quinta-feira, 14 de abril de 2011

Existem ruivos sem sardas?

Sim, claro! No post anterior postei sobre sardas e a Daniella Baroni me disse que todos desconfiavam da sua ruivisse, porque ela não tem sardas.
Como dito em posts anteriores, um efeito colateral da mutação nos cromossomos que formam o par 16 é o surgimento de sardas, que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. As “pintinhas” são uma resposta da pele à agressão do sol. Ela se pigmenta para bloquear a penetração dos raios solares.
Assim, essas pintinhas podem se intensificar ou reduzir de acordo com a exposição ao sol que o ruivo mantém, por razão de as sardas serem uma proteção da pele (muito clara) contra os raios UVA.
Mas ruivos naturais que não possuem sardas (mas são propensos a ter) existem! Devido à cuidados excessivos com a pele e pouca exposição ao sol ao longo de sua vida. Logo, quanto mais cuidados, menos sardas.
O Kyle não possui nenhuma sarda
O episódio Ginger Kids da série South Park tocou no tema em tom de brincadeira, fazendo distinção entre os ruivos com sardas e os ruivos sem sardas. Os últimos seriam conhecidos como “Day-walkers”, numa alusão aos vampiros que andam de dia sem se queimar kkkkkk
Kyle sem chapéu - um legítimo Day-walker
Um exemplo de Day-Walker, além da Dani (rs), é o personagem Kyle Broflovski do South Park, que nunca tira o chapéu, mas que num dos poucos vacilos conseguimos perceber a sua ruivisse.
 O bom mesmo é se cuidar! Estejam sempre com um protetor solar fator 1.000.000 em mãos rsrs

31 comentários:

  1. Discordo, discordo, discordo!! hahahahhaa

    Sou ruiva e não tenho e nunca tive sardinhas (e nem propensão, juro!) Acredito que seja uma pura bagunça genética!
    Sou neta de negros, pai e mãe castanhos (pai - filho dos negros - com pele um pouco mais pigmentada e olho claro; e mãe pele clara, mas olhos e cabelos bem escuros)

    Somos 3 irmãos, todos bem branquinhos e sem sardas: um moreno de olho verde, um loiro de olho azul e eu ruiva, de olho verde!

    Pode, Arnaldo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk.
      Aki em ksa são 2 ruivos e 1 moreno de olho verde!!
      Mto louco isso.

      Excluir
    2. Tenho uma filha ruiva de quase 5 anos, linda e sem sardas!!!

      Excluir
    3. Tbm tenho um filho ruivo e sou negra e o pai cabelo escuro mas é a cor amarelo,sei lá branco kkkk mas na minha família tem ruivos ,meu filho não tem sardas.

      Excluir
  2. Eu ia comentar sobre isso em algum post porque eu vi esse episódio um dia desses :P

    Eu sou um Day-Waker tbm :D
    Tenho olhos pretos e eu minha pele é branca,mas me chamam de "amarelo".

    Minha mãe é branca de olhos castanhos claros e cabelo preto, descendente de holandeses; e meu pai é moreno de cabelo e olhos pretos, ele é filho de descendente de índios e de filho de portugês :p

    Só tenho umas poucas sardas no nariz, de tanto levar sol, mas nunca fui propenso a ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho olho verde cabelo alaranjado mas eu não tenho sardas !!! Day-waker, é necessário ter olho castanho para ser day-waker?

      Excluir
    2. Boa tarde !!!!
      Sou ruiva e tb nao possuo sardas ...mts acham q sou uma ruiva fake ou de farmacia (como dizia meu professor ...)
      Sou totalmente verdadeira rs

      Excluir
  3. kkkk Vi, q coisa né rsrs
    Adorei o seu blog...tão legal que parei pra ficar vendo o vídeo (até o final!) em que vc ensina a fazer trança no cabelo kkkkkk 0.o
    bjs
    Filipe

    ResponderExcluir
  4. pow Luís que mistura hein :)
    Abraços
    Filipe

    ResponderExcluir
  5. “Day-walkers” uahushauhs !!!gostei uahushauhs .

    ResponderExcluir
  6. E eu já tenho muitas sardas no corpo, mas no rosto elas foram acabando por causa do hiperbloqueador solar que eu uso.
    Obs: sou norueguesa.

    ResponderExcluir
  7. q legal...uma norueguesa vistando o blog :)
    volte sempre

    bjs
    filipe

    ResponderExcluir
  8. Pois é, tem maior preconceito dos ruivos com sardas contra nós, daywalkers. Todo mundo duvida. ):

    ResponderExcluir
  9. eu sou quase ruivo , meu cabelo é castanho claro um pouco avermelhado , na familia da minha mãe meu bisavô e meu tio temm olhos claros e tem cabelos avermelhados , porém minha mãe nasceu ruiva com o cabelo bem vermelho mas ao longo da vida seu cabelo escureceu e hoje em dia é preto , há muitas fotos dela ruiva na infância e adolescência ... alguém já viu um caso desse ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu kkkkkkkk meus pais e os pais do meu namorado ruivo

      Excluir
    2. Vai ver é q nem o cabelo da rapunzel, se cortar escurecee rs
      mas q falta de sorte

      Excluir
    3. O meu era ruivo quando eu era pequena,hoje em dia é loiro, meu olho era azul e agora é verde kkkkk vai entender

      Excluir
  10. adoro o kyle do south park tchau bjs luan

    ResponderExcluir
  11. Eu queria muito ser ruiva. Toda a minha famïlia materna é de raça indígena, já a família paterna é alemã raça pura! Minha mãe tem cabelos lisos castanhos, pele morena e olhos escuros e meu pai cachinhos dourados e olhos azuis. Eu nasci de pele branca, olhos cor de lava e cavelos castanho acobreados, com vários fios ruivos. Eu queria saber se possuo o geme do rutilismo, mas ninguem da minha familia tem. Aguardo a resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que você apresente sim, os seus pais podem ter os genes porém não representá-los, mas na união dos dois genes o rutilismo se manisfestou em você :)

      Excluir
  12. Pois é... O ruivo natural é sempre associado a ter sardas e ter olhos verdes/claros. A atriz Marina Ruy Barbosa é um exemplo de ruiva 100% natural, mas que não tem sardas. Talvez seja por isso, e mais pelo fato dela ter olhos castanhos, que que muitos acabam achando que ela não é ruiva natural. Injusto mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem só que e bem pequenas tem até uma foto na internet que ela mesma tirou , e tão pequena que a maquiagem esconde

      Excluir
  13. Hahah.
    Interessante isso e verídico.
    Sou ruivo. Mas sem sardas. E sem olhos claros.
    Minha mãe é ruiva cacheada de oos verdes, filha de ruivo de olhos verdes e de polaca de olhos verdes. Meu pai é filho de polaco de olhos azuis e de uma bugre olhos "negros", meu pai é branco mas com cabelos e olhos castanho escuro. Somos em três filhos, uma lora de olhos mel, um castanho d eolhos mek e eu ruivo de olhos castanhos. .
    Realmente uma injustiça fazer essa associação.
    As pessoas acham que não sou ruivo natural. .
    Mas sou um ruivo sem olhos claros e sem sardas. Apenas com cabelos e pelos ruivos.

    ResponderExcluir
  14. Sou ruiva tambem natural, mas como sempre cuidei muito bem da pele, sempre me enchi de protetor solar, não tenho muitas sardas 😊

    ResponderExcluir
  15. Minha filha de 3 anos é ruíva de olhos castanhos e sem sardas. E eu sempre tive a curiosidade de saber se existia ruívos sem sardas, mas agora após este post perpercebi q existe sim ruívos sem sardas. Porém a pele dela e muito branquinha e acho q com o tempo vai surgir.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma filha ruiva, eu tenho sardas e minha familia tem ruivos. A familia do meu marido sao negros ele tambem..mais tem sardas. Ai juntamos nossa mutação e nasceu dois morenos com sardas e uma ruiva.

    ResponderExcluir
  17. Eu nasci ruiva, depois meu cabelo ficou loiro Xuxa e conforme fui crescendo foi escurecendo até chegar no loiro escuro com reflexo alaranjado. Odiava a cor de burro quando foge e sempre fiz luzes.

    ResponderExcluir