sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Origem dos Ruivinhos :)



Apesar da lenda de que as ruivas são o resultado do cruzamento de loiros e morenos, a cor do cabelo é determinada por fatores mais sutis, genéticos.

Assim como a cor da pele, a cor do cabelo vem do pigmento melanina e, em particular, de dois tipos de melanina: eumelanina (a forma mais comum), que pode ser marrom ou preta, e feomelanina, que pode ser vermelha ou amarela.

A cor da pele e do cabelo é o resultado da mistura dos dois tipos de melanina. Pessoas brancas produzem menos melanina que pessoas morenas. O cabelo preto é composto quase que unicamente de eumelanina, enquanto o cabelo ruivo possui quaswe 100% de feomelanina.

A melanina atua como um filtro solar, prevenindo os danos causados pelos raios ultravioletas. É pouco provável que esse pigmento tenha surgido como proteção ao câncer de pele, mas pode ter sido decisivo na evolução como agente retaliador de queimaduras, infecções e perda de fluidos.

O gene responsável pela produção da melanina é o receptor melanocortina 1 (MC1R), descoberto por uma equipe de dermatologistas da Universidade de Edimburgo (Escócia) liderada pelo Prof. Jonathan Rees.

Se alguém possui uma das cinco variedades que esse gene apresenta, e herda essa variedade de ambos pai e mãe, essa pessoa será ruiva. Se herda apenas do pai ou da mãe, ela tem uma chance de ser ruiva. O que surpreendeu os cientistas foi o tempo que levou para que surgiseem as primeiras pessoas ruivas.

Segundo o Prof. Rees, não se sabe ao certo quando os ruivos surgiram, mas provavelmente foi entre 20000 e 40000 anos antes de Cristo.

O gene do cabelo vermelho é muito raro nas pessoas de ascendência africana, portanto para que os ruivos surgissem foi necessário que os primeiros homens (que surgiram na África) tivessem migrado para a Europa, o que aconteceu há cerca de 100 mil anos atrás.

A explicação mais provável é de que possuir cabelo vermelho e pele branca era uma vantagem na época, pois assim as pessoas produziriam vitamina D na pele e teriam menos chance de ficarem doentes no inverno.

Entretanto, a equipe do Prof. Rees encontrou poucas evidências de que a pele branca e o cabelo ruivo fossem realmente uma vantagem na evolução genética humana fora da África.

A pista disso veio da análise de condons - seqüências de DNA e RNA que fornecem a “receita” dos 20 tipos de aminoácidos que compõe as proteínas. As seqüências consistem em três pares de DNA - as letras do código genético. Duas dessas letras são cruciais para a construção dos aminoácidos. Mas mudanças no terceiro par não fazem muita diferença no resultado final.

Estudando as mudanças provocadas pelo terceiro par, comparadas às mudanças provocadas pelos dois primeiros pares, a equipe do Prof. Rees descobriu quais características genéticas são resultado da seleção natural e quais são meros frutos do acaso. Foi o que aconteceu com o gene do cabelo ruivo. Não há evidência de seleção natural.

Curiosamente, o cabelo ruivo não é encontrado apenas em pessoas de pele branca. Na Jamaica, existem famílias com pele bem morena e cabelo vermelho brilhante. O gene do cabelo ruivo foi trazido da Europa pelos marinheiros que aportaram na ilha na época do descobrimento da América e que tiveram filhos com os nativos.

A conclusão dos pesquisadores de Edimburgo derrubou a teoria prévia sobre a origem dos ruivos. Acreditava-se que o gene dos ruivos tinham surgido há cerca de 100 mil anos atrás, com origem no Homem de Neanderthal. Segundo essa teoria, os ruivos teriam surgido antes que o homem tivesse migrado para a Europa.

27 comentários:

  1. Oi, isso é interessante pois eu sou morena clara, meu marido é moreno "jambo" (moreno de pele escura, mas não é negro) e minha filha nasceu ruiva! É possível isso? Queria te enviar uma foto da minha filha pq realmente não sei se ela é ruiva de verdade, pois é morena clara, mas tem os cabelos laranjas! Na minha família existem ruivos, mas não sabemos de ruivos na família do meu marido. Sei que tem loiros na família dele, mas também tem negros. E embora a cor da pele de meu marido seja escura, suas feições não são tipicamente negras, ao contrário, ele tem o nariz arrebitado. Como faço para enviar uma foto? Não há um email para que eu possa mandar?

    ResponderExcluir
  2. Oi, claro que é possível.
    sua filha é sarará (denominação aos ruivos de pele escura).
    o que define os ruivos é a cor dos cabelos (vermelho, laranja e tons afins), nada importando a cor da pele, sardas...
    Vou colocar 2 posts aqui que tem a ver com o assunto:
    http://ruivosmania.blogspot.com/2010/10/ruivos-mesticos-saiba-o-que-e-sarara.html
    e
    http://ruivosmania.blogspot.com/2010/03/curiosidades-ruivas.html

    bjs
    Filipe

    ResponderExcluir
  3. Adorei os posts indicados.
    Mas minha filha não tem o cabelo crespo, e sim liso, porque tanto eu quanto meu marido temos o cabelo liso. Mesmo assim ela é ruiva sarará?? Que nome estranho! sempre achei que essa denominação se dava aos negros de cabelos loiros. Vivendo e aprendendo!kkk

    ResponderExcluir
  4. Só para dar maiores informações minha família é de descendentes de portugueses (parte de pai) e de espanhóis, alemães e índios (parte de mãe) e a família do meu marido é quase toda parda, embora tenham negros e loiros também.
    Nós dois temos o cabelo liso (o meu castanho e o dele preto) e feições brancas, e já temos uma filha mais velha que é da minha cor (morena clara) e de cabelos lisos e castanhos. Jamais eu esperaria ter uma bebezinha ruiva linda! Ela também é da minha cor (morena clara), mas não é branca, é parda clara (se é que isso existe...kkk), com cabelos lisos e RUIVOS!!! Então, ela é sarará, é ruiva ou morena-ruiva? kkk
    será que o cabelo dela vai, com o tempo, simplesmente escurecer e se tornar castanho???

    ResponderExcluir
  5. Deve ser linda a sua bb msm *__*

    Bjs
    Filipe

    ResponderExcluir
  6. se a mae e o pai da pessoa forem ruivos todos os filhos são ruivos ou ñ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o gene ruivo é recessivo ele nao necessariamente é repassado para todosnos descendentes

      Excluir
  7. aproximadamente quantas pessoas no mundo são ruivas?conte comigo pois eu tambem sou uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproximadamente 3-4% da população mundial é ruiva. :)
      Bjs
      Filipe

      Excluir
  8. oi olhas os meus pais são ruivos eu nasci ruiva mais a minha irma mais velha nasceu com os cabelos pretos e a do meio loira tem algum problema nisso?

    ResponderExcluir
  9. Oi, ó se fores msm ruiva natural, entre pro grupo no facebook, o link está ali no canto direito

    ResponderExcluir
  10. adorei este site é muito legal saber de onde eu e os outros ruivos viemos responda...

    ResponderExcluir
  11. se vc souber responda!
    quantas pessoas no mundo tem cabelos ruivos,loiros,pretos e castanhos?
    adorei o site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Actualmente acredita-se que de 2-4% da população mundial seja ruiva. :)
      Abraço
      Filipe

      Excluir
  12. eu acho que a cor mais bonita de se ter é o ruivo adoro os ruivos e suas sardas também...

    ResponderExcluir
  13. todas as pessoas que são ruivas tem sardas tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao.
      Pesquise no blog e verá que tem outros posts específicos sobre ruivos sem sardas. :)
      Filipe

      Excluir
  14. quem tem cabelos ruivos tem sombrancelhas e cilios ruivos tambem?e os loiros tem loiro?e os morenos tem preto,e quem tem cabelo castanho tambem tem castanho??

    ResponderExcluir
  15. Nao necessariamente. Tem muita gente ruiva que tem sobrancelhas, cilios e barba de outras cores, nao ruivos. Mas isso nao importa pq o que define o indivíduo ruivo é apenas a cor dos cabelos. :)
    Abraços
    Filipe

    ResponderExcluir
  16. sou ruiva e sobrancelha,cilios são pretos mas o cabelo é ruivo intenso,meus filhos são todo de cabelo preto.

    ResponderExcluir
  17. Nasci ruiva, de cabelos muito vermelho, mas o engraçado que hj com 41 anos ele é castanho com tons avermelhados, segundo minha mãe herança da minha avó, e o mais estranho é que aconteceu a mesma coisa com ela. O que acontece. (Meu cabelo mudou, principalmente depois da gravidez).

    ResponderExcluir
  18. muito legal, seu post. Estou em busca de imagens de pessoas negras ruivas naturais, e fiquei com muita vontade de ver fotos desses jamaicanos ruivos! abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá Filipe, boa tarde, minha avó paterna era alemã, e meu avô materno italiano, somos 7 filhos todos bem claros e nascidoa de cabelos claros,quase brancos,menos eu, q sai com o cabelo castanho avermelhado,meus olhos eram azuis e depois mudaram para um tom de mel. Será q posso ser ruiva????

    ResponderExcluir
  20. Que artigo incrível! Já fui pesquisar e salvar a pesquisa, para me aprofundar depois. Grato pelas informações!

    ResponderExcluir