quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais sobre o DIA DOS RUIVOS :D

"Redheadday" (dia dos ruivos) é o nome de um festival de verão holandês que ocorre a cada primeiro fim de semana de setembro, na cidade de Breda, na Holanda. Os dois dias de festival é um encontro de pessoas com cabelo vermelho natural, mas também está focada na arte relacionada com a cor vermelha. Atividades durante o festival são palestras, workshops e demonstrações que são destinadas especificamente às pessoas ruivas. O festival atrai a participação de 20 países e é livre, devido ao patrocínio do governo local.
FESTIVAL 2005 - O festival começou em 2005 como uma idéia do pintor holandês Bart Rouwenhorst na pequena cidade holandesa Asten. Neste primeiro ano, o foco foi sobre as mulheres de cabelos vermelhos, onde todos se ofereceram para posar para pinturas. Nos eventos em anos posteriores, o objetivo para os participantes foi ampliado para uma audiência geral de pessoas com cabelos vermelhos. A primeira reunião atraiu 150 ruivas naturais. A maioria das pessoas usavam roupas verdes à pedido. Ao mesmo tempo, o evento completo foi publicado nos jornais locais de Asten como um concurso local de abóboras. No entanto, a imprensa nacional holandesa fez a manchete do evento. O prefeito de Asten comentou mais tarde que o evento levou à primeira-página a cidade de Asten na imprensa nacional.
FESTIVAL 2007 - O segundo evento foi organizado em 2007, em Breda, Holanda, em torno da igreja matriz de Breda. Em 2 de setembro de 2007, 800 ruivos foiram para a cidade. O código do vestido era BRANCO. O festival foi aberto pelo prefeito de Breda, revelando um quadro de 50 ruivos. O cartaz do festival continha uma foto de uma modelo ruiva (Milanne) em um vestido de noiva.
FESTIVAL 2008 - Em 7 de Setembro de 2008, cerca de 1.500 a 2.000 ruivas de 15 países foram a Breda para comemorar o terceiro "redheadday". A programação consistiu em 42 atividades, incluindo exposições de 40 artistas. O código do vestido era PRETO. Pela primeira vez a programação foi multi-lingual e contou com a cobertura da imprensa mundial. Artigos foram publicados em jornais da Noruega à Hong Kong e Chile. Em 2008, alguns calendários holandeses começaram a observar o primeiro domingo de setembro como o "redheadday" oficial, um dia em homenagem ruivos. É um complemento do Dia das Mães e Dia dos Pais, as celebrações homenageando os pais.
FESTIVAL 2009 - o evento de 2009 acoonteceu no dia 5, sábado, e domingo, 6 de setembro. O local foi novamente a cidade de Breda. No sábado, o foco era sobre os visitantes do exterior. No domingo, aconteceu o evento principal, com a tradicional foto do grupo no principal parque da cidade de Breda. Haviam cerca de 100 atividades, que vão desde grandes sessões de fotos artísticas de artistas à realização de workshops com crianças, e palestras sobre os diferentes aspectos do cabelo vermelho.
FESTIVAL 2010 E SEGUINTES - Próximos eventos estão previstos para ocorrer em Breda, sempre no primeiro final de semana de setembro. As datas são: 4 e 5 de Setembro de 2010, 3 e 4 de Setembro de 2011, 1 e 2 de Setembro de 2012. O número esperado de visitantes, não foram definidos pela organização. Contudo, até agora, o número de visitantes aumenta mais que o dobro a cada evento, mesmo durante a edição 2008, quando ocorria o período das chuvas.

6 comentários:

  1. Tenho ctz q descobriram que ruivos ficam bem de verde na Irlanda!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu quero ir alguem me convida.

    ResponderExcluir
  3. MUITO massa!

    Isso devia ter no Brasil!
    hehe

    ResponderExcluir
  4. Deviam fazer um festival desse mas era em Lisboa...... :) Eu tambem sou ruiva natural, mas portuguesa!!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  5. q legal Sara, uma ruiva portuguesa :D

    bjss
    filipe

    ResponderExcluir