sábado, 23 de outubro de 2010

Por que cabelos ruivos e olhos castanhos são tão incomuns?

A resposta à essa pergunta é a "ligação genética”. Tentando explicar: as características genéticas surgem quando dois marcadores genéticos são transmitidos dos pais (um de cada) para a criança. As regras da genética sugerem que as duas ‘marcas’ serão distribuídas independentemente uma da outra, de modo que cada uma tem 50% de chance de ser transmitida à geração seguinte. Assim, quando os genes são transmitidos juntos (mais de 50% - determina a característica do bebê) normalmente significa que eles estão no mesmo cromossomo e, quando eles são transmitidos em conjunto, normalmente significa que eles estão muito próximos uns dos outros no cromossomo. Essa proximidade de loci (local onde está localizado determinado gene) genéticos ligados significa que a recombinação (a criação de novas combinações de alelos em um cromossomo) entre esses dois loci serão raros. Quanto mais próximo um par de loci genéticos menor a chance de recombinação.
A cor dos cabelos e a cor dos olhos são características que dependem da presença ou ausência de genes que produzem os pigmentos de cor. Há diferentes genes responsáveis pela cor dos olhos e cabelo, mas estes são frequentemente encontrados nos cromossomos 15 e 19.
A maioria dos membros de nossa espécie tem cabelos e olhos castanhos, porque a maioria das pessoas tem genes que produzem o pigmento marrom (eumelanina). No entanto, algumas populações humanas (principalmente as populações européias) possuem alto índice de olhos azuis ou verdes, ou cabelos loiros ou ruivos. Essas cores são produzidas por genes produtoras de pigmento amarelo/vermelho (feomelanina).
Ainda, parece provável que traços como cabelos e olhos claros surgiram de forma independente em populações isoladas e, uma vez que os genes para a cor dos olhos e a cor do cabelo tendem a estar ligados, os traços que surgiram nestas populações pequenas tendem a ser transmitidos juntos. Os genes para cabelos ruivos e olhos verdes parecem ter surgido nas populações celtas das Ilhas Britânicas, e a característica dos cabelos loiros e olhos azuis provavelmente surgiu no norte da Europa. Estes traços são transmitidos juntos porque eles estão intimamente ligados em seus respectivos cromossomos. Assim, se o cromossomo 15 possui um gene para cabelos castanhos é mais provável que o gene para a cor dos olhos no mesmo cromossomo produza pigmento marrom, bem como, se outro cromossomo 15 possui um gene para a cor dos olhos verdes é provável que vá produzir também pigmento do cabelo ruivo.
Resumindo, os genes que determinam a cor dos cabelos e cor dos olhos são encontrados em diversos cromossomos, porém eles tendem a estar muito próximos uns dos outros em seus respectivos cromossomos, ou mesmo juntos no mesmo cromossomo. Características como o cabelo vermelho e olhos verdes surgiram em determinada população isolada, assim eles tendem a ser encontrados no mesmo cromossomo. Além disso, características como cabelos e olhos castanhos são dominantes, enquanto que traços como cabelo vermelho e olhos verdes são recessivos. Por este motivo, cabelos vermelhos e olhos castanhos são incomuns, porque há uma pequena chance de que o gene para olhos castanhos se recombine em um cromossomo que possua o gene para o cabelo vermelho.

Nota: Engraçado é que muitos ruivos brasileiros possuem olhos castanhos, mas achei interessante porque é realmente muito difícil de encontrar um ruivo de olhos azuis. ;)

101 comentários:

  1. caramba nunca parei para pensar que no brasil tem a dificuldade de ruivos de olhos azuis, sou sardenta de olhos castanhos e cabelos castanhos avermelhados, que pena nao fio dessa vez que terei bebe ruivo de olhos azuis, deixa pra próxima reencarnação!
    Gostei de seu site
    irei comenta-lo no próximo post
    Abraços
    Karol
    http://karolcoral.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os meus olhos são castanho pra vermelho (sou meio ruivo quase da raiz e um vermelho forte )

      Excluir
    2. Meio louco isso mesmo!
      Sou ruiva dos olhos azuis esverdeados, tenho um irmão ruivo de olhos azuiiis e uma irmã ruiva de olhos castanho claro. E... meus pais possuem cabelo preto mas ambos tem descendentes ruivos.

      Excluir
  2. rsrs valeu karol
    é muito difícil msm, mas não impossível rsrs
    li o texto da netinha com a avó no seu blog e adorei. simplesmente 10 :)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. é dificil mesmo
    sou ruiva (cabelo cor de abóbora mesmo rsrs)
    sardenta pra caramba e olhos castanhos.Só conheço um menino ruivo de olho azul,realmente é muito dificil de encontrar.
    OBS: eu adoro esse blog me sinto em "casa" rsrs
    bjoks

    ResponderExcluir
  4. Uma correcção: a maioria da população mundial possui cabelos negros, e por uma boa margem!

    ResponderExcluir
  5. tbm sou bemmm ruivo e olhos castanhos...
    AH! E AS SARDAS... só nao tem na sola do pé e na palma da mão aiuhauiah

    ResponderExcluir
  6. Eu sou ruiva dos olhos verdes (as vezes ficam em tom azulado). As outras ruivas que conheci (nunca conheci um ruivo) tinham olhos azuis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou ruivo,quizer me conhecer estou desponível.hahaha

      Excluir
  7. Eu sou ruivo, e tenho olhos verdes azulados, depende do clima eles mudam de cor, quase ninguem acredita mais é verdade!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa achava existissem mais ruivos de olhos verdes em qualquer lugar XD sempre que vejo meus parentes na rua eles tem olhos verdes XDDD mas tenho amigos proximos duas na vdd que tbm tem os olhos escuros como eu o resto e olho claro :) eu tenho os olhos castanhos ai sempre me perguntam se sou ruiva mesmo por tbm ñ ter sardas XD pensei que fosse anormal ter olhos castanhos mas vejo que tem bastante gente rs

    ResponderExcluir
  9. oi baroni
    acho q aqui no Brasil o mais comum é o ruivos coim olhos escuros mesmo, pelo menos é isso que eu vejo na maioria dos ruivos da comunidade do orkut.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu sou ruiva de olhos muito mas muito escuros msm sem sardas,e quase ngm acredita q meu cabelo é natural e não tingido e minha mãe é morena e meu avÔ é negro kkkkkkk mas uma tia e um tio meu irmaos do meu pai são ruivos
    bjoo

    ResponderExcluir
  11. viva a mixigenação né taiene rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei!
    Tenho o cabelo castanho avermelhado, e meus olhos sao castanhos, mas mudam de cor no sol, ficam verdes...
    só n tenho sardas!
    bjoooos

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de ler os comentários sobre ruivos.
    Sou ruivo, tenho muitas sardas e tenho os olhos muito azuis.
    A maioria dos ruivos que conheço tem olhos castanhos.

    ResponderExcluir
  14. Sou Ruivo de olhos castanhos, queria azul :(

    ResponderExcluir
  15. gostei do post
    sou ruiva de olhos castanhos claros (ficam + para o verde ao sol)e muito sardenta(só não gosto disto na minha cara :P)

    ResponderExcluir
  16. na verdade,o castanho nem e tao comum. Na verdade,a cor que é MUITO encontrada é o Hazel eye. Ele é a mistura entre verde e castanho avela. Nas bordas a iris é verde,e proximo a pupila tem 'pedaços' castanhos. Esse olho é muito comum em ruivos,mas muita gente pensa que é castanho. Sim ele fica bem verde dependendo do clima,iluminaçao,etc. =)
    poxa acho ruivo de olho azul super comum,nao no brasil mas é comum sim.
    Para mais informaçoes sobre o hazel eye: http://en.wikipedia.org/wiki/Eye_color

    ResponderExcluir
  17. SOU RUIVO LEGITIMO, CRIEI UMA COMUNIDADE NO ORKUT, MAS NINGUEM ADERIU, PORQUE OS RUIVOS NAO GOSTAM DE OUTROS RUIVOS POR PERTO.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. tem um menino da minha escola que é ruivo do olho castanho ele é lindo !

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Como asssim? Sou ruiva de olhos castanhos (esverdeados) e sempre achei que isso fosse raro, tanto que tenho um blog chamado Herro Genético. O que mais vejo aqui no Sul é ruivos de olhos azuis.

    ResponderExcluir
  22. eu só tenho cabelo castanho-escuro e olhos azuis esverdeados e já sou muito feliz! x)

    ResponderExcluir
  23. tenho cabelo preto e tenho olhos azuis,mais quero pintar meu cabelo vermelho escuro ,mais to com medo q fique feio!
    mas msm assim vou arriscar ,entrando p time das Ruivinhas rsrs...

    ResponderExcluir
  24. nasci ruiva e foi escurecendo a te chegar no castanho escuro, tenho sardas,e sou bem branquela, e olhos bem verdes, mais as vezes ficam mais azulados, agora pintei de ruivo e acham que é natural *-*
    mais pq meu cabelo escureceu?

    ResponderExcluir
  25. Acho q a sua resposta está aqui neste post sra. anônima ;)

    http://ruivosmania.blogspot.com/2011/04/por-que-os-cabelos-de-algumas-criancas.html

    bjs
    Filipe Paiva

    ResponderExcluir
  26. Anei esse site.. Vou voltar sempre nele.. Tirei algumas duvidas.. Sou ruiva, olhos castanhos,e cheia de sardas... O q ja me fez passar por bullyng na escola. Mais hj nao tenho mais esse problema. Bj

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma amiga ruiva de olhos verdes,e ela eh na minha escola so tem mais uma menina ruiva mas ela tem olhos castanhos.Os olhos da minha amiga caem mto bem pra ela,a outra garota dos olhos castanhos ñ eh mto bonita.Meu tio eh ruivo dos olhos verdes,minha mãe nasceu ruiva,depois o cabelo dela ficou castanho mas ela tem os olhos azuis,e essa minha amiga tem uma irmã ruiva tbm so q ela tem olhos castanhos.

    ResponderExcluir
  28. minha filha é ruiva,mas eu e nem o pai dela somos...até agora não achei nenhuma explicação para isso

    ResponderExcluir
  29. Leia as portagens do blog e espero que ajude a responder as suas duvidas e as dela quando ela começar a perguntar :)
    Tem alguns posts que falam sobre essa sua duvida, mas leia a maioria, pra que entenda mais da sua ruivinha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  30. gente, minha mãe é branca de cabelo loiro e olhos azuis, meu pai é negro de olhos castanhos e eu nasci mulata de olhos castanhos claros e cabelos crespos muitissimo vermelhos, tenho algumas sardas tb, apenas no rosto e costas, me acho um ET.

    ResponderExcluir
  31. sou ruiva e mt mt branquela ... meus olhos sao verdes , mas nao tenho sardas (;
    nibguem acredita que meu cabelo é natural .. alem do mais , e meio dificil , encontrar um ruivo(a) que nao tenha sardas ;S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc é uma daywalker rsrs ruiva sem sardas
      apesar de ser mais raro msm, existem muitos ruivos q nao tem sardas sim
      dá uma olhada nesse post aqui ó
      http://ruivosmania.blogspot.com/2011/04/existem-ruivos-sem-sardas.html

      se quiser tb entra no grupo no facebook (o link está do lado direito do blog)

      bjs
      Filipe

      Excluir
  32. meu namorado é ruivo mas com sombrancelhas escuras vc sabe explicar pq isso acontece? obrigada! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, apesar de ainda não ter uma explicação científica para isso...a questão das sobrancelhas deve ser idêntica a que ocorre com aqueles que possuem apenas a barba ruiva.
      como tratado aqui neste post:
      http://ruivosmania.blogspot.com/2012/02/por-que-algumas-pessoas-tem-apenas.html

      bjs
      Filipe

      Excluir
  33. até os dentes da minha filha são natural,mas levemente amarelados...estranho né?!

    ResponderExcluir
  34. Aiiiiiii, sou louca pra ter filhos ruivos, principalmente menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido é ruivo e a mãe dele tb era, mas dizem q é difícil ruivos gerarem ruivos.

      Excluir
    2. Você precisa ter o gene Ruivo (MC1R), é que ele é recessivo.

      Excluir
  35. bom tenho uma amiga ruiva, que tipo a mãe dela é morena clara e o pai é bem moreno e ela nasceu a unica filha ruiva com olhos verdes.
    O.o

    ResponderExcluir
  36. eu sou uma ruiva de olhos verdes, só que com menos sardinhas! mais tenho orgulho em ser assim, tenho uma irma ruiva de olhos azuis tambem e nossos pais sao de cabelos escuros e olhos tambem ..

    ResponderExcluir
  37. Odiava ter sardas são mesmo feias ! Eu sim sou bonita loira de olhos azuis

    ResponderExcluir
  38. Sou ruiva de olhos castanhos (: só que não tenho a pele pálida, sou ''normal'' digamos assim. E tenho sardas.

    ResponderExcluir
  39. EM MANAUS PODE ATE NÃO PARECE MAIS E COMUM VER PESSOAS RUIVAS SO NA MINHA SALA TEM 4

    ResponderExcluir
  40. Rs' sou loira, os castanhos claros que no sol ficam mel.E tenho sardas
    acho lindo. Beijos

    ResponderExcluir
  41. eu sou ruiva tenho poucas sardas eu nao gosto mais a minha familia gosta tenho os olhos verdes e sempre quamdo quero mudar a cor do meu cabelo vem outras pessoas e fala nao muda nao a cor do teu cabelo nao pq e muinto raro ter essa cor de cabelo e e dificio ver pessoas ruivas ... e lindo essa cor de cabelo eu pencei bem e nao vou mudar mais .. sou linda e adoro a cor do meu cabelo ruiva sempre ruiva.... kiss xau ass:jessica karolie n

    ResponderExcluir
  42. O texto fala que a ocorrencia de pessoas com cabelos ruivos ocorre principalmente nas populações européias. De fato,isso ocorre,mas não é uma de todo verdade,já que pessoas negras,mulatas e mestiças podem muito bem ter cabelos ruivos e olhos claros sim! No Brasil essas pessoas são denominadas 'Sasará" um termo bastante popular são chamados os mestiços de brancos e negros, cuja principal característica é a presença de cabelos loiros ou ruivos, bem como aos filhos de negros que sofressem de albinismo. Seria bom que você fizesse um texto explicando os fatores geneticos que circundam esse biotipo, acho que seria muito legal, pois além de ser curioso é algo totalmente controverso a tudo que você falou até hoje no seu post,se referindo a ruivas apenas como mulheres europeias ou descendentes de europeus, o que mesmo sendo verdade não as faz menos mestiça,já que nós brasileiros somos abençoados pela multiracialidade e multicuturalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,
      na verdade o termo é "Sarará"
      já tem matérias no blog sobre isso. aí vai o link de uma delas ;)
      http://ruivosmania.blogspot.com.br/2010/10/ruivos-mesticos-saiba-o-que-e-sarara.html

      bjs
      Filipe

      Excluir
  43. Oi eu sou ruiva desde pequena e tenho uma irmã gêmea ela tb é ruiva, tenho muitas sardar mas essa menina ai que ta na foto :S tem mil vezes mais kkkkkkkk, mas eu não tenho olhos verdes, meus olhos são castanhos escuros e meu cabelo está escurecendo :O eu adorava a cor dele e agora está ficando um castanho bem avermelhado e não tem ninguém ruivo na minha família,minha mãe nasceu loira e o cabelo dela agora ta ficando loiro escuro e meu pai é moreno pois minha vó (a mãe dele) é negra, então não sei como nasci ruiva, mas é uma pena que meu cabelo tá escurecendo pois ele era um ruivo bem clarinho kkkk, bjs thau adoreiiiiiii o blog :)!!

    ResponderExcluir
  44. Sou ruivo e com olhos castanhos...se é muito dificil, eu estou dentro dessa pequena população...rs'...c alguma ruiva interessar e quiser entar em contato meu e-mail é castilho.biker@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Eu Tenho Uma Ruiva de Olhos azuis e somos brasileiros....acredite quem quiser, fui abençoado pelo Criador, pq é dificil encontrar uma ruiva natural de olho azuis legitimo.

    ResponderExcluir
  46. Olhos verdes serve tbm? haha
    Sou ruiva natural, e tenho olhos verdes, e poucas sardas hehe

    ResponderExcluir
  47. Bem, com o objetivo de melhorar e passar o conhecimento correto, li em um livro de genética que o cromossomo que determina a cor dos cabelos é o 16! Seria bom dar uma olhada e fazer correções! blz?

    ResponderExcluir
  48. Sou ruivo de olhos cinza-azulados. Meu pai é chinês e minha mãe é de total ascendência espanhola e italiana.
    Conheço muitas outras pessoas ruivas, mas observei que homens nascem ruivos mais raramente do que mulheres. Quanto às sardas, eu tinha tantas que meu rosto até ficava feio, cheguei até a pensar em procurar um tratamento para clarear a pele, mas comecei a evitar de ficar exposto ao sol por muito tempo e grande parte das sardas sumiram.

    ResponderExcluir
  49. eu nao sei o que sou , acho que ruiva escura , pois sou branca , tenho algumas sarnas e meu cabelo e castanho avermelhado , ou seja ,na sombra e castanha , no sol meio avermelhado mistuardo com alguns fios loiros escuros meio alaranjados , sera que sou ruiva ?????
    pois geralmente ruivos tem o cabelo meio que laranjas , e eu acho lindo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha lembrando que meus olhos sao castanhos escuros .

      Excluir
    2. Bom, parece que você tem cabelos castanhos com reflexos ruivos...o q não seria ruivo e sim castanhos. :)

      Excluir
  50. Sou ruivo de olhos azuis

    ResponderExcluir
  51. aaaaaah eu adoro seu blog! E sua iniciativa de fazê-lo em homenagem à sua ruiva :) sou ruiva "fake" (naturalmente sou loira) mas quem me conhece agora acha que sou ruiva natural e eu adooooro

    ResponderExcluir
  52. Bom, na minha família (que eu saiba) não têm ruivos. Minha irmã está ficando com o cabelo avermelhado (ela tem 12 anos) e eu sou ruiva, tenho sardas (não exageradas) tenho os olhos castanhos.

    ResponderExcluir
  53. EU TENHO CABELOS RUIVOS MEIO ACASTANHADO E OS OLHOS CASTANHOS DE PELE BEM CLARA
    E TENHO SARDAS ...

    ResponderExcluir
  54. Sou RUIVA, amo ser RUIVA e com certeza se não fosse RUIVA PINTARIA MEU CABELO DE RUIVO.

    ResponderExcluir
  55. Sou RUIVA, amo ser RUIVA e com certeza se não fosse RUIVA PINTARIA MEU CABELO DE RUIVO.

    ResponderExcluir
  56. meu namorado é ruivo (cabelo castaho acobreado) e de olhos castanhos :) (e a barba beeeeeeem laranja) acho tão lindo! Ja a minha cunhada é bem ruiva de olho azul. E eu to torcendo que meus bebes sejam ruivinhos também hehehe

    ResponderExcluir
  57. Olá! Adorei tua iniciativa do blog! E melhor... a motivação pra cria-lo! Achei "por acaso" esse blog, procurando informações sobre o gene responsável pela cor do cabelo ruivo... porque fui procurar? porque qdo era bem menina tinha o cabelo loiro-dourado que depois virou loiro-escuro, e meu olho é "cor-de-azeitona verde" com "pingos" de "cor-de-mel"(vi num comentário aqui um nome mais chique: Hazel eye... rsrsrsrsr... gostei!). Sempre achei cabelos ruivos muito lindos e queria ser ruiva (acho que minha alma é ruiva... a Merida é meu alterego... kkkkkkkk)... mas como sempre tive carinho pelos meus cabelinhos, nunca quis usar tinta... até que comecei a usar henna vermelha... e por alguma razão, a cor que ficou parece natural, pois combina com meu biotipo... é como se a tonalidade combinasse com a pele e os olhos... então, resolvi pesquisar sobre a questão genética pra saber se havia relação com os genes do meu tom natural de cabelo... e acredito que sim... pelo que li aqui... e pensei que a henna poderia ter evidenciado essa característica, já que se mescla ao tom natural... o que achas? será que pode ser?
    só pra constar: sou descendente de Galego (origem celta), Basco, Português e Alemão (a menor porção)...

    Parabéns pelo blog, novamente!
    Abraços de alma ruiva!!

    ResponderExcluir
  58. Para voçês que se interessam por Rúivas. Digitem no navegador: ( www.xvideos.com ) e procurem por Rúivas. Tenho certeza que voçes vão adorar.

    ResponderExcluir
  59. Olá! Muito legal seu blog! Também sou ruiva natural, de olhos verdes. Extremamente b,ranca rs, gostaria de ter mais pgmentação na pele, pois sou carioca e como uma boa carioca, adoro praia! Mas pegar o sol do RJ não me faz bem, fico meio rosa choque de cabelos cor de fogo. Pensa. rsrsrs

    ResponderExcluir
  60. Vi em algum lugar que existem mais de 2 genes para definir a cor dos olhos, além de esses genes serem recessivos, dominantes ou co-atuantes... os genes de olho claro sao recessivos, por isso é mais difícil ter pessoas de olhos claros... por sua vez, os genes de olho castanho sao dominantes, ou seja, sobrepoem-se aos genes de olhos claros. Entao para uma pessoa nascer com olhos claros, o pai e a mae precisam ter genes de olhos claros (nao necessariamente precisam ter olhos claros) no código genético. Por isso acho que nao é bem assim que funciona (as caracteristicas serem transmitidas juntas), é só dar uma olhadinha na Segunda Lei de Mendel (lei da segregacao independente dos fatores), caso tenha interesse. Espero ter ajudado :)

    ResponderExcluir
  61. Bom, genética é muito interessante mesmo... Eu não conheci muitos ruivos naturais até hoje, mas todos os que conheço tem olhos escuros.

    ResponderExcluir
  62. Sou ruiva, olhos castanhos. Na sombra meu cabelo fica com a cor fechada, mas no sol fica muito vermelho, meus amigos me chamam de lagartinha de fogo,mas graças a Deus não tenho sardas.

    ResponderExcluir
  63. DGSX

    Ai como quero uma ruiva!!! Delícia!!!

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Nossa que daora! Eu sou ruiva, mas não aquele ruivo claro, sou ruiva escuro... parece castanho na sombra mas na luz do sol deixa ele ruivo bem claro, por que acontece isso? Ahh e eu tenho olhos castanhos escuros, não tenho sardas. O único ruivo que conheço é o meu pai, ele é ruivo claro, sardento e tem olhos castanhos.

    ResponderExcluir
  66. Eu sou ruivo escuro, e tenho varias sardas na cara e nos ombros, e tenho um olho mais castanho e outro mais verde

    ResponderExcluir
  67. Meu cabelo é loiro com aparência de ruivo, quando pequena, meu rosto era completamente coberto por sardas mas agora, diminuiu. Tenho olhos verdes azulados. Na minha família, NINGUÉM é ruivo nem tem olhos claros. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  68. Ola
    Meu nome é Tayllor tenho 15 anos li esse blog, vcs podem nao acreditar mesmo mas sou ruiva sardenta de olhos azuis!
    OBS:
    Nao nasci no Brasil e sim em : Detroit,EUA
    VIM PARA O BRASIL BEBE COM 1 ANO E 6 MESES É POR ISSO QUE SOU LINDAAA
    RSRSRSSSS!!!
    KISS ME!

    ResponderExcluir
  69. eu sou ruiva de olhos castanhos e com algumas sardas ...
    uma vez uma mulher me parou na rua, perguntando se meu cabelo era natural,eu disse q siim... ela ficou dizendo: ai que lindo rsrs
    fiquei me achando kkkk
    meu irmao tbein é um pouco ruivo, cheio de sardas...
    detalhe; meu pai e minha mae nao sao ruivos, uma prima do meu pai q é assim ruiva ...
    ninguem acredita q meu cabelo é natural, mas ele é kkkkkkk, e eu amooo demais isso rs
    so tenho uma pergunta, todos que sao ruivos tem o cabelo enrolado ou ondulado ?

    eu ameei esse blog. bjos :* ediane

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Sou ruivo avermelhado e quando era pequeno tinha olhos azuis agora são muito verdes mas nunca vi um ruivo d olhos azuis sempre são verdes como na minha família ou então castanhos como d várias pessoas q conheci

    ResponderExcluir
  72. Ruiva ! \Õ/ ... Sim, meu cabelo está tingido. Naturalmente ele é castanho escuro, meio alaranjado, assim como os meus olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe cabelo castanho alaranjado ou avermelhado, você é ruiva extremamente escuro.

      Excluir
  73. Eu tenho olhos verdes e cabelos loiros, naturais. Isso realmente não é muito comum,só que meu pai tem olhos verdes e cabelos castanhos, e minha mãe cabelos loiros e olhos azuis, eu sou meio que uma mistura rsrs. Bjs e amei o blog, Ana.

    ResponderExcluir
  74. o meu cabelo e louro escuro ou seja fulvo, e ele tbm fica castanho claro e ruivo claro(laranja)!!!Sera q ele e cinza?nao gostariam de fazer uma materia com os cabelos fulvos e cinzas tbm?!Obrigada,valeu!!!

    ResponderExcluir
  75. Brasileiros são Ruivos e olhos claros por que descendem de Galegos e Portugueses vindos do Norte de Portugal ( Ambos Povos Celtas ) .E há uma teoria que teve cruzamentos entre Celtas e Vikings no passado por isso vem a logica da origem de Celtas de cabelo vermelho vide Irlandeses !

    ResponderExcluir
  76. Brasileiros são Ruivos e olhos claros por que descendem de Galegos e Portugueses vindos do Norte de Portugal ( Ambos Povos Celtas ) .E há uma teoria que teve cruzamentos entre Celtas e Vikings no passado por isso vem a logica da origem de Celtas de cabelo vermelho vide Irlandeses !

    ResponderExcluir
  77. Tenho cabelo castanho e ruivo ao mesmo tempo embora haja predominância do castanho no cabelo eu e meu irmão possuímos pelos faciais (barba) predominantemente ruivos. Agora entendi o porque disso mesmo sem ter ruivos em nenhuma parte da família.

    ResponderExcluir
  78. Tenho cabelo castanho e ruivo ao mesmo tempo embora haja predominância do castanho no cabelo eu e meu irmão possuímos pelos faciais (barba) predominantemente ruivos. Agora entendi o porque disso mesmo sem ter ruivos em nenhuma parte da família.

    ResponderExcluir
  79. sou ruivo mais tenho heterocromia por isso tenho a franja loira (só um poco mais da metade dela e o resto do cabelo é ruivo) e meus olhos são um cinza e outro verde ambos escuros mas perceptíveis e meus pelos são ruivos so os braços e a barba são loiras (meu pai e loiro de olhos castanhos e minha mão morena de olhos azuis minha avó materna era ruiva também) até hoje não conheci ngm assim ass: Aléxis Herrero Wülker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não tenho sardas mas queria ter ass:Aléxis

      Excluir
  80. Difícil mesmo é índio barbudo enterro de anão e mendigo careca

    ResponderExcluir
  81. Difícil mesmo é índio barbudo enterro de anão e mendigo careca

    ResponderExcluir
  82. Admiro mulheres ruivas, mas aqui no ES é difícil encontrar!! concordo com a olega lá em cima...viva a miscigenação!!

    ResponderExcluir
  83. não gostei, acho que as pessoas ruivas e loiras ficam bem de olhos pretos ou castanho escuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, anônimo, sou ruivo dos olhos escuros

      Excluir
  84. Tenho sardas e olhos castanhos,sou branca,nasci com os cabelos castanhos escuros,mas agora estão ficando mais vermelhos.
    Minha mãe tem sardas,e eu sou descendente de holandeses e as pessoas falam que metade dos holandeses são ruivos.
    Queria saber se meus cabelos tem chances de ficarem totalmente ruivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nasci ruivo, a resposta é sim apenas se "Você tomar sol em esceso e tiver o gene MC1R", mas depois para continuar tem que "continuar tomando sol em esceso", o gene "MC1R" é o gene ruivo e não é preciso ser ruivo para ter o gene, por fim, 1 a 2% da população holandesa é ruivo, acima da média mundial.

      Excluir