sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os ruivos na História


As mulheres ruivas, com suas peles claras e olhos azuis, são capazes de despertar toda a luxúria e lascívia masculina, saibam que nem sempre foi assim!

Na mitologia grega, pensava-se que as pessoas de cabelo vermelho se transformavam em vampiros depois de mortos.

Os antigos egípcios indicriminadamente prestavam homenagem a seu deus, enterrando homens com cabelos vermelhos, enquanto eles ainda estavam vivos. Os ruivos no antigo egito eram associados ao deus Seth (deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes). Somente Ramses II, faraó ruivo, foi exceção. Ainda no egito acredita-se que Cleópatra utilizava henna para avermelhar as suas tranças.

Os romanos eram grande admiradores dos cabelos vermelhos do povo celta e confeccionavam perucas ruivas, feitas com cabelos de mulheres de tribos germânicas.
Na cultura medieval, as mulheres ruivas não eram vistas com bons olhos. Acreditava-se que os cabelos afogueados eram típicos de um comportamento intempestivo e perigoso, pouco desejável numa mulher. É provável que essa concepção derive do fato de que Caim seja representado, muitas vezes, com os cabelos ruivos. Entre os povos germânicos, havia a crença de que os ruivos estavam ligados ao diabo e à bruxaria, atividade que era muito mal-vista e violentamente combatida entre esses povos, a despeito do que apregoam os manuais neo-pagãos…

Ainda na idade média muitas vezes se crussificavam ruivos, pois um grande número de pessoas pensava se tratar de lobisomens.

Na Romenia, berço do mito do vampirismo, os vampiros eram muitas vezes representados como possuidores de cabelos ruivos.

É no fim do reinado da Rainha Elizabeth que se generaliza a crença nas fadas como lindas mulheres dotadas de vastas cabeleiras ruivas…Por outro lado, em algumas representações Eva aparece como uma mulher ruiva, sendo este cabelo um signo do pecado.

Durante a era vitoriana, perpetuava-se a repúdia aos cabelos ruivos, que, no entanto, eram muito apreciados e largamente retratados por diversos artistas pré-rafaelitas e pelos seus “herdeiros”, os estetas. Nesse período se torna clássica a representação da mulher ruiva de pele clara e olhos verdes os azuis.

:)

25 comentários:

  1. Meu Deus '-'
    Não podem matar os ruivos, eu daria tudo pra ser ruivo

    ResponderExcluir
  2. "Não podem matar os ruivos, eu daria tudo pra ser ruivo"

    Se eu fosse caucasiano europeu para mim já tava de bom tamanho...

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sendo mestiço íbero(avo)celta irlandes(pai e avó)e índio kaigang(mãe)sou fisícamente 98% ruivo(exeção boca)e sardento.Como nasci assim,me sinto normal,mas em geral as pessoas(principalmente as gurias)me olham muito e isso na maioria de vezes me constrange,afinal vivo e moro em um lugar que vejo poucos ruivos,principalmente no bairro em que moro.Os únicos que tem preconceito contra mim são os feiosos.Que culpa tenho eu então,ora bolas?

    ResponderExcluir
  4. sou ruivo tenho 29 anos e posso dizer, e chato vove entrar em um coletivo e geral te reparar, não e mania as pessoas reparam sim

    ResponderExcluir
  5. Quem conhece as obras de Klimt???
    Este artista pintou lindas ruivas.
    Para quem não as conhece, segue alguns nomes das obras de Gustav Kimt:

    As três idades da mulher.

    O beijo.

    Serpentes aquáticas

    Água agitada

    Nuda veritas

    As ruivas de Klimt eram consideradas como simbolo da mulher fatal, que traziam mistérios e sedução junto aos seus lindos ruivos.
    Não somente Klimt mas varios outros artistas da época pintaram as ruivas como sendo suas deusas.

    Viu só??? fazemos parte a história de todas as formas.

    ResponderExcluir
  6. Rita, vou colocar no blog futuramente as obras desse artista.
    Obrigado
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ha pior coisa que ja me aconteceu por ser ruiva foi no colégio onde eu estudava quando estava eu no bebedouro tomando agua chega um engraçadinho enche a mão e joga na meu cabelo gritando a todos que lá estavam ela esta pegando fogo socorro bombeiros o que eu faço e lá foi o meu orgulho por ser ruiva por água abaixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rmantinha! Somos mulheres que não temos FOGO só no CABELO! MAS EM OUTRAS COISAS TAMBÉM? Sou RUIVA E ADORO SER RUIVA!

      Excluir
  8. Sou ruiva por herança escocesa dos familiares de parte de pai e de parte de mãe descendentes de celtas da Galicia na espanha , e realmente em qualquer lugar ,escola, shopping, na rua as pessoas voltam seus olhos a você me sinto muito envergonhada como disse o anonimo entrar num coletivo as atençoes se voltam para você mas com o tempo aprendi a lida com minhas madeixas cor de fogo :) amo ser ruiva :)

    ResponderExcluir
  9. ruivo
    e pronto pra revolução

    ResponderExcluir
  10. e vrdd qual e o mal de ser ruivo?
    sempre que conheco alguem novo a questão de fazer referencias ao meu cabelo xD
    eu gosto de ser ruivo, marca-se a diferença ;)VIVA O RUIVO!

    ResponderExcluir
  11. gente ser ruiva(o)é um luxo...tanto que muitas mulheres pintam o cabelo de vermelho!
    e a verdade é que os ruivos não precisam fazer nada pra chamar a atenção...ja nascemos coloridos! e viva os cabelos ruivos as sardas os olhos verdes e azuis!

    ResponderExcluir
  12. O diferente atrai, ora, quem não olharia uma mulher ruiva bonita no busão, shopping, elevador, no escritório, etc, etc (ou homem no caso das garotas)??? hahaha
    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    AnônimoFeb 21, 2010 05:44 AM
    "Não podem matar os ruivos, eu daria tudo pra ser ruivo"

    Se eu fosse caucasiano europeu para mim já tava de bom tamanho...
    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Cruzes! Quanta bobagem...

    ResponderExcluir
  13. Tenho 21 anos. e amo ser ruivo. não tenho sardas,talvez por isso não tenha tido preconceitos. na vdd só agradeço,muitas mulheres se interação por está nossa beleza natural. apesar de namorar uma mulher de cabelos escuros,ainda acho,como o maior respeito,as filhas mais belas e atraentes. quem gosto de tentar umilhar os ruivos com apelidos e brincadeiras só sente inveja por que não precisamos fazer nada para ser admirados!!!! Amor sua raça. e ame cada apelido. sempre iremos despertar o desejo das peças,tanto mulheres quanto homens. UM forte abraço a todos e todas meus,minhas,irmãos,irmãs,de espécie.

    ResponderExcluir
  14. Esse era apelido que mais dava no saco "cabelo de fogo"....mas já superei!,eu estava buscando a origem nos ruivos e encontrei esse ótimo post,obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Esse é o meu maior orgulhooo amo d+ ser ruiva e ter sardas

    ResponderExcluir
  16. O terrorismo para os ruivos provavelmente deve ter vindo por causa dos ruivos na Antiguidade. Segundo a tradição hebráica os ruivos são semitas descendentes de Esaú, que depois do fracasso no ataque do Egito durante o reinado do Faraó Molol (Ramessés I) os edomitas se espalharam pela costa do mediterrâneo, pelas cidades de Byblos, Micenas, Tiro e ilhas gregas, e fundaram a civilização fenícia, e também se aliaram a Quitim (Roma) e África (Cartago). Assim, da mesma forma que Esaú foi um grande guerreiro e matou o maior rei de sua época (Anrafel, da Babilônia), seus descendentes também eram grandes guerreiros e formaram a nobreza micênica e cretense, fenícia, romana, e mais tarde viking e celta. Por isso eram conhecidos como guerreiros muito violentos.

    ResponderExcluir
  17. Sou Ruivo, e acho que entrei para o Guiness Book de tanto apelido na vida. Ferrugem, Coloral e etc. Mais gosto muito de ser ruivo original e diferente. kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Cadê o texto?espaço está em branco.

    ResponderExcluir
  19. Cadê o texto?espaço está em branco.

    ResponderExcluir
  20. Cadê o texto?espaço está em branco.

    ResponderExcluir
  21. Ramses II tinha 95 anos, como ele poderia ter a cor do cabelo vermelho ainda? E outra qualquer pessoas pode ter o cabelo ruivo, independente da cor da pele.

    ResponderExcluir
  22. E pessoas de cabelo ruivo,pele branca e olhos claros são pessoas albinas... A tribo bathi no Paquistão ainda produz prole Europeia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir