segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As histórias que o povo inventa

Ainda falando sobre as famosas sardinhas dos ruivos, tem gente que "viaja na maionese" ao tentar explicar a origem do termo "sardento", inventando um monte de abobrinhas que de tão absurdas, chegam a ser engraçadas, parece que o ruivinho aí do lado não acreditou muito nessa lenga-lenga inventada aí embaixo. :D

O termo "sardento" originou-se como uma referência às pessoas nascidas em Sardenha, na Itália. A região tem na pesca sua principal atividade econômica - e, dentre tudo o que lá se retira do mar, destaca-se a sardinha, por isto a cidade assim foi batizada, lá pelos idos de 1322. Na região da Sardenha é comum o nascimento de italianoszinhos sardentos. Por muito tempo acreditou-se que o consumo excessivo de sardinhas na gestação pudesse estar relacionado ao fato. Entretanto, uma pesquisa científica empreendida em 1987 por Jenny Wicks submeteu 40 gestantes ao consumo exclusivo de sardinha até o parto, e o resultado foi o nascimento de apenas 2 crianças sardentas - e muita gente fedendo a peixe por meses.

2 comentários:

  1. 2 crianças sardentas?
    Então temos 50% de chance disso ser verdade! Agora terei que obrigar minha mulher a comer apenas sushi, quando engravidar (brincadeira).

    ResponderExcluir
  2. se comer só sushi é capaz de nascer um japonês kkk :P

    ResponderExcluir