sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A garotinha ruiva do Charlie Brown *_*

A garotinha ruiva é o amor de Charlie Brown e uma das personagens mais marcantes de toda a série Peanuts. Apesar disso, teve uma única aparição, no especial de TV "It's Your First Kiss, Charlie Brown", de 1977 - ainda por cima, contra a vontade de Schulz. Nesse especial, ela ganha um nome – Heather - e uma personificação. Contudo, na tira de jornal, a garotinha ruiva nunca apareceu. É apenas mencionada, vista e admirada de longe por Charlie Brown, que fica atrás de uma mureta e comenta com Linus: “Não tem nome: é a garotinha ruiva”.

As conseqüências de um amor distante, idílico e enigmático podem ser decifradas pelo leitor sem esforço. É o medo de "chegar", mais uma frustração da vasta coleção que Charlie Brown montou a partir de sentimentos ocidentais. Os sofrimentos do jovem Charlie são muito próximos dos de um certo Werther.

Para os puristas, essa aparição é apócrifa e completamente oposta ao espírito original da personagem. Afinal de contas, como nomear ou dar face ao Mistério? Porque a garotinha ruiva nada mais é do que a metáfora daquele amor idílico que perseguimos na juventude: aquele amor que jamais terá rugas ou saldo negativo no banco, que nunca pendurará calcinhas no chuveiro ou esquecerá de levantar a tampa do vaso sanitário, e que permanecerá para sempre imaculado e perfeito em nossos sonhos platônicos.




4 comentários:

  1. huhauahuahuauhauhauhuaha

    Já tive um "amigo" que se referia a mim como garotinha ruiva... brigamos e acabo nunca rolando nada.... sou amiga do irmão dele e,até hj, qd meu amigo diz que vai sair cmg ele (o "amigo") se refere a mim como a garotinha ruiva!!!!

    ResponderExcluir
  2. Puts... também tenho minha garotinha ruiva, ( na realidade varias ) muito legal as informações, não sabia do fato dela nunca ter aparecido nas tirinhas, e as ruivas me fascinam desde a infância, da garotinha ruiva de Charlie Brown até a agente Dana Scully de Arquivo-X... e continua...

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, a garotinha ruiva também apareceu num episódio de ano novo (desta vez Charlie Brown pego no sono lendo "Guerra e Paz"), na qual o seu grande amigo Lino novamente foi um "amigo da onça". Uma pena que o Schulz realmente não desejava expor esse amor platônico da maneira como foi exposto, isto porque o Charlie é o próprio Schulz. Talvez a garotinha ruiva seja um desses amores que quase todo mundo teve na vida! Ele escreveu: "Há algo engraçado sobre o amor não correspondido - acho que é porque todos podemos nos identificar com ele. Todos nós já fomos rejeitados por alguém que amamos, e é provavelmente o mais duro golpe da vida!"

    ResponderExcluir
  4. Ela também aparece no episódio "Feliz Ano Novo Charlie Brown"
    A convite do próprio Charlie Brown...

    ResponderExcluir