sábado, 23 de abril de 2011

Por que os cabelos de algumas crianças escurecem com o passar dos anos?

É muito comum quando criança ter cachos loiros ou ruivos e, depois que envelhece, a cor natural do cabelo tornar-se mais escura. Os fios também ficam mais grossos com a idade. Mas a pergunta que não quer calar é: Por que isso acontece?
Porque aumenta a produção de pigmentos na raiz. A cor dos cabelos depende principalmente da melanina produzida por células que estão junto à raiz do cabelo, chamadas melanócitos. Existem dois tipos de melanina. A Eumelanina (responsável pelos cabelos escuros: castanhos, pretos...), que é negra, e a Feomelanina (responsável pelos cabelos claros: ruivos ou loiros), que é amarela. As diferentes tonalidades de cabelo são resultado da combinação desses dois pigmentos, por exemplo, quanto maior a presença de Eumelanina e menor a intensidade de Feomelanina, mais escuros serão os fios e assim vice-e-versa. Algumas crianças têm a cor dos cabelos bem definida desde pequenas. Já outras nascem com poucos melanócitos junto à raiz, e o resultado são cabelos claros, diz o dermatologista José Marcos Pereira, da Santa Casa de São Paulo.
O cabelo com pouco pigmento (tanto amarelo quanto preto) aparece mais claro. Com o tempo dá-se uma maior proliferação de melanócitos, que passam a produzir mais melanina e, assim, os cabelos escurecem. Um fenômeno parecido pode ocorrer com a cor dos olhos, que às vezes são mais claros nos bebês também por falta de pigmentos.
Um estudo de 1975, de autoria de Matheny & Dolan, sugeriu que a data em que o cabelo começa a escurecer pode variar entre as pessoas, dependendo de sua genética.
Ainda, o início do escurecimento dos cabelos pode estar diretamente ligado ao aumento da produção de hormônios durante a puberdade. Entretanto, embora a hipótese de que existe uma forte ligação entre o escurecimento da cor do cabelo e os níveis hormonais exista, ainda não fora encontrada uma resposta explicando exatamente como isso funciona.

56 comentários:

  1. Eu acho q meu cabelo clareou... Era mais vermelho intenso até uns 6 ou 7 anos, agora é um loiro alaranjado desbotado....hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pq acinzentou por isso deu a impressão de clareamento.

      Excluir
  2. o meu ficou mais escuro
    ane
    te amo

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blogguer e me identifiquei..hahah o meu era um dourado meio laranja ...escureceu ficou mais pro dourado sei lá....fiquei ruiva na marra mesmo rsrsrsrrs beijos parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal o post , o meu também clareou ... quando eu era bebe ele era flamejante muito laranja , depois dos 3/4 anos ele começou a ficar mais claro puxando para o dourado/alaranjadoclaro !!! ai depois escureceu de novo agora ta laranja mesmo XD
    Mas e curioso entendi por que os cabelos da minha vó ficaram marrons depois de uma certa idade , ela era bem ruiva muitooooo laranja o cabelo dela ai quando ela começou a envelhecer ficou marrom :O mas ela nem tem cabelo branco :O muito legal UHAUHSUAHS' espero tambem ñ ter UAHSUAUSHAS'

    bjs Filipe adorei o post .

    ResponderExcluir
  5. Dani, acho que sua avó usa Koleston ou Luminous Color kkkkkkk :P Obrigado. valeu por estar sempre comentando.
    Obrigado tb Vivi
    Os comentários de vocês são sempre bem-vindos :D

    Amor, minha garotinha ruiva, te amo pra sempre! lembro que vc era uma cabeludinha beeem vermelhinha rsrs *__* linda demais! bjs

    ResponderExcluir
  6. serio ela ñ usa nada UAHSUHAUSH , mas ela nunca foi dessas coisas mais pela falta de contato ela era do interior ...ela era bem simples mesmo .

    bjs .

    ResponderExcluir
  7. eu nasci bem clarinha de cabelos ruivos vermelhos e olhos verdes hj sou amorenada de cabelos castanhos e olhos mel

    ResponderExcluir
  8. Era meio ruivinha quando bebe e acontecei exatamente isso comigo, hoje sou ruiva pintada :( mas parece natural porque tenho sardas e pele bem clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso esta a acontecer comigo nunca fuii totalmente ruiva sempre um bocadinho de castanho a mistura mas agora começou a escorecer e nao sei como evitar nao existem nenhuns champos para manter a cor , como os champos de camomila para as loiras???

      Excluir
    2. Olá, já pesquisei muito atrás de um shampoo específico para ruivas, mas não encontrei pq ainda não tem, apenas para cabelo tingido. Minha filha é ruiva natural ben vermelho mesmo, daí fiquei com medo de quando ela crescer mudar mas hoje ela está com 11 anos e não mudou.

      Excluir
  9. Quando eu era pequena eu era loirinha,mas quando fui crescendo fiquei com o cabelo castanho escuro,e isso foi até uns dez anos,a partir daí meu cabelo clareou até ficar um acobreado escuro,mas embaixo é um pouco mais escuro que em cima,tenho uma tia e vários parentes ruivos por isso não acho impossível eu ser ruiva,eu não sei se eu sou e fica tipo um intermediário entre ruivo e castanho por ele ser mais escuro então eu digo que não sou,será que depois de tantas mudanças isso pode acontecer?Eu posso ter virado uma ruiva depois de meu cabelo ter sido escuro?

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha o cabelo bem loiro dourado até os cinco anos, aí ele começou a escurecer, aos quinze já estava loiro-escuro com resquícios de dourado. O esquisito é que eu, e meu pai também, de vez em quando encontramos um fio de cabelo bem preto e bem grosso (como a textura do grisalho, mas da cor avessa) em nossas cabeças - arrancamos na hora. O meu pai era quase albino quando criança, e suas irmãs também, tinha aquele cabelo cor de milho, quase branco. Difícil de acreditar que essa diferença gritante de cor seja por falta de pigmento quando criança...E pelo que vejo nas madeixas de minhas tias, a tendencia do meu cabelo é escurecer ainda mais nos próximos anos. E não adianta passar camomila que fica castanho-avermelhado, e se pintar de loiro piora, viro um mico-leão-dourado com o cabelo laranja. Que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use shampoo para cabelos claros, de camomila e passe também chá de camomila ou de cebola para abrir o tom ruivo outra vez.

      Excluir
  11. Minha filha tem 1 ano e meio e ela nasceu com o cabelo vermelho escuro ai com uns 2 meses ficou bem vermelho mesmo ,mais agora as vezes ele muda de cor tem dia que eli fica avermelhado laranja e tem dia que eli fica mais pro castanho !Queria saber porque isso acontece sera que é por causa do tempo e das roupas porqe qando ta frio fica mais escuro e quando ta quente fica mais claro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por causa da iluminação que cria ilusões de ótica.

      Excluir
  12. AMO os ruivos, são as pessoas mais bonitas... inclusive eu nasci muito ruiva, sombrancelha, cabelo e tal (talvez seja por isso que tenho tal admiração), mas hoje eu tenho 15 anos e meu cabelo as vezes no sol fica com uns reflexos avermelhados mas ele é castanho claro. Queria muito ter continuado ruiva, mas quando tiver maior de idade com certeza vou pintar! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use shampoo para cabelos claros, de camomila e passe também chá de camomila ou de cebola para abrir o tom ruivo outra vez.

      Excluir
  13. Gente,sou um tanto frustrada,sabe.Nasci com o cabelo castanho avermelhado e a cor foi mudando até ficar um castanho médio.Sou sardenta com olhos castanhos claros.Mas tenho que confessar que tenho uma estranha obsessão por ruivisse desde criança. Eu chorava porque queria ser bem ruiva e até fazia chá de cebola para acentuar a cor vermelha. Na puberdade os hormônios tornaram meus cabelos mais escuros e eu fiquei triste.Até que, a pouco tempo eu resolvi fazer algumas mechas com tonalizante e agora tomei coragem e pintei, mas sem descolorir.Ainda tá bem escuro, mas ok. Admiro muito e acho lindo quem é ruivo. Pena que não podemos escolher a cor de cabelo,rsrs. Vocês ruivos tem muita sorte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era ruiva ate o ano passado... :'(
      Meu cabelo vem escurecendo cada vez mais
      me digam se tem como evitar... Por favoooor

      Excluir
    2. Use shampoo para cabelos claros, de camomila e passe também chá de camomila ou de cebola para abrir o tom ruivo outra vez.

      Excluir
  14. Também queria uma dica, o meu foi ficando loiro escuro... poxa, queria tanto que voltasse a cor natural! O meu irmão é mais veho que eu 8 anos e a cor dele permaneceu!

    ResponderExcluir
  15. alguém sabe se um cabelo ruivo demora mais tempo que o loiro ou preto pra branquear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu era ruivo quando nasci, escureceu e ficou castanho, estou com 53 tenho alguns fios brancos e o castanho voltou a clarear aparecendo levemente vermelho

      Excluir
  16. O meu couro cabeludo é malhado: tem parte castanho tem parte ruivo. Esquisitice que só.

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma grande dúvida: Minha mãe quando criança possuía um cabelo de um loiro acobreado claro e muitas sardas no corpo todo, porém com o tempo o cabelo foi escurecendo até o loiro escuro. Pois bem, nasci com a pele alaranjada um tom mais escuro que o dela, com cabelos castanhos escuros, só que tenho tantas sardas quanto ela! Sempre fiquei meio deslocada nessa mistura genética, já que minha irmã é bem branca, sem sardas e com cabelo preto. Meu cabelo puxa muito para o vermelho, não importa a cor que pinte. Queria saber se existe alguma relação, porque nunca ouvi falar em "meio ruivo", e existe essa "mistura" nos filhos de ruivos ou se é coincidência?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio. Genética é mistura mas ruivo é quem tem cabelo vermelho, independente de sardas e tom de pele pois existem até pessoas negras, de cabelo afro que são ruivas naturais.

      Excluir
  18. nasci ruivo e com olhos azuis e com o passar do tempo fiquei com os cabelos castanho claros e olhos cor de mel e agora com 15 anos estou ruivo novamente e com olhos verdes na minha familia nao tem ninguem ruivo pq isso esta acontecendo somente comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho duas filhas ruivas e enm eu e nem meu esposo somos ruivos! O que ocorre ´q q na nossa familia, tanto na minha qto na dele existem ruivos, portanto esta no nosso DNA...

      Excluir
  19. Quando eu era bebê tinha o meu cabelinho meio alaranjado e com o passar da minha infância ele foi foi passando do laranja pro avermelhado e agora meus cabelos estão castanhos claros. O estranho é perceber que minhas sombrancelhas são muito claras em relação ao meu cabelo. Meus reflexos ruivos só aparecem quando estou na luz do sol. Agradeço ao blog por ter explicado o porque que isso acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use shampoo para cabelos claros, de camomila e passe também chá de camomila ou de cebola para abrir o vermelho outra vez.

      Excluir
  20. Quando era pequena pequena tinha os cabelos ruivos e cacheados, e foi mudando com o tempo foi alisando e até meus 7 anos ainda eram ruivos só que um pouco mais escuro. Depois mudou para um meio loiro alaranjado, e hoje o que me resta de ruiva é só as sardinhas!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use shampoo para cabelos claros, de camomila e passe também chá de camomila ou de cebola para abrir o tom ruivo outra vez.

      Excluir
  21. Meu cabelo nunca foi desse tom laranja flamejante perfeito, ele sempre foi cobre, na luz artificial era meio dourado, no escuro era castanho e no sol era ruivo. Quando pequena meu cabelo era bem cacheado e lindo, a partir dos 9 foi ficando crespo. Só que agora, aos meus 15 anos, meu cabelo tá mudando mesmo. Na parte da nuca ele tá nascendo super castanho. Eu não quero ser morena, amo ser ruiva 😩 Tô pensando em recorrer a tintura 😔 quero meu cabelo de volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use shampoo para cabelos claros, de camomila. Passe chá de camomila ou de cebola para abrir o ruivo outra vez.

      Excluir
    2. Meu cabelo era castanho escuro quando nasci, foi clareando com o tempo, com setes anos ele estava castanho claro. Estou quase fzd 15 anos e meu cabelo está cobre, porém, a raiz e a nuca estão castanho claro :/

      Excluir
  22. Para quem quiser entender um pouco mais sobre genética:http://gravidezabsoluta.blogspot.com.br/2010/01/genetica-da-cor-dos-olhos-qual-sera-cor.html?m=1
    Pesquisando encontrei isso

    ResponderExcluir
  23. Meu cabelo é misturado, sou a única da família inteira que é ruiva, porém é castanho escuro a raiz e o resto do meu cabelo é ruivo escuro mas no sol é meio alaranjado, haha que estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use shampoo para cabelos claros, de camomila e passe chá de camomila ou de cebola para abrir o vermelho outra vez.

      Excluir
  24. Eu nasci com olho azul e cabelo preto e com o passar do tempo fiquei com olho cor de mal e cabelo loiro quase branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa aconteceu o mesmo comigo mas o meu olho ficou com um círculo azul

      Excluir
  25. Eu nasci com os meus cabelos bem loiros, mas quando eu tinha 7 anos ele já estava no loiro médio, e quandoeu cheguei aos meus 10/11 anos ele começou a chegar no Loiro escuro. Eu queria tanto que ele voltasse ao loiro claro, mas ele ainda continua no loiro escuro.
    No sol ele fica uma cor bem clara, na sombra ele chega a ter uma cor parecida com um castanho claro,eu até uso shampoos para clarear mas mesmo assim ele não tá clareando na raiz quase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça luzes platinadas e use matizadores azuis como Intensy Color.

      Excluir
  26. Eu era ruiva natural, com 14 anos meus cabelos foram nascendo castanho claro. Eu tenho um irmão ruivo tbm o cabelo dele vai fica castanho tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente. Use shampoo e condicionador de camomila, passe chá de camomila ou de cebola no cabelo, você e seu irmão.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Alguém conhece algum shampoo para cabelos ruivos para crianças? Minha filha é ruiva, mas só encontro shampoo para cabelos claros. Especificamente para ruivos somente de adulto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use shampoo para cabelos claros, de camomila e se o ruivo dela escurecer, passe chá de camomila ou de cebola para abrir o vermelho outra vez.

      Excluir
  29. O meu Cabelo sempre foi preto mas aos 15 anos está indo pra Castanho, de minha mãe loira foi pra castanho tbm aos 15 anos, isso é a genética? Ja confirir se foi shampoo ou sol algo do tipo mas nao.

    ResponderExcluir
  30. O meu Cabelo sempre foi preto mas aos 15 anos está indo pra Castanho, de minha mãe loira foi pra castanho tbm aos 15 anos, isso é a genética? Ja confirir se foi shampoo ou sol algo do tipo mas nao.

    ResponderExcluir
  31. Eu nasci bem ruivinha, com 13 anos eu pintei o cabelo de preto, fui retocando ate os 15, dai comecei a descolorir ele totalmente pra fica pLatinada mesmo.. agora fazem 2 anos que to tentando voltar a cor natural, e a raiz cresce bem mais escura, quase um castanho escuro... o que eu faço para ele voltar ao normal?
    OBRIGADA *-*

    ResponderExcluir
  32. Meu cabelo era um 'amarelo queimado', parecia tipo fogo, mas dai cortei e ficou um loiro escuro - castanho.

    ResponderExcluir
  33. eu nasci ruiva,mas depois meu cabelo ficou loiro bem clarinho,agora ele é meio loiro escuro,porém só da para perceber os fios claros mais na claridade,mas algumas pessoas dizem que sou ruiva

    ResponderExcluir
  34. engraçado , eu nasci com o cabelo cobre acastanhado escuro e hj em dia ele é mais alaranjado e claro...

    ResponderExcluir
  35. Eu tinha cabelo loirinho quando era pequena agora com uns 9 anos ele começou a ficar loiro dourado escuro e com 10 anos ele tava com fios ruivos, loiros e castanhos. Agora com 11,12 anos estou com meu cabelo ficando loiro/ruivo sei lá eu tenho muita chance de ficar ruiva meu pai tinha cabelo ruivo na adolescencia e minha mãe cabelo loiro escuro e com o tempo o cabelo deles ficou castanho escuro quase preto eu estou usando shampoo de camomila e condicionador, está funcionando.Gostar de saber se vai ficar ruivo mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Boa noite galera
    Sou ruiva mas minhas sobrancelhas é preta clarinha e tenho poucas sardas
    É normal sobrancelhas preta ?

    ResponderExcluir