sábado, 31 de março de 2012

Cabelo é um espelho do corpo humano

O cabelo é o órgão mais ativo do corpo humano e pode ajudar cientistas a desvendar segredos relacionados aos sistemas imunológico, circulatório e nervoso.
É o que garantiram cientistas reunidos nesta sexta-feira em Londres para o The Hair Affair, evento aberto ao público que discutiu a "Ciência do Cabelo" na Royal Institution da Grã-Bretanha.
Se antes o estudo dos fios de cabelo era limitado apenas à cosmética, hoje cientistas vêem os cerca de 115 mil fios que cada pessoa possui como um espelho do corpo humano.
O cabelo possui cerca de 20 tipos de células com as mais variadas funções. Além de formarem os fios, essas células estão ligadas a diversos sistemas do corpo humano - principalmente o nervoso, o circulatório e o imunológico.
Células-tronco
"Por isso, quando uma pessoa não está saudável, o cabelo logo apresenta mudanças em sua textura e forma", exemplifica Bruno A. Bernard, que trabalha como pesquisador da multinacional L´Oreal.
Bernard explica que esse mosaico de células muito bem organizado que é o cabelo vem despertando cada vez mais o interesse da ciência.
Recentemente, por exemplo, descobriu-se que no cabelo existem células-tronco, células sem uma função específica que são capazes de se transformar em outras células do organismo.
"Isso é de grande valia para os cientistas, que podem estudar facilmente o comportamento dessas células-tronco, apenas arrancando um fio de cabelo", explica o cientista.
Ruivos
Jonathon Rees estuda fios de cabelos há mais de 20 anos e sua maior especialidade é em cabelos ruivos como os da atriz Nicole Kidman.
Responsável pela descoberta do gene que dá a pigmentação vermelha ao cabelo (o MC1R), Rees tenta agora traçar a histórica genética dos ruivos.
"Estamos descobrindo algumas coisas fascinantes. Hoje, acreditamos que as pessoas ruivas são provavelmente as pertencentes à etnia mais recente da humanidade. Elas teriam surgido há cerca de 50 mil anos", conta Rees.
A teoria de Rees é que na África, onde o homem teoricamente surgiu há cerca de 3 milhões de anos, uma pessoa ruiva não poderia sobreviver por causa do sol.
"A coloração clara do cabelo e da pele só pode ter surgido recentemente, quando o ser humano tomou conta das regiões mais distantes do Equador possíveis", explica Rees.
Para os cientistas, os ruivos não teriam a menor condição de sobreviver na África porque as pessoas de pele clara produzem pouca melanina, que tem função fotoprotetora.
"O estudo da origem, da função e da fisiologia do cabelo pode ajudar mais no entendimento do ser humano como um todo", acredita o pesquisador.

9 comentários:

  1. o nome do gene não é MRSC1 ? eu sempre lembro do Pedro da peça falando Muitos Ruivos Sem Clone

    ResponderExcluir
  2. não não
    o nome é MC1R msm, significa Melanocortin 1 Receptor

    abraço
    Filipe

    ResponderExcluir
  3. Gente eu tava lendo outros posts e comentarios e me apavorei pq aqui no sul onde moro, nunca ouvi falar sobre preconceito com ruivos serio msm, as pessoas acham bonito e não feio!! Eu tmb acho bonito, lindo na verdade

    ResponderExcluir
  4. "A teoria de Rees é que na África, onde o homem teoricamente surgiu há cerca de 3 milhões de anos, uma pessoa ruiva não poderia sobreviver por causa do sol."

    Quando li isso lembrei na hora do filme Meninas Malvadas. Então o filme é uma mentira, pq a garota ruiva que veio da África, não poderia ter vindo da África, pois não poderia ter sobrevivido lá xD

    ResponderExcluir
  5. Nós ruivos com certeza não sobreviveríamos perto da linha do Equador em um passado não tão distante.

    A invenção mais importante para um ruivo, na minha opinião, foi o protetor solar!! Sem ele não poderia ter feito várias coisas sem sérios danos ( esportes aquáticos, andar a cavalo, mergulhar ou apenas ir para uma praia que não tenha uma boa sombra de árvore). Por isso, também temos menores chances de sobreviver a um naufrágio, por exemplo ( sempre penso nisso )

    Conviver com nossos amigos morenos e bronzeados é uma experiência que exige maturidade. Hehehe
    Mesmo assim gosto demais das minha madeixas vermelhas!! Vale a pena!

    Parabéns pelo blog! Vou acompanhar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente,se eu passar protetor só uma vez vez eu viro um camarãozinho :)

      Excluir
  6. Oii,lembra que eu perguntei se poderia me considerar ruiva depois de tantas mudanças?Bem a tonalidade do meu cabelo é bem parecida com a garota acima só que um pouco mais escuro,e então,eu acho que sou ruiva né ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acredito que sim. :)
      Filipe

      Excluir
    2. Brigada e parabéns pelo blog é simplesmente maravilhoso :)

      Excluir