segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Egito Ruivo


Bom, voltaremos ao antigo Egito para falar de um Deus ruivo. Sim! foi isso mesmo o que vocês leram. Um deus Ruivo nesta cultura que tinha verdadeiro repúdio pelas pessoas de cabelos vermelhos, considerando como uma cor de azar, chegavam a queimar mulheres ruivas em rituais que tinham o objetivo de extinguir os cabelos avermelhados. :/

O Deus ruivo chamava-se SETH, vejam abaixo uma pequena biografia deste Deus que não costumava levar desaforo pra casa e que acabou sendo transformado em vilão por pura politicagem de guerra.

Seth é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o deus que trouxe a civilização para o Egito. Seth era também o deus da tempestade no Alto Egito. Era marido e irmão de Néftis. É descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com as próprias garras para nascer. Ele originalmente auxiliava Rá em sua eterna luta contra a serpente Apep na barca lunar, e nesse sentido Seth era originalmente visto como um deus bom.

A história do longo conflito entre Seth e Hórus é vista por alguns como uma representação de uma grande batalha entre cultos no Egito cujo culto vencedor pode ter transformado o deus do culto inimigo em deus do mal. Seth é, na verdade, a representação do supremo sacrifício em prol da justiça.

Na guerra contra Hórus foi ora derrotado, ora vitorioso, até o julgamento dos Deuses, convocado por Isis, que implorou uma trégua. Diz-se em certas lendas que deles recebeu o vale do Nilo, se tornado patrono do sul, e que Hórus recebeu o Delta do Nilo, e que os Faraós eram a união desses deuses (inclusive através da coroa Branca do Baixo Egito e da vermelha do Alto Egito, já que branco era a cor de Hórus, e vermelho a de Seth.). era representado como um homem de cabelos ruivos, ou como um homem com cabeça de um animal desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário