sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Festival Ruivo na Udmúrtia, Rússia

Os preparativos continuam em Izhevsk, a capital da república russa de Udmúrtia, nos Urais, para o Festival Ruivo, em setembro, já em sua sétima edição.
Estudos etnográficos confirmam que Udmúrtia tem uma percentagem surpreendentemente elevada de pessoas de cabelos vermelhos. Mas talvez ainda mais surpreendente é o fato de que os antigos Udmurtes consideravam sua terra natal como sendo o ponto mais ruivos na Terra, o que se reflete nos seus contos e piadas.
Segundo Marina Rupasova, vice-chefe do National Museum Udmurt: "A credibilidade dessa conclusão científica é incontestável. Etnógrafos registraram um elevado índice de ruivos na região, assim calculado com base em estudos específicos de vários grupos étnicos e nações. Frequentemente, eles também mostram quantos anos uma tribo ou nação. Os Udmurtes tem o maior indicador de ruivos da Rússia, 70%, e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o povo irlandês".
Isso não significa, porém, que 70% de todos os Udmurts são ruivos. Depois de analisar milhares de questionários respondidos pelos moradores locais, os cientistas viram que 70% dos entrevistados descreveram seus antepassados como tendo cabelo vermelho.
Passada de pai para filho, o gene ruivo parece ser um dos genes mais antigos e mais duráveis do DNA humano. Existe uma teoria popular de que os ruivos são descendentes diretos dos neandertais.
O professor Yury Perevoshchikov afirma que Udmurtes tem sua origem a partir dos Budins, uma tribo semi-mítica de pessoas de olhos azuis e cabelos ruivos mencionado por Heródoto.
O professor argumenta que a maioria das pessoas de cabelos vermelhos, incluindo celtas que habitavam a Irlanda e outras partes da Europa, veio do que é agora Udmúrtia moderna.
O Festival Ruivo vai ajudar a diluir a percepção de Udmúrdia como uma região predominantemente industrial, com o famoso fuzil de assalto Kalashnikov como sua única marca.
Programado para Setembro, numa altura em que a natureza adquire tons de laranja, o Festival Ruivo contará com uma cozinha ruiva, com uma Feira de Artesanato ruiva, uma competição de dança de cabelos vermelhos, um espetáculo de fogo e uma corrida de cavalos ruivos. Os organizadores esperam que o festival se torne um evento internacional para todas as nações de cabelos vermelhos, que representam 2% da população global.
Neste ano o festival será dedicado a 250 anos da fundação da cidade de Ijevsk.

2 comentários:

  1. Benzinho,não é na Russia e sim na Holanda,numa cidade chamada Breda,no dia 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  2. Tem o Festival em Breda, Holanda, mas também tem festivais de ruivos em muitas partes do mundo, inclusive Rússia, Estados Unidos...é porque o de Breda se tornou o mais conhecido ;)

    bjs

    ResponderExcluir