco de faltar um lugarzinho sequer sem proteção´.

Curiosos

O tom de pele e de cabelo diferentes já fizeram Flávia passar por algumas situações, no mínimo, interessantes. Mesmo sendo cearense, ela é constantemente confundida com ´gringa´. ´Quando morei um tempo nos Estados Unidos passava fácil por norte-americana. Aqui, quando vou em algum lugar turístico, sempre falam comigo em inglês e me cobram mais caro por alguma coisa´, diverte-se.

Além disso, quando vai ao salão de beleza, costuma ouvir muitos comentários. ´Sempre duvidam que meu cabelo seja natural´. Flávia contou que, aos quatro anos, uma mulher a viu no salão e quis copiar a cor de seu cabelo. Com a cliente insatisfeita ao conferir o resultado, a cabeleireira explicou que os fios de Flávia eram naturais. A moça não concordou e esbravejou: ´é claro que não é natural, ninguém tem um cabelo dessa cor!´. Tem sim.

Na hora da produção, a ruiva disse costumar prestar atenção nas cores das roupas para valorizar o tom de pele e cabelos. ´Gosto muito de preto pois realça bem. Já o laranja não uso de jeito nenhum!´.

Quando o assunto é maquiagem, ela confessa não usar muitos produtos no dia-a-dia. ´Só quando vou sair à noite é que não pode faltar rímel preto, porque os cílios ruivos não possuem nenhum destaque´, explica.

Apelidos

Apesar de adorar ser chamada de ruiva e ruivita, Flávia não escapou dos outros apelidos. E esses são os que mais a irritam, tanto que ela até contou quais eram, mas enfatizou que não queria que os mesmos saíssem na matéria. ´Se eu deixar que esses nomes sejam divulgados, vai voltar toda essa tortura, né?!´ Então, é melhor deixar pra lá´, enfatiza.

Apelido, porém, não é problema para Dyego Brigido. Conhecido como ´Ferrugem´, foi até difícil descobrir entre os amigos qual era o nome verdadeiro dele. ´Desde os 16 anos o apelido se tornou mais conhecido do que meu nome real´, destaca. Hoje, com 21 anos, Ferrugem diz não saber ao certo quem primeiro o chamou assim, mas até o agradece, pois, diante dos apelidos dos amigos da época, o dele era ´tranqüilo´.

O ruivo, que sempre adorou ser diferente, disse que até se divertia com os outros nomes que ganhava no colégio. ´Os colegas tiravam sarro como podiam, claro´. O apelido mais estranho que ele disse ter recebido foi ´picolé de castanha´. ´Esse foi o mais infeliz´, enfatiza.
Elogios é o que Ferrugem mais costuma ouvir na rua. Mas, por conta da timidez, diz que essas situações costumam ser constrangedoras. ´Sempre acontece de alguma senhora dizer ´olha como ele é lindo´´, comenta, com graça.

Fora isso, muitas pessoas dizem a ele que sonhavam em ser ruivos de verdade. Apesar disso, Ferrugem afirma que o fato dele usar muitos piercings e ter várias tatuagens faz com que, atualmente, o seu cabelo não seja o que chama realmente mais atenção.

Provavelmente a maior vantagem em ser ruivo seja no sucesso com as garotas. O vermelho dos cabelos e as sardas espalhadas pelo corpo ajudam bastante na hora da conquista. ´Influi notavelmente. Posso dizer que praticamente metade das vezes em que me relacionei com alguma garota, ser ruivo teve alguma influência´, comenta Ferrugem.

Sucesso

Atualmente, o auxiliar de processamento de dados Geraldo Magela Maia Junior, 30 anos, mais conhecido entre os amigos como Junior, está de namoro firme, mas também destaca que os ruivos fazem sucesso com as mulheres.

Ele confessa que já recebeu muitas cantadas por conta da cor dos seus cabelos, uma, inclusive, tão insinuante, que ele não teve coragem de revelar. ´Prefiro me manter calado. O que ouvi foi extremamente insinuante´, revela.

É até engraçado a maneira como abordamos Junior para esta matéria. Sabíamos que, em um cartório localizado no bairro Aldeota, trabalhava um ruivo, mas não sabíamos nem o nome dele!

Como precisávamos de mais um personagem para o time de ruivos, ligamos para o estabelecimento, explicamos que precisávamos falar com o ruivo de lá e chegamos até ele. No começo um pouco tímido e até receoso de que fosse um trote, em seguida Junior se mostrou solícito a colaborar conosco. Afinal, o rapaz não tem problemas nenhum em ser ruivo. Pelo contrário! Possui muito orgulho.

Durante a entrevista, foi logo ressaltando que, desde criança, os apelidos são inevitáveis. Dentre eles, destaca ´cabelo de fogo´ e ´cavalo de fogo´, todos encarados com muito bom-humor.

Na época de escola, era o único ruivo da sala de aula e confessa que chamava bastante atenção. ´Sempre me destacava. Os professores acabavam olhando para mim mais do que para os outros e me pedindo para falar durante as aulas´, lembra.

Dentre as inúmeras situações curiosas, Junior destaca que, um dia, estava em um restaurante com sua família e o garçom começou a falar em inglês, pois pensou que todos eram estrangeiros.

Além de Junior, seu pai, Geraldo Magela e seus irmãos, Gelfábio da Silva Maia e Ana Raquel, também são ruivos de nascença. ´A minha irmã pintou o cabelo de loiro, mas não porque não gostasse do ruivo. Foi só mesmo por conta de vaidade. Sabe como é mulher, sempre querendo inovar´, frisa Junior.

O auxiliar de processamento de dados também confessa que imagina que , no futuro, pode vir a ter filhos ruivos. Para ele, isso será motivo de grande felicidade.

(Fonte: Zoeira - Diário do Nordeste de 15.06.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário