sexta-feira, 16 de março de 2012

O que caracteriza um ruivo?

Pessoas ruivas são aquelas cujos cabelos e demais pelos no corpo possuem cor avermelhada ou alaranjada (só os cabelos ruivos já basta para definir uma pessoa como sendo ruiva). Uma pessoa se torna ruiva devido a uma mutação no gene  MC1R do cromossomo 16.  A mutação nesse gene altera a produção de dois pigmentos: A feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada, e a eumelanina, de tonalidade acastanhada ou preta - responsáveis pela coloração dos cabelos e dos pêlos, tornando-os vermelhos ou avermelhados.
A maioria dos ruivos possui sardas devido a essa mutação, que faz com que, como ‘‘efeito colateral’’, melanina se acumule em porções da pele em partes concentradas do corpo. Mas não somente pessoas ruivas podem possuir sardas, as sardas podem ser uma resposta da pele à agressão do sol - ela se pigmenta para bloquear a penetração dos raios solares. Esse gene também altera os receptores sensíveis a dor do cérebro, uma curiosidade é que pessoas ruivas precisam, em média, 20% mais anestesia que pessoas não ruivas.
Acredita-se que os portadores de cabelos vermelhos sejam de 1 a 4% do total (de 60 milhões a 240 milhões de pessoas). E é na Grã-Bretanha que eles estão mais concentrados: Na Escócia, uma em cada dez pessoas é ruiva, mas embora, em proporção, a Escócia tenha mais ruivos, em números brutos, os EUA ganham, com uma população de  6 a 18 milhões de ruivos, ou 2-6% de seus habitantes.
Geralmente, ruivos são canhotos ou possuem olhos verdes ou alguma característica de genes recessivos além dos cabelos avermelhados, já que genes recessivos costumam se manifestar em grupos (por isso a frequência de pessoas loiras com olhos claros, por exemplo).
Por se tratar de um gene recessivo, pode-se passar várias gerações, em uma família, entre um ruivo e outro.

26 comentários:

  1. Não sou canhota , mas minha mãe disse que quando era menor eu escrevia com a mão esquerda ai depois de muita insistência dela tirar o lápis da mão e por em outra eu comecei a escrever com a mão direita G_G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou loiro dos olhos verdes canhoto e meu cabelos quando pequeno eram ruivos porque será que ficou loiro acinzentado ?

      Excluir
  2. Filipi eis uma questão , você falou (já que genes recessivos costumam se manifestar em grupos (por isso a frequência de pessoas loiras com olhos claros, por exemplo) ... se é assim ruivos com olhos escuros seriam recessivos também ??? curioso sempre tive essa questão \o\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, os cabelos ruivos sempre serão recessivos, mas os olhos castanhos nao.
      Então, ruivos com olhos castanhos. Tem os genes determinantes dos cabelos recessivos, mas os que determinam a cor dos olhos nao.
      Normalmente, genes recessivos costumam se manifestar juntos, mas nada impede que nao aconteça tb :)
      Tem uma explicacaozinha melhor dessa manifestação conjunta de características recessivas em um outro post anterior a esse entitulado "por que cabelos ruivos e olhos castanhos são tão incomuns?". Dá uma olhada lá :)
      Bjs
      Filipe

      Excluir
  3. Eu tenho cabelos ruivos e olhos castanho escuro....sempre quis saber...=)

    ResponderExcluir
  4. ah, mas que graça de blog.

    descobri que meu sobrenome veio de uma grande família de... de vermelhos!
    meu sobrenome "fuks" vem de "fox", "raposa", e as pessoas desta família eram conhecidas porque pareciam estar vestidas com pele de raposa.
    meus avós são russos que fugiram no "entre guerras" e carregaram com eles o gene recessivo.
    meu único irmão não é ruivo e tem o olho azul (mas coincidentemente casou com uma ruiva num grau que eu chamo brincando de "grau leve de ruivice", também de olhos azuis).
    meu primo-irmão é mais vermelho que o fogo, e eu nasci meio ruivinha também, naquele grau mais leve, mas cheia de sardas espalhadas pelo corpo, principalmente no colo.
    foi esse meu primo-irmão que reparou: "você também é meio ruivinha, né prima?".
    uma coisa que eu percebo é que os ruivos da região da rússia (de onde minha família vem) têm os olhos como os meus: verdes por fora, e no centro, perto da pupila, alaranjados!

    coisa estranhíssima mas que de uma forma esquisita faz meio que "combinar" as duas coisas, olho e pele (pêlo) porque a gente acaba tendo um alaranjado até mesmo dentro do olho.

    coisa que acho divertida é que quando eu era pequena, mesmo sem ter essa consciência da minha porcentagem ruiva, eu me desenhava sempre na cor alaranjada.

    pode?

    adorei o blog, tô seguindo!


    ResponderExcluir
  5. Sou bem ruivinha natural, e não sou canhota e nem tenho olhos verdes ou claros, mas tenho sardas :)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

    Eu sempre quis falar com alguém que entendesse do assunto rsrsrs... Então, lá vai! =)

    Eu sou filha de um homem negro com uma mulher MUITO LOIRA...(aquele cabelo loiro-quase-branco, mesmo na idade adulta), muito branca, de cabelo mega liso, muitas sardas e de olhos verdes.. a ponto de todos pensarem que ela, nem Brasileira é!

    Tenho o cabelo bem cacheado, os traços de negro (como nariz, Boca, formato da cabeça... mas não são traços brutos)
    Só que a minha pele é muito mais branca que a pele da minha própria mãe, (porém quando eu pego sol depois de dois dias eu fico MORENA e não vermelha!) Não tenho sardas, mas tenho os olhos cor-de-mel e sou ambidestra (escrevo com as duas mãos)... Meus cabelos, até meus 14 anos, eram bem alaranjados... o povo até falava que eram pintados, pois minhas sobrancelhas e cílios sempre foram da cor castanha (porém bem ralinhos... tenho muito pouco pelo no corpo inteiro.. inclusive quase nada!!!!
    Hoje em dia meu cabelo não nasce mais laranja e sim castanho claro, mas minha cabeleireira disse que é devido a química, pois pinto meus cabelos, já que desde meus 17 anos tenho MUITO cabelo branco (isso tem alguma coisa a ver com o fato de ter cabelos laranjas?) e que também pode ser influencia do lenço que uso em minha cabeça há 3 anos (sou muçulmana, uso um véu q cobre o cabelo)
    Se eu mostrar uma foto minha quando criança pra alguém, perguntar qual a cor do meu cabelo, a pessoa dirá na hora: LARANJA!
    Mas se eu perguntar meu biotipo, as pessoas dirão tudo, menos Ruiva!
    Eu tenho duas dúvidas (só duas agora, porquê eu li seu artigo hahaha):

    a primeira é... Você disse que uma pessoa ruiva tende a ser canhota... o fato de escrever com a mão esquerda significa q a pessoa usa o lado direito do cérebro para exercer suas atividades, já a destra, usa o lado esquerdo do cérebro... sou AMBIDESTRA, ou seja, escrevo com as duas mãos, o que me faz utilizar os dois lados do cérebro pra exercer minhas atividades (mas sou canhota de perna hehe). Bem... Me corrija se eu estiver errada, mas de acordo com este raciocínio, em alguns casos, ser ruivo interfere no funcionamento do cérebro.... Então o fato de eu ser superdotada tem influencia dos meus cachinhos laranjinhas? o.O
    a segunda é... eu posso ser considerada ruiva, mesmo com as características mestiças que possuo?

    Me perdoe, caso haja algum erro de Português, mas estou morrendo de sono hahaha =)
    Salaam Alaikom, Latifah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Latifa,
      Nem todas as pessoas ruivas são canhotas. Há apenas uma tendência de as duas características recessivas virem juntas no pacote. Logo, o seu gene ruivo pode ter vindo com outros genes recessivos vários (como também poderia não ter vindo, pois trata-se apenas de uma tendência).
      Quanto a segunda pergunta, você já ouviu falar em sararás? No blog postei algumas matérias sobre isso. O que caracteriza a pessoa como sendo ruiva é apenas a cor dos cabelos, nada mais :)
      Bjs
      Filipe Paiva

      Excluir
  7. Tenho gente ruiva na família, sou bem branquinha e tenho muitas sardas e quase nunca peguei sol de verdade pra ter o tanto de sarda que eu tenho. Meu sonho era ser ruiva natural, então eu pinto. Tenho esperança de ter alteração no cromossomo 16 e ter um filho, hahaha

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Sou ruiva natural e meus olhos são castanhos bem claros e mais pro laranja tb ( quase a msm cor do cabelo) mas..minha sobrancelha é ruiva, tem alguma explicação para isso?
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! tenho uma duvida
    Eu não sou ruivo e desejo casar com uma ruiva.
    Quais são as chances dos meus futuros filhos serem ruivos?
    Pois fiquei sabendo q apenas filhos de ruivos com ruivos se tornam ruivos naturais...
    Agradeço desde já! Vlw!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu cabelo é avermelhado e minha pele não é muito branca,pois minha mãe é branca e meu pai digamos que é mulato. Porém por eu não ser branquinha todos acham que eu pinto o cabelo. Minha pergunta é, por eu ter o cabelo avermelhado, mas bem avermelhado e a pele digamos que morena pois, quando tomo sol fico bem morena, posso me considerar ruiva?

    ResponderExcluir
  13. AS RUIVAS QUE JÁ VI SÃO TODAS BEM CLARINHAS.MINHA FILHA É RUIVA,COM OLHOS CASTANHOS ESCUROS,NÃO TEM SARDAS E NÃO É BRANQUINHA COMO VEJO POR AI.A AUSÊNCIA DAS SARDAS SERÁ QUE É DEVIDO A DESCENDENCIA NEGRA?JA QUE A FAMILIA DO PAI É PREDOMINANTE NEGRA OU NAO INFUENCIA?

    ResponderExcluir
  14. Tenho os pelos do corpo e barba avermelhados, porém meu cabelo é castanho escuro.... sou considerado ruivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, vc tem o gene ruivo, meus sobrinhos tem alguns pelos da barba vermelhos

      Excluir
  15. Sou ruivo e tenho sardas mas olhos castanhos, mas de noite meu cabelo meio que fica castanho avermelhado,mas de dia fica laranja mais ainda no sol,mas sou ruivo mesmo?

    ResponderExcluir
  16. Sou uma legítima ruiva então...
    Ruiva, canhota, de olhos azuis e com sardas. Hahaha

    ResponderExcluir
  17. Eu sou loiro dos olhos verdes canhoto e meus cabelos são enrolados quando pequeno ele era ruivo porque ficou loiro acinzentado?

    ResponderExcluir
  18. Meu cabelo não é tão ruivo ele e um castanho claro , mas tenho sardas,todo pelo do meu corpo e meio avermelhado e meus pelos pubianos são ruivos???? Eu sou ruiva ou não???

    ResponderExcluir