quinta-feira, 14 de abril de 2011

Existem ruivos sem sardas?

Sim, claro! No post anterior postei sobre sardas e a Daniella Baroni me disse que todos desconfiavam da sua ruivisse, porque ela não tem sardas.
Como dito em posts anteriores, um efeito colateral da mutação nos cromossomos que formam o par 16 é o surgimento de sardas, que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. As “pintinhas” são uma resposta da pele à agressão do sol. Ela se pigmenta para bloquear a penetração dos raios solares.
Assim, essas pintinhas podem se intensificar ou reduzir de acordo com a exposição ao sol que o ruivo mantém, por razão de as sardas serem uma proteção da pele (muito clara) contra os raios UVA.
Mas ruivos naturais que não possuem sardas (mas são propensos a ter) existem! Devido à cuidados excessivos com a pele e pouca exposição ao sol ao longo de sua vida. Logo, quanto mais cuidados, menos sardas.
O Kyle não possui nenhuma sarda
O episódio Ginger Kids da série South Park tocou no tema em tom de brincadeira, fazendo distinção entre os ruivos com sardas e os ruivos sem sardas. Os últimos seriam conhecidos como “Day-walkers”, numa alusão aos vampiros que andam de dia sem se queimar kkkkkk
Kyle sem chapéu - um legítimo Day-walker
Um exemplo de Day-Walker, além da Dani (rs), é o personagem Kyle Broflovski do South Park, que nunca tira o chapéu, mas que num dos poucos vacilos conseguimos perceber a sua ruivisse.
 O bom mesmo é se cuidar! Estejam sempre com um protetor solar fator 1.000.000 em mãos rsrs

17 comentários:

  1. Discordo, discordo, discordo!! hahahahhaa

    Sou ruiva e não tenho e nunca tive sardinhas (e nem propensão, juro!) Acredito que seja uma pura bagunça genética!
    Sou neta de negros, pai e mãe castanhos (pai - filho dos negros - com pele um pouco mais pigmentada e olho claro; e mãe pele clara, mas olhos e cabelos bem escuros)

    Somos 3 irmãos, todos bem branquinhos e sem sardas: um moreno de olho verde, um loiro de olho azul e eu ruiva, de olho verde!

    Pode, Arnaldo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk.
      Aki em ksa são 2 ruivos e 1 moreno de olho verde!!
      Mto louco isso.

      Excluir
  2. Eu ia comentar sobre isso em algum post porque eu vi esse episódio um dia desses :P

    Eu sou um Day-Waker tbm :D
    Tenho olhos pretos e eu minha pele é branca,mas me chamam de "amarelo".

    Minha mãe é branca de olhos castanhos claros e cabelo preto, descendente de holandeses; e meu pai é moreno de cabelo e olhos pretos, ele é filho de descendente de índios e de filho de portugês :p

    Só tenho umas poucas sardas no nariz, de tanto levar sol, mas nunca fui propenso a ter.

    ResponderExcluir
  3. kkkk Vi, q coisa né rsrs
    Adorei o seu blog...tão legal que parei pra ficar vendo o vídeo (até o final!) em que vc ensina a fazer trança no cabelo kkkkkk 0.o
    bjs
    Filipe

    ResponderExcluir
  4. pow Luís que mistura hein :)
    Abraços
    Filipe

    ResponderExcluir
  5. “Day-walkers” uahushauhs !!!gostei uahushauhs .

    ResponderExcluir
  6. E eu já tenho muitas sardas no corpo, mas no rosto elas foram acabando por causa do hiperbloqueador solar que eu uso.
    Obs: sou norueguesa.

    ResponderExcluir
  7. q legal...uma norueguesa vistando o blog :)
    volte sempre

    bjs
    filipe

    ResponderExcluir
  8. Pois é, tem maior preconceito dos ruivos com sardas contra nós, daywalkers. Todo mundo duvida. ):

    ResponderExcluir
  9. eu sou quase ruivo , meu cabelo é castanho claro um pouco avermelhado , na familia da minha mãe meu bisavô e meu tio temm olhos claros e tem cabelos avermelhados , porém minha mãe nasceu ruiva com o cabelo bem vermelho mas ao longo da vida seu cabelo escureceu e hoje em dia é preto , há muitas fotos dela ruiva na infância e adolescência ... alguém já viu um caso desse ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu kkkkkkkk meus pais e os pais do meu namorado ruivo

      Excluir
    2. Vai ver é q nem o cabelo da rapunzel, se cortar escurecee rs
      mas q falta de sorte

      Excluir
  10. adoro o kyle do south park tchau bjs luan

    ResponderExcluir
  11. Eu queria muito ser ruiva. Toda a minha famïlia materna é de raça indígena, já a família paterna é alemã raça pura! Minha mãe tem cabelos lisos castanhos, pele morena e olhos escuros e meu pai cachinhos dourados e olhos azuis. Eu nasci de pele branca, olhos cor de lava e cavelos castanho acobreados, com vários fios ruivos. Eu queria saber se possuo o geme do rutilismo, mas ninguem da minha familia tem. Aguardo a resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que você apresente sim, os seus pais podem ter os genes porém não representá-los, mas na união dos dois genes o rutilismo se manisfestou em você :)

      Excluir
  12. Pois é... O ruivo natural é sempre associado a ter sardas e ter olhos verdes/claros. A atriz Marina Ruy Barbosa é um exemplo de ruiva 100% natural, mas que não tem sardas. Talvez seja por isso, e mais pelo fato dela ter olhos castanhos, que que muitos acabam achando que ela não é ruiva natural. Injusto mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Hahah.
    Interessante isso e verídico.
    Sou ruivo. Mas sem sardas. E sem olhos claros.
    Minha mãe é ruiva cacheada de oos verdes, filha de ruivo de olhos verdes e de polaca de olhos verdes. Meu pai é filho de polaco de olhos azuis e de uma bugre olhos "negros", meu pai é branco mas com cabelos e olhos castanho escuro. Somos em três filhos, uma lora de olhos mel, um castanho d eolhos mek e eu ruivo de olhos castanhos. .
    Realmente uma injustiça fazer essa associação.
    As pessoas acham que não sou ruivo natural. .
    Mas sou um ruivo sem olhos claros e sem sardas. Apenas com cabelos e pelos ruivos.

    ResponderExcluir