terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"I collect gingers" - Eu coleciono ruivos


Anthea Pokroy é uma artista de cabelos de fogo, residente em Joanesburgo, África do Sul, que teve uma ideia bem legal: ela coleciona ruivos. 
O Projeto da Anthea, “Eu coleciono ruivos” (I collect gingers) começou em 2010, quando ela decidiu reunir em uma verdadeira coleção mais de 500 ruivos, com belezas de todo o mundo, e imortalizá-los através da arte da fotografia. 
A partir daí, o seu objetivo era o de explorar o "outro lado" da ruivisse e celebrar a sua beleza, a experiência dividida entre ruivos quando se encontram, incluindo a sua capacidade de falar por horas a fio sobre como é a vida de um ruivo. 
Em um contexto histórico de opressão e discriminação, “Eu coleciono ruivos” olha os ruivos como uma auto-identificada "raça", e explora a história por trás da discriminação contra aqueles que têm o cabelo naturalmente vermelho. 
Anthea fotografou parte de sua "coleção" em toda a África do Sul, mas também fotografou na Holanda durante o Redheadday 2012, onde Anthea hospedou-se numa tenda de fotografia para tirar fotografias de ruivos em grande quantidade para adicioná-los à sua coleção. 
E, dois anos e meio mais tarde do início de tudo, o trabalho de Anthea será apresentado em sua exposição de estréia solo, no Circa Gallery, em Joanesburgo, de 17 de janeiro até 2 de março de 2013. 

Todas as fotos podem ser vistas no site: www.icollectgingers.com.

Abaixo um vídeo da artista explicando o porquê coleciona ruivos. (áudio em inglês)

3 comentários:

  1. É muito interessante esse site! cabelos ruivos são lindos, principalmente meninas ruivas. Eu tenho uma amiga que tem o cabelo ruivo, e tem até algumas sardinhas no rosto, mas ela não tem a pele branca rosada, ela tem a pele "quente", chega até a ficar bronzeada, ela é carioca. A pele dele é como dessa moça http://sessao.tv.br/wp-content/uploads/2012/10/claudia-4-gr.jpg

    E o cabelo dela é exatamente também desta cor!! como isso ocorre? os ruivos brasileiros eles não são tão brancos assim, eles possuem tom de pele "morno"?

    ResponderExcluir
  2. cara, q bacana.
    estou tentando responder o seu comentário há uns 3 dias, mas não estou conseguindo.
    alguns ruivos daqui tem a pele e olhos um pouco mais escuros mesmo do que os europeus...também pudera, com esse clima tropical, solzão e uma miscegenação intensa no Brasil, só podia calhar nesse resultado :)
    peça pra sua amiga ou qualquer outro ruivo natural que conheceres entrar para o grupo do RUIVOSMANIA no facebook:
    http://www.facebook.com/groups/158631284206904/
    abraço

    Filipe

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei que os ruivos fossem seres superiores iluminados de um planeta ultra evoluído em uma galaxia muito muito distante que vieram para no meio na nossa raça pra nos deliciar com sua beleza divina e fazer-nos acreditar que a vida vale a pena. <3 :3 Eu quero um ruivo pra mim!

    ResponderExcluir