segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Porquê das sardas

As pessoas ruivas possuem uma mutação genética nos cromossomos que formam o par 16. Essa mutação altera a produção de dois pigmentos: a feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada, e a eumelanina, de tonalidade acastanhada ou preta . Esses pigmentos são os responsáveis pela coloração de nossos cabelos e pêlos, tornando-os mais avermelhados.
O resultado dessa mutação é o surgimento de sardas, que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. Mas mesmo quem não carrega essa herança genética pode ter sardas. Nesse caso, as pintinhas são uma resposta da pele à agressão do sol. A pele se torna pigmentada com a esperança de bloquear a penetração dos raios solares.
A bioquímica dos cabelos ruivos, anomalia conhecida como rutilismo, só foi desvendada no final do século passado, sendo que os cabelos vermelhos, não são exclusividade da espécie humana. Cabras, esquilos e orangotangos também podem ter pelos ruivos.

3 comentários:

  1. Sou ruiva natural e ñ tenho sardas nunca tive tenho pintas pelo corpo muitas por sinal mas no rosto nunca tive ... Isso por desde de pequena minha mae cuidava muito disso eu sou quase transparente de tão branca , desde de pequena usava protetor solar 100 no rosto minha mae fez com q se tornasse uma rotina e hoje 16 anos depois eu continuo com o mesmo habito rosto e corpo e ñ tenho nenhuma manchinha e muito menos sardas mas no corpo elas sao inevitaveis principalmente nos braços uahsuahushauhs
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, não sou ruiva, porém tenho sardas no rosto, mesmo tendo cabelos negros. Minha pele é branquinha com pintinhas amarronzadas. Mas isso é de nascença. Mas mesmo assim é um fato estranho...

    ResponderExcluir